sexta-feira, 30 de março de 2007

CURTAS & BOAS


O Prefeito de Aiquara-BA, Jutahy Souza Cosme (Jota) esteve em Salvador com o Dep. Federal Daniel Almeida (PCdoB-BA) e o convidou para visitar a cidade. Segundo informações do próprio Prefeito, ele criará o Diretório do PCdoB em Aiquara-BA e nas cidades da região.
*******************************
O Bel. FLÁVIO DIAS NETO, Delegado de Polícia, foi exonerado na última quarta (28) pelo Vice-Governador, Edmundo Silva, no exercício do Cargo de Governador do Estado da Bahia. No diário oficial desta sexta (30), o Bel. JOAQUIM JOSÉ PEREIRA DE SOUZA, Delegado de Polícia, foi nomeado Coordenador Regional, para a 9ª COORPIN/DEPIN em Jequié-BA.
******************************
Renan da Guarda é o novo Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de Jequié-BA.
******************************
O Diário Oficial de hoje (30/03) publica também, que foi nomeda a Belª KÁTIA MARIA PEREIRA BRASIL, Delegada de Polícia, Classe 1, cadastro nº 20.279.595-4, ocupante do cargo de Delegado Titular I, símbolo DAS-3, para ter exercício na sede do DCCV, com objetivo de desenvolver ações visando à implantação da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher no município de Jequié-BA.
******************************
Jefferson Andrade da Silva
é o novo Gerente Regional Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. - EBDA. A solenidade de posse aconteceu no último dia 25/03.
******************************
O Partido da Frente Liberal (PFL) passaou a se chamar Partido Democrata (DEM) desde a última quarta-feira (28).

Secretaria de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente de Jequié-BA realiza I Seminário sobre Poluição Sonora

Tendo como tema Escute bem, Escute baixo, aconteceu na última quinta-feira (29), no auditório da Secretaria Municipal de Educação o I Seminário Sobre Poluição Sonora. O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal de Jequié, através da Secretaria de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, e diversos parceiros como o 19º Batalhão, a 9ª CORPIN, a Guarda Municipal e o Ministério Público, entre outros.

O objetivo do seminário é discutir e propor medidas de prevenção e controle da poluição sonora. Na oportunidade serão discutidos temas como, Métodos de Controle e Legislação, Saúde Pública e Ações de Fiscalização entre outros. Essa iniciativa é parte da Campanha contra a Poluição Sonora, realizada pela Secretaria de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente.

Fonte: ASCOM/Prefeitura Municipal de Jequié-BA

20 anos da Pastoral da Criança na Diocese de Jequié-BA

A fundadora e Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança, Drª Zilda Arns esteve em Jequié, nos dias 25 e 26, participando das comemorações dos 20 anos de criação da Pastoral da Criança em Jequié.

A Dra. Zilda Arns participou da programação no Colégio Social e na manhã de segunda-feira, de um encontro com prefeitos da região, secretários municipais e líderes comunitários, no Centro de Cultura Antônio Carlos Magalhães.

Na ocasião, foram discutidos diversos assuntos ligados á assistência a saúde da criança e da mulher, principalmente sobre a implantação em Jequié, do Comitê de Mortalidade Materna e Infantil, que terá como atribuição acompanhar e investigar as mortalidades ocorridas no município. O prefeito Reinaldo Pinheiro que esteve em Salvador participando de encontro na Superintendência de Desenvolvimento Urbano - SEDUR, foi representado no encontro pela vice-prefeita Rita Rodrigues.
Fonte: ASCOM/Prefeitura Municipal de Jequié-BA

Câmara do Comércio Brasil-Nordeste / República Democrática do Congo tem sede em Jequié-BA

Em solenidade presidida pela Vice-prefeita Rita Rodrigues, na ocasião representando o Prefeito Reinaldo Pinheiro, foi instalada em Jequié a Câmara do Comércio e Indústria Brasil / Nordeste / República Democrática do Congo. A solenidade ocorreu na Câmara de Vereadores, no último dia 26, e contou com a presença de diversas autoridades políticas e empresários do município, além de autoridades do Congo, como o Ministro Plenipotenciário e encarregado dos negócios Brasil / Congo, Drº Baudoim Mayola Ma Lulendo e os Ministros Conselheiros Dr. Louis Mumbala e a Dra. Ginha Biselenge. Por determinação do prefeito Reinaldo Pinheiro, a prefeitura disponibilizou para a comitiva visitante, todo o apoio logístico necessário para a sua permanência na cidade até o seu retorno a Brasília.

Na ocasião, a Presidente da Câmara de Comércio, Professora Mwewa Lumbwe, destacou o apoio do poder executivo municipal, desde o início do projeto.

A Câmara do Comércio e Indústria Brasil / Nordeste / República Democrática do Congo, tem por finalidade estreitar as relações entre os dois países através da promoção do intercâmbio em diversas áreas: comercial, técnico – Científico e cultural.

Fonte: ASCOM/Prefeitura Municipal de Jequié-BA

Secretaria Municipal de Saúde de Jequié-BA promove conferência sobre Desafios da Saúde Coletiva no Século XXI

A Prefeitura Municipal de Jequié-BA, através da Secretaria Municipal de Saúde, estará promovendo na próxima sexta-feira (30) a partir das 20h, no auditório do IERP, a conferência Desafios da Saúde Coletiva no Século XXI. O Objetivo da conferência é promover um novo olhar sobre a saúde coletiva entre os profissionais e acadêmicos da área de saúde, tornando-os agentes transformadores de seu contexto social.

A conferência terá palestra ministrada pelo Profº Jairnilson Paim, que na oportunidade também estará lançando o livro Desafios da Saúde Coletiva no Séc XXI. Jairnilson Paim é médico, professor titular em política da saúde, da UFBA, Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual de Feira de Santana, Pesquisador do CNPq e autor de diversos livros na área da saúde.

Fonte: ASCOM/Prefeitura Municipal de Jequié-BA

quarta-feira, 28 de março de 2007

Continuam as exonerações na Prefeitura Municipal de Jequié-BA

lSegundo informações, o Prefeito Reinaldo Pinheiro exonerou mais pessoas ligadas ao ex-Prefeito e Deputado Federal Roberto Britto. Os exonerados são: Pastor Bebé, Roseli Cardoso e Simone. Nos informaram ainda que a qualquer momento novas exonerações surgirão.

terça-feira, 27 de março de 2007

Associação de Moradores do Barro Preto empossa novos Diretores

A Associação de Moradores do Barro Preto em Assembléia Geral Extraordinária com seus Moradores, empossou ontém (26) em sua sede provisória situada na Rua Duque de Caxias, s/n (Creche Senhor do Bomfim) dois novos Diretores. Foram empossados, Danilo Azevedo, membro da Comunidade Senhor do Bomfim, que assumiu a Diretoria Social e Cultural, substituindo Irmâ Sara Maidana, que voltou a sua terra natal e Manoela de Jesus, Agente Comunitária de Saúde, que assumiu a Diretoria de Saúde, substituindo Silvana Barreto de Souza, que pediu demissão, pois, segundo a mesma, não estava dando para conciliar sua função na Associação com sua funções pessoais.

Comunista é nomeado para Secretaria Nacional de Juventude

O atual secretário nacional de Juventude, Beto Cury, foi confirmado hoje no cargo pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro Luiz Dulci, da Secretaria-Geral da Presidência da República, à qual está vinculada a Secretaria Nacional de Juventude. A continuidade de Beto Cury na função foi uma reivindicação de grande parte das entidades e movimentos de jovens em todo o país. A novidade na equipe da Secretaria é a nomeação de Danilo Moreira, militante do movimento juvenil do PCdoB, para a função de secretário-adjunto.
.
Danilo Moreira, que já era secretário-executivo do Conselho Nacional de Juventude e membro da equipe da Secretaria, foi alçado à condição de adjunto de Beto Cury em reconhecimento ao seu excelente trabalho e à representatividade do PCdoB nas organizações de juventude. Danilo substituirá na Secretaria-Adjunta a antropóloga Regina Novaes, uma das principais estudiosas das questões da juventude no país. Ela deixa o cargo por razões familiares, mas continuará prestando assessoria técnica ao governo no setor.

A decisão de indicar Danilo Moreira para a Secretaria-Adjunta foi tomada pelo ministro Luiz Dulci, pelo secretário Beto Cury e pela própria Regina Novaes, em reunião com o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, e os dirigentes Ronald Freitas e Ricardo Abreu.

Um dos principais avanços da Secretaria foi a inovação na concepção de política pública, considerando os jovens como sujeitos de direitos. Os programas de juventude realizados por diferentes ministérios e articulados pela Secretaria beneficiam atualmente mais de 700 mil jovens em todo o país com um investimento de R$ 1 bilhão. Entre os desafios da próxima gestão, além de ampliar os investimentos, está uma maior integração dos programas de juventude, a criação de uma rede de gestores estaduais e municipais na área e a realização de conferências de juventude em âmbito federal, estadual e municipal.

Perfil
Danilo Moreira atuou no movimento estudantil no estado da Bahia vindo a integrar a executiva nacional da União Nacional dos Estudantes em 1.999, posto que permaneceu até 2003. Na UNE organizanizou inúmeras manifestações pelo Fora FHC. Foi membro da direção nacional da União da Juventude Socialista (UJS). Integrava anteriormente a equipe do ministério dos esportes.
.
Fonte: ASCOM / Partido Comunista do Brasil - PCdoB

Semana da República Democrática do Congo em Jequié-BA


CÂMARA DE COMÉRCIO E INDÚSTRIA BRASIL -NORDESTE /REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO
.
SEMANA DA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO EM JEQUIÉ - BA

PROGRAMAÇÃO
Data - Horário - Atividade e Local

25/03/2007 (Domingo) - Entre 17:00 e 18:00 horas - Previsão de chegada do Exmo Ministro Plenipotenciário e Encarregado dos Negócios da Embaixada da RDC, Baudouin Mayola ma Lulendo. Esta autoridade máxima da Embaixada da República Democrática do Congo em Brasília será acompanhada do Ministro Conselheiro Encarregado da Cooperação Internacional, Exmo. Sr LOUIS MUMBALA e da 2ª Conselheira de Embaixada Exma. Sra. GHINA BISELENGE. Por razões de segurança, não podemos divulgar o nome do hotel.

26/03/2007 (Segunda) - 8:00 horas - Audiência com o Prefeito Municipal de Jequié, Prof. Reinaldo Pinheiro e os secretários municipais. Prefeitura Municipal de Jequié/Ba.
.
26/03/2007 (Segunda) - 9:00 horas - Comitiva assiste à Palestra da Drª Zilda Arns em comemoração aos 20 anos da Pastoral da Criança na Diocese de Jequié. Centro de Cultura Antônio Carlos Magalhães.

26/03/2007 (Segunda) - 19:00 horas - Entrevista coletiva à imprensa loco-regional concedida pelo Exmo Ministro Plenipotenciário e Encarregado dos Negócios da Embaixada da RDC, Baudouin Mayola ma Lulendo e pela Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil – Nordeste / República Democrática do Congo, Mwewa Lumbwe. Câmara Municipal de Vereadores de Jequié/Ba.

26/03/2007 (Segunda) - 20:00 horas - Lançamento oficial da Câmara de Comércio e Indústria Brasil – Nordeste / República Democrática do Congo. Câmara Municipal de Vereadores de Jequié/Ba.

27 a 30/03/2007 (Terça a Sexta) - Das 8:30 às 12:00 horas - O Exmo Ministro Plenipotenciário e Encarregado dos Negócios da Embaixada da RDC, Baudouin Mayola ma Lulendo estará atendendo autoridades, empresários e a comunidade em geral. Na oportunidade, serão assinados acordos propostos no Protocolo de Cooperação Técnica entre a RDC e o Município de Jequié – BA. Secretaria Municipal de desenvolvimento Econômico.

28/03/2007 (quarta) - Das 8:30 às 12:00 horas - Visita a algumas Escolas Municipais. Jequié/Ba.
.
28/03/2007 (quarta) - 19:30 horas - Reunião com a classe empresarial de Jequié e Região. Rotary Club Jequié – Norte.

30/03/2007 (Sexta)- 20:00 horas - Apresentação dos campos de investimentos na República Democrática do Congo e lançamento do jogo “Tatuzinho Comilão” criação do Prof. Dr. Múleka – Dítoka wa Kalenga, congolês que reside em Jequié/BA. Apresentação do Balé da UESB/ Jequié. Centro de Cultura Antônio Carlos Magalhães.

31/03/2007 (segunda) - Horário a definir - Retorno do Exmo Ministro Plenipotenciário e Encarregado dos Negócios da Embaixada da RDC, Baudouin Mayola ma Lulendo à Brasília. Jequié – Brasília.
.
Fonte: Wellington Gonçalves Nery
Assessor de Imprensa
Jornalista DRT/BA 1958

João Leonardo, diretor da 95 FM, fala sobre as mudanças estruturais e os novos projetos da rádio

O diretor da 95 FM, João Leonardo, sede entrevista ao site Jequié Noticias (JN) falando sobre as mudanças estruturais e os novos projetos da rádio. Veja na íntegra a entrevista.

JN: A 95 FM mudará de sede, o que terá de novo nas novas instalações?
.
João Leonardo: A 95 FM é uma emissora em pleno desenvolvimento. É importante dizer que a nossa emissora não está apenas mudando de sede, junto a esta mudança estamos profissionalizando o serviço de radiodifusão em nossa cidade. Passaremos a partir da nova sede, que é composta de um auditório exclusivo na Bahia, a dar enfoque aos projetos interativos e educativos, com o intuito de manter sempre a proximidade do nosso público alvo.Estaremos implantando através do nosso novo site, que já é o 7º mais acessado da Bahia (entre os sites de rádio), o sistema digital no qual os internautas poderão ouvir e assistir a nossa emissora, além de ter uma visão panorâmica de nossa cidade, já que estamos colocando junto a nossa torre, no edifício Multicenter, duas câmaras digitais que darão visão da parte central do nosso município.Sabemos que estamos próximo da televisão digital, na qual todos poderão acessar a Internet apenas por um controle remoto. Isso nos abrirá um novo nicho de mercado, poderemos nos transformar em uma rede de televisão local e regional. Além dessas mudanças teremos um novo comportamento de mercado, onde será levada em conta a qualidade no atendimento aos clientes e ouvintes.
.
JN: Existirá alteração na programação de vocês?
.
João Leonardo: Quando resolvemos falar, UMA NOVA RÁDIO – UMA NOVA ONDA, não poderíamos deixar de fazer alteração em nossa programação. A 95 FM há muito tempo trabalha com pesquisa anual para nortear a nossa Coordenação em termo de tendência e gosto musical. Não tocamos musicas simplesmente por que os locutores gostam ou acham que estão na moda. Passamos a nos informar através de pesquisas o que a maioria das pessoas querem ouvir. Nesse caso específico temos que ressaltar o nome do radialista e jornalista Wilson Novaes Jr., que com essa iniciativa sempre deixou nossos concorrentes copiando a nossa programação.
.
JN: Observamos que a música brasileira mudou muito nos últimos anos, principalmente no que tange à sua mensagem, sendo diversas vezes motivo de fortes críticas por apreciadores e renomados integrantes do meio artístico. Mesmo sabendo que é preciso tocar o que o povo pede e gosta, não acha que a rádio pode ser um agente modificador, uma mensageira para novos hábitos musicais?
.
João Leonardo: Com certeza podemos sim ser um dos agentes modificadores dessa realidade que vivemos, só não podemos deixar de lembrar que as redes de televisão são as grandes produtoras musicais existentes no país. As gravadoras pagam uma fortuna para ter as músicas dos seus artistas sendo executadas nos programas televisivos. Para se ter idéia, os temas de novela e o que vemos tocar em programas como Faustão, Sabadaço, Domingo Legal e etc, são as preferências das mais pedidas nas rádios. Muitas vezes encaramos essa polêmica com preocupação. Estamos a cada dia, em nossas pesquisas, percebendo a mudança repentina no gosto musical. E como agente formador de opinião procuramos sempre dar a nossa parcela de contribuição, mantendo programas musicais como Almoçando com Música, Paradão Sertanejo, Seleção de Ouro e outros que venham garantir, preservar e manter um público de gosto musical diferenciado da realidade atual.
.
Fonte: Jequié Notícias (www.jequienoticias.com.br)

Padre proíbe casamento de deficientes no Rio de Janeiro

A psicóloga Eda Lúcia Damásio de Araújo, de 63 anos, entra hoje com representação no Ministério Público Estadual do Rio contra o padre João Pedro Stawicki, que se recusou a realizar o casamento do seu filho, Pablo Damásio de Araújo, de 33 anos, com Cláudia Araújo Vianna, de 32. Pablo tem paralisia cerebral e Cláudia, déficit de aprendizado. "A deficiência do Pablo é motora, apenas. E a de Cláudia não é genética. E mesmo que meu neto fosse deficiente, seria muito bem-vindo", afirmou Eda.

Pablo e Cláudia moravam juntos havia dois anos, quando decidiram casar-se no religioso. Eles procuraram a Paróquia de São Sebastião de Itaipu, na Região Oceânica de Niterói, Grande Rio, fizeram curso de noivos e marcaram a cerimônia para 9 de dezembro de 2006. Um mês antes, quando Pablo esteve na igreja para pagar a taxa de R$ 170, foi surpreendido com a informação de que o padre não faria a cerimônia. "O padre simplesmente devolveu a documentação e alegou que a moça era evangélica. Na verdade, na entrevista preliminar, a Cláudia contou que, quando criança, freqüentou cultos com uma tia. Mas nunca foi evangélica", contou a psicóloga.

A psicóloga enviou uma carta à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Recebeu um pedido de desculpas e foi orientada a procurar a Arquidiocese de Niterói. Enviou duas cartas ao arcebispo d. Alano Maria. Nunca obteve respostas. Decidiu, então, processar o padre. "É uma questão educativa. Não quero que isso se repita com outras pessoas", afirmou Eda. D. Alano não quis se pronunciar sobre o caso. A Assessoria de Imprensa da arquidiocese informou que "dificilmente" a decisão de Stawicki será revista. O casal acabou realizando uma cerimônia na sede da Andef na data prevista. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
......................
Fonte: Agência Estado

Artístas de Jequié-BA fazem manifestação

Os artistas de Jequié-BA farão hoje (27), às 15h, em frente à Prefeitura Municipal de Jequié-BA uma manifestação artistica . Essa manifestação foi planejada pelo Conselho Municipal de Cultura, que está insatisfeito com a atual administração por não ter Políticas Públicas Culturais. A categoria cobra mais atenção do executivo, na liberação de projetos, maior investimento e valorização do artista local.

Radialista Ari Moura é repudiado pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Nordeste \ República Democrática do Congo

Nota de Indignação

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Nordeste\República Democrática do Congo em nome da Embaixada República do Democrática do Congo Denuncia as notícias falsas plantadas pelo Radialista Ari Moura da Rádio 95 FM, segundo as quais, não haveria o lançamento da Câmara de Comércio Brasil / Nordeste / República Democrática do Congo prevista para hoje a partir das 20 horas na Câmara de Vereadores. Essas falsas notícias são de natureza a prejudicar a cooperação entre a RD Congo e a República Federativa do Brasil. A Câmara de Comércio aproveita desta oportunidade para manifestar sua indignação sobre as inverdades criadas por um comunicólogo, até agora, prestigiado e respeitado na comunidade de jequié.
Feito em Jequié

Mwewa Lumbwe
Presidente da Câmara de Comercio e Indústria Brasil / Nordeste / RD Congo

segunda-feira, 26 de março de 2007

Jovem é encontrado espancado e jogado no lixão

Maicon de Oliveira, 21 anos, desaparecido a 12 dias, foi encontrado neste fim de semana pela polícia. O mesmo foi encontrado vivo e com marcas de espancamento, jogado no lixão no Estado de Minas Gerais, inconsciente. O sumiço de Maicon causou muito transtorno à sua família, que sem notícias do paradeiro, se desesperava na falta de esperança em encontrá-lo com vida.

Maicon, segundo informações, teria se envolvido com uma mulher casada, o que poderia ser o motivo de seu envolvimento. A Polícia investiga a participação da sua suposta namorada e, também, de seu parceiro.
..............................................................
Fonte: Blog do Marcos Oliver (www.marcosoliver.com.br)

Ministro francês afirma que Brasil é "predador agrícola"

Dominique Bussereau, ministro da Agricultura da França, afirmou que o “Brasil é um verdadeiro predador agrícola”. Irredutível, ele confirmou que o seu país deverá manter o posicionamento de não aceitar novas reduções nas tarifas de importação de produtos agrícolas.
Mais além, ele prometeu pressionar o comissário europeu para o comércio, Peter Mandelson, para que não proponha outras concessões aos países emergentes. A revolta do ministro se deve ao fato de que potências agroindustriais, a exemplo de Brasil, Argentina, Nova Zelândia e Austrália, não oferecer acessos aos mercados internos, apesar de que, por outro lado, colocarem seus produtos na Europa.
"Esses países querem que a Europa reduza suas tarifas de importação sem dar a menor contrapartida para que nós entremos em seus mercados", disse o ministro, classificando esses países de "verdadeiros predadores".
"É por este motivo que a França e a Europa são inflexíveis nas negociações da OMC. Nós temos um sistema de regras e não queremos acabar com nossas fronteiras para destruir uma parte de nossa agricultura". O ministro também disse que, caso a Europa permita a entrada de carne bovina brasileira, "será a destruição completa da produção francesa".

“Será terrível também para os consumidores europeus, já que a carne bovina brasileira não teria nenhuma garantia de rastreamento de todo o processo produtivo nem sanitário”. O ministro afirmou que a França conta com importantes aliados nessa “cruzada de negociações”, entre os possíveis se destacam Japão e Suíça, além da “maioria dos 27 países que compõe a União Européia”.
Fonte: ítalo Souza (Gazeta Ipiaú-BA)

Polícia Federal organiza paralisação para o dia 28/03.

De forma lenta, mas progressiva, as entidades de classe da Polícia Federal estão subindo o tom de voz com o governo Lula. Para o próximo dia 28 de março está marcada uma paralisação da categoria. Nesta semana, ocorreram protestos em Brasília. Federações corporativas locais têm demandado que policiais não abaixem as cabeças para superiores que julguem ter cometido excessos. Os agentes federais estão em estado de greve desde o dia 15 de fevereiro. O motivo é o não cumprimento do acordo assinado no dia 2 de fevereiro de 2006, com o então ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. O compromisso dizia que haveria um reajuste salarial de 70% dividido em duas parcelas, de 35% cada. A intenção dos policiais é diminuir a diferença salarial da categoria entre outros órgãos criminais da União, como o Ministério Público e a Magistratura Federal.

Representantes de todas as categorias do Departamento de Polícia Federal fizeram um protesto na tarde da quinta-feira (15/3) no Ministério da Justiça. Cerca de 100 policiais federais se concentraram no Salão Negro do ministério para cobrar o cumprimento do compromisso assinado pelo governo em relação à segunda parcela da recomposição salarial. As entidades também se manifestaram contrárias ao anteprojeto de Lei Orgânica da Polícia Federal. O presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais, Marcos Vinício Wink, pede o cumprimento do acordo assumido pelo ministro Márcio Thomaz Bastos. “Não admitimos que, além de não cumprir um acordo assumido conosco, o governo apresente uma proposta de lei orgânica que não contempla o conjunto dos servidores”.

A mobilização em todo Brasil para a paralisação do dia 28 está sendo organizada pela Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), pela Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) e pela Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF).

Fonte: Consultor Jurídico

Partido Comunista do Brasil comemora 85 anos de luta: Uma história de ousadia

Há 85 anos, no dia 25 de março de 1922, nascia um das mais importantes agremiações do país: o Partido Comunista do Brasil. De lá para cá, sua trajetória foi marcada por embates, perseguições, torturas, preconceitos e assassinatos. E de suas fileiras tombaram nomes que são patrimônio da história nacional.

Pelos ideais do socialismo, morreram os guerrilheiros do Araguaia e os heróis da Lapa. Foram muitas as perdas, mas também foram grandes as vitórias alcançadas. Nestes 85 anos de luta, o PCdoB ganhou força e militância e passou a ter maior destaque vida política brasileira.

O partido participa do governo Lula desde seu primeiro mandato e ajudou a construir sua primeira vitória numa aliança que começou em 1989. Consolidou seu nome, ampliou sua bancada, elegeu prefeitos, senadores e nomes que hoje batalham, no Legislativo e no Executivo, por um Brasil igualitário, soberano e desenvolvido. Neste espaço virtual, o Partido Vivo disponibiliza para os internautas um pouco dessa história de dor, alegria, orgulho e audácia que marcaram o Partido Comunista do Brasil.

Fonte: ASCOM/Partido Comunista do Brasil - PCdoB

sábado, 24 de março de 2007

Portal ''Vermelho'' lança editoria de mídia

No próximo domingo (25), ao completar cinco anos, o Vermelho lançará mais uma seção a seus leitores. É a editoria de Mídia, que tratará de temas como manipulação no noticiário, jornalismo no Brasil e no mundo, formação de conglomerados de mídia, políticas públicas no setor, publicações alternativas, internet e a crise dos jornais.

Com a novidade, o Vermelho analisará mais a programação das emissoras, combatendo a baixaria e valorizando as (tão pouco divulgadas) atrações de qualidade. Contará a história dos principais veículos brasileiros - histórias invariavelmente polêmicas, que mostram a promiscuidade entre elites, políticos e empresários de comunicação.

Num país em que a pauta da grande mídia é restrita e colonizada, poucos debates ganham mais força do que a luta para democratizar os meios de comunicação. A editoria de Mídia dará espaço a especialistas que defendem essa causa e denunciará práticas monopolistas.

É nesse sentido, também, que o governo Lula investe na bem-vinda Secretaria de Comunicação Social, com Franklin Martins à frente, e programa a criação de uma rede de TVs públicas. Mesmo apoiando essas duas iniciativas, o Vermelho vai tratá-las, na nova editoria, de forma crítica, destacando seus triunfos e apresentando eventuais contrapropostas.

Não faltarão entrevistas e artigos de personalidades que trabalham em comunicação. Não faltará disposição para entender, por exemplo, como a TV Record tenta superar a poderosa TV Globo - ou como a Veja se sustentará em meio à sua escalada reacionária.
Fonte: Portal Vermelho (www.vermelho.org.br)

sexta-feira, 23 de março de 2007

Franklin Martins aceita convite para ser Ministro da Comunicação Social


O jornalista Franklin Martins aceitou convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e será o responsável pela área de comunicação social do governo. O nome e o formato da nova estrutura no governo serão definidos até a próxima semana, quando o jornalista vai tomar posse no cargo. Franklin Martins foi convidado para cuidar de setores relacionados à imprensa e propaganda, além do projeto de uma rede nacional de televisão pública.

O jornalista Franklin Martins, da TV Bandeirantes e do portal IG, aceitou nesta quinta-feira (22) o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ser o ministro encarregado da área de comunicação social do governo.

O jornalista não quis dar detalhes sobre a função, mas confirmou ter sido recebido em audiência no Planalto no final da tarde. O convite inicial foi feito por Lula numa conversa com o jornalista na primeira quinzena de março.

"Tive hoje (quinta-feira) uma segunda conversa com o presidente e aceitei o convite", disse Franklin à Reuters. A posse deverá ser marcada para a próxima semana.

O atual porta-voz do governo, André Singer, deve deixar o posto e voltará a ministrar aulas na Universidade de São Paulo (USP), onde já era professor. AInda não há definição de quem será o novo porta-voz do governo.

Segundo informações da imprensa, Franklin Martins não gostaria de atuar como porta-voz. Na conversa com o jornalista, o presidente expôs a idéia de reunir num único órgão parte das atribuições da Secom (Secretaria de Comunicação de Governo) e da Secretaria de Imprensa e Divulgação.

PERFIL
Franklin Martins (nascido em Vitória a 10 de agosto de 1948) é um dos mais importantes jornalistas políticos do Brasil. Foi comentarista político do Jornal Nacional e do Jornal da Globo até maio de 2006, quando seu contrato com a Rede Globo não foi renovado. Atualmente trabalha na Rede Bandeirantes. Durante o período de resistência à ditadura, foi líder estudantil e militante do grupo comunista MR-8, participando do seqüestro do embaixador americano Charles Elbrick, em 1969.

Fonte: Portal Vermelho (www.vermelho.org.br)

Mutirão de limpeza no Rio de Contas

Como parte da programação em homenagem ao Dia Mundial da Água, 22 de Março, o Grupo Ecológico Papamel em parceria com a Petrobrás, realizou no último sábado,17, mais um mutirão de limpeza do Rio das Contas.

O evento se desenvolveu através do Projeto “De Olho no Meio Ambiente / Adote um Rio”, com a colaboração dos agentes comunitários voluntários do bairro Antonio Lourenço, estendendo-se das 8 às 15 horas. Mais de 500 Kg de resíduos sólidos nocivos ao meio ambiente, a exemplo de embalagens plásticas, pedaços de tubos de PVC, vidro, papeis, borrachas, etc, foram recolhidos da área próxima à captação de água da Indústria de Polpa de Frutas Doce Mel. Dentre o material coletado constava grande quantidade de embalagens (sacos plásticos) usadas para acondicionamento da polpa e frutas trazidas do campo.

No próximo domingo, 25, um outro mutirão de limpeza, com apoio da comunidade do bairro César Borges encerra a programação. No decorrer desta semana, os militantes do Grupo Papamel realizam, nos colégios e outros estabelecimentos educacionais da cidade, uma série de palestras que visam conscientizar a população do uso racional da água, lembrando que poupá-la não é providencia a ser tomada apenas em tempo de seca. ”Cada gota de água desperdiçada é uma gota a menos em um rio ainda não poluído, em uma corredeira necessária à desova dos peixes, em um riacho que dá vida a um vale densamente povoado. Ou a um vale simplesmente lindo”.
Fonte: Blog do Zé Américo (Gazeta Ipiaú-BA)

Embaixador da República Democrática do Congo de volta a Jequié-BA

O Embaixador da Republica Democrática do Congo, Budouin Mayola Ma Lulendo, encarregado dos négocios da Câmara de Comércio e Indústria Brasil - Nordeste /República Democrática do Congo volta a Jequié-BA no próximo dia 26/03, às 20h na Câmara de Vereadores. Na oportunidade, haverá o lançamento e abertura da Câmara de Comércio e assinatura de vários acordos entre Jequié-BA e República Democrática do Congo.

quinta-feira, 22 de março de 2007

Comunidades recebem patrulha mecanizada

As comunidades das regiões da Barraquinha, Boa Vista e Serra Pelada e dos Assentamentos do Brejo Novo, Fazenda Velha e Santa Cruz, foram contempladas com um trator equipado com implementos agrícolas, para serem utilizados na preparação de áreas destinadas ao plantio. A entrega do equipamento foi feita pelo prefeito Reinaldo Pinheiro, em solenidade organizada pela Secretaria Municipal da Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, na segunda-feira (19) na sede do Distrito de Irrigação da Fazenda Velha (Dirfav).

No seu pronunciamento, o prefeito enfatizou a parceria que a Prefeitura de Jequié-BA vem buscando nas esferas federal e estadual, tendo agradecido o empenho do vereador Régis Pereira, presente na solenidade e do deputado Walter Pinheiro, para conseguirem a vinda dos equipamentos, parceria do Ministério do Desenvolvimento Agrário e as Comunidades, através do Programa Zona Rural Forte.

O Prefeito Reinaldo Pinheiro disse aos presentes que se sentia envergonhado ao trafegar pela rodovia que liga a cidade ao povoado da Fazenda Velha e o acesso a Barragem da Pedra, diante da precariedade em que se encontra, afirmando que iria intensificar gestões junto ao governador Jacques Wagner, para conseguir a repavimentação da estrada através do Derba. Afirmou também que estaria autorizando aos Secretários de Infra Estrutura, Ivan Fabiano e da Saúde Stela Souza, a definição de um terreno para construir uma Unidade de Saúde.

A solenidade na Fazenda Velha foi prestigiada por Secretários Municipais, vereadores Ivan do leite, Eliezer Pereira "Fiin" e Neto Bulhões, o gerente regional da CAR, Antonio Carlos Santana, gerente do Sebrae Rosival Fagundes, presidente da Unamoje Josafá Almeida e o presidente da Associação dos Moradores da Fazenda Velha, Antonio Carlos Queiróz, representantes das comunidades beneficiadas e moradores da localidade.
Fonte: ASCOM / Prefeitura Municipal de Jequié-BA

Prefeitura de Jequié-BA inicia construções de Casas Populares

Considerado um marco na história da habitação popular no município de Jequié, as construções de 604 moradias no Loteamento Tropical (500) e Loteamento Bela Vista (104) foram iniciadas na tarde de segunda-feira (19), em solenidade presidida pelo prefeito Reinaldo Pinheiro. O Programa Habitacional de Jequié, tem como base a Resolução 460, que envolve uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Jequié, o Governo Federal, através do Ministério das Cidades, Governo Estadual e a liberação dos recursos pela Caixa Econômica Federal - CEF.

Foram selecionadas pela CEF, famílias com renda inferior a um salário mínimo e que não possuem casa própria, cadastradas pelo Setor de Habitação do Município para serem contempladas com os imóveis. O prefeito Reinaldo Pinheiro, acentuou que "em dezembro, no mais tardar janeiro, nós já estaremos aqui inaugurando essas casas e contemplando as pessoas que foram selecionadas. O Natal dessas pessoas vai ser um Natal diferente, vai ser o Natal com a casa própria". O prefeito disse também, que é proposta de sua administração, auxiliar na construção de suas casas, pessoas de baixa renda que tenham terrenos próximos da área e que não conseguiram ser contempladas pelo programa. O vereador Ivan do Leite, secretários municipais e inúmeras famílias moradoras em área do Loteamento Tropical, assistiram ao inicio das obras.

Fonte: ASCOM / Prefeitura Municipal de Jequié-BA

Acadêmicos do Curso de Odontologia da UESB fazem manifestação

Desde o último dia 15 que os alunos do curso de Odontologia da Uesb (cerca de 140), ameaçam fechar o curso ou entrar em greve por tempo indeterminado numa forma de chamar atenção da Reitoria da Uesb para a resolução de sérios problemas que afligem o funcionamento do curso. Segundo o documento que está circulando na cidade, “Manifesto à Comunidade”, depois de três anos de sua implantação, apenas 12% das obras de infra-estrutura estão concluídas.

Os alunos queixam da falta do carro-pipa para abastecimento da água do prédio, a falta de transporte para o deslocamento de alunos e professores, funcionários para atendimento ao público, falta de sala de aulas, pois no novo módulo, só existe uma sala de aulas. A primeira turma de possíveis formandos já está no sexto semestre.

“Além dos problemas estruturais, o curso esbarra na morosidade da contratação de funcionários e professores, o que impossibilita todo o processo do ensino, da pesquisa e da extensão”. Os alunos tentam agora uma reunião com o reitor, Abel Rebouças.

O movimento para melhoria do curso de Odontologia tem o apoio do Departamento de Saúde, Colegiado e Centro Acadêmico do curso de Odontologia da Uesb.

Fonte: Carlos Santos
Repórter
Campus de Jequié-BA

SAEB divulga resultado do concurso da PM

Na última quarta-feira (21), a Secretaria da Administração do Estado da Bahia (SAEB) divulgou os nomes dos 51.762 candidatos aprovados na prova objetiva do concurso para a Polícia Militar. Ao todo, 113.949 candidatos fizeram as provas objetivas e discursivas no dia 4 de fevereiro, em mais de 224 locais de prova distribuídos por dez cidades, incluindo Salvador. Até maio, será divulgado o resultado das provas discursivas.

O concurso vai preencher 3,2 mil vagas, das quais 2,9 mil para homens e o restante para mulheres. As provas objetivas foram de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, História do Brasil, Geografia do Brasil e Atualidades e noções de Direito Constitucional, Direitos Humanos, Direito Administrativo e Direito Penal. Para a redação, os candidatos optaram por dissertar sobre um dos três temas apresentados na prova.

Segundo a Saeb, responsável pelo concurso, os candidatos classificados nessa primeira etapa passarão ainda por avaliação psicológica, exame médico-odontológico, teste de aptidão física e investigação social. Após a publicação do resultado final do concurso, o Comando Geral da PM convocará para o Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar.

Entre os 72.203 candidatos do sexo masculino que realizaram as provas, foram habilitados nas provas objetivas 32.775. Em Salvador, cerca de 30 mil candidatos fizeram as provas e 13.664 foram habilitados. As mulheres enfrentam concorrência maior. Entre as 41.746 inscritas para as 300 vagas destinadas ao sexo feminino, 18.987 foram habilitadas. O maior número de habilitadas, 8.962, foi registrado em Salvador, onde 19.752 mulheres realizaram as provas.

CEMAR tem nova diretora

Vânia Duarte, Presidente do conselho tutelar de Jequié, assume a diretoria da Escola Maria Rosa - CEMAR, antes administrada por Reivaldo Fagundes, hoje, Secretário Municipal de Agricultura e Meio-Ambiente. A escola, uma das mais importantes da região, trabalha com pessoas especiais com deficiências auditivas e mentais.

Com recursos escassos a CEMAR sobrevive de contribuições doadas por empresas privadas e poder público. Além das doações, a escola é assistida também pelo Governo Federal que contempla os projetos com verbas, vezes, superior a R$ 200.000 (duzentos mil reais).

Em entrevista cedida à Rádio 93FM, Vânia pede ajuda à sociedade e diz que, por se tratar de uma instituição que sobrevive de apoios, terá de encontrar meios para angariar recursos e manter em funcionamento a Escola “a CEMAR é uma ong e por isso precisa ser mantida pela sociedade” finaliza.

As aulas da CEMAR se iniciaram desde a última segunda-feira, dia 19 de março. A escola está em funcionamento há mais de 20 anos e, para que sobreviva, conta com uma contra-partida do poder público.
Fonte: Blog de Marcos Oliver - (www.marcosoliver.com.br)

Ministros recebem Donas de Casa em Brasília

Nos dias 12 e 13 de março, a Coordenação Nacional da Campanha pela Aposentadoria das Donas de Casa reuniu-se em Brasília com os Ministros Nelson Machado (Previdência Social) e Nilcéa Freire (Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres) para reivindicar a participação evetiva no Fórum da Previdência que acontecerá dia 21 de abril deste ano com a Comissão Tripartite de Igualdade de Oportunidades de Gênero e Raça no Trabalho formada por representantres do Governo Federal, entidades de trabalhadores e entidades empresariais que tem caratér consultivo. No Fórum, debaterão sobre a ampliação do modelo da Previdência para os próximos vinte anos que servirá de subsidios para as discussões na Câmara e Senado. Participarão como observadores, representantes do IBGE, Organização Nacional do Trabalho - OIT, Supremo Tribunal Federal, Justiça do Trabalho, Tribunal de Contas da União, Núcleo de Assuntos Estratégicos da Previdência e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA.

A Coordenação Nacional da Campanha Nacional pela Aposentadoria das Donas de Casa reivindicou uma representatividade da categoria, por não sentir-se representada por nenhum sindicato, devido a não relação de capital e trabalho (patrão e empregado). A participação da Coordenação possibilitará novas discussões na aceleração pela regulamentação da Lei que garante a aposentadoria das Donas de Casa conforme a Constituição Federal.

A Associação das Donas de Casa do Estado da Bahia (ADCB) representada pela Presidente Marinelma Macedo, reforçou a discussão no debate apresentado relatos de situações vivenciadas por Donas de Casa da Associação que não tem nenhum tipo de política social que as beneficie, justificando a necessidade de participar das discussões referentes à Previdência Social.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Associação das Donas de Casa da Bahia

PCdoB de Jequié-BA realiza Conferência sobre as Questões da Mulher


Na última segunda (20), na APLB Sindicato, o PCdoB de Jequié-BA realizou Conferência Municipal sobre as Questões da Mulher. Segundo Rita Rodrigues, Vice-Prefeita e Membro da Executiva Municipal do PCdoB, "ao convocar a I Conferência Municipal Sobre a Questão da Mulher, em consonância com o Comitê Central, o PCdoB de Jequié-BA propõe a todos os comunistas a retomar o debate sobre a temática, atualizando sua proposta para a intervenção política e elevando o tratamento coletivo da luta emancipacionista nesta importante frente de atuação, compreendendo que o desenvolvimento dessa concepção avançado e a estruturação de sua corrente é fundamental para a incorporação das mulheres à luta pelo projeto político do Partido - a partir de sua própria condição - como parte integrante da acumulação de forças para avançar na construção da alternativa socialista".

"A I Conferência sobre a Questão da Mulher tem o desafio de formular uma proposta política que forje o protagonismo das mulheres na luta por um novo projeto nacional de desenvolvimento com valorização do trabalho, cuja construção está em curso no Brasil", afirma Claudenice Santana, Membro da Executiva Municipal do PCdoB de Jequié-BA.

Participaram desse evento vários comunistas de diversos setores (sindical, juventude, movimento social), destaque para Marialva Moreira e Dilma Santana, membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher - CONDIM de Jequié-BA.

O Secretário de Comunicação do PCdoB, Gidásio Santos, nos informou que dia 24/03 (Sábado) acontecerá a Conferência Estadual, no Hotel Sol Bahia - Barra - Salvador, com presenças de delegados de Jequié e toda Bahia, e nos dias 28, 29 e 30/03/07 acontecerá a Conferência Nacional em Lusiania-GO / Brasilia-DF. O mesmo ainda nos lembra que dia 25/03 o PCdoB completará 85 anos de história.

terça-feira, 20 de março de 2007

Secretária de Justiça do Estado da Bahia recebe DVD do documentário A Fábrica


A Secretária de Justiça do Estado da Bahia, Sra. Marilia Muricy, recebeu das mãos de representantes da Pastoral Carcerária da Diocese de Jequié, cópia em DVD do documentário A Fábrica ‘produzir para o bem ou para o mal?” direção: Claudio Galvão, edição: Mariel Santana.

A Secretária, conhecida militante dos Direitos Humanos, ficou surpresa ao ser presenteada com uma cópia de um documentário que foi completamente filmado dentro de um Conjunto Penal com a participação direta de detentos. Além da entrega do documentário varias reivindicações foram feitas por parte da Pastoral Carcerária. Uma destas reivindicações foi à nomeação de “irmão” Franco para a direção do Conjunto Penal de Jequié. O Superintendente de assuntos penais do Estado da Bahia, também foi presenteado com uma cópia do documentário e também ouviu algumas reivindicações.

Fonte: ASCOM/Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Jequié-BA

sexta-feira, 16 de março de 2007

Câmara de Jequié-BA tem novo Vereador

Tendo em vista a licença solicitada pela vereadora Nara Rúbia, que assumiu a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, foi empossado na sessão desta terça 13 o primeiro suplente vereador Jonkarlos dos Santos Andrade.

Jon, como é conhecido, já tem bastante experiência, pois já ocupou o cargo de vereador em duas legislaturas. Em seu discurso, enfatizou manter o mesmo ideal de defender os interesses da camada mais carente de nossa população, notadamente a dos bairros periféricos da cidade. O mais novo membro do Poder Legislativo foi saudado por seus colegas e mereceu o abraço de grande número de eleitores e amigos que foram prestigiar a sua posse.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores de Jequié-BA

Prefeitura de Laje-BA lança o Programa "A Casa da Gente"

A prefeita de Laje, Ilma Barreto, não pára. No domingo (25), ela lança o Programa A Casa da Gente, com que vai promover melhorias em 50 moradias nas ruas da Linha e da Ladeira. Outras 18 casas, já construídas pela Prefeitura, ganharão pintura, e os moradores os documentos de legalização da propriedade. Eixo básico da administração, a habitação para as famílias de baixa renda apresenta a construção de 150 casas e a recuperação de cerca de 200, oferecendo condições dignas de residência para essas famílias, em pouco mais de dois anos de gestão. As melhorias serão efetuadas em pisos, telhados, paredes, portas e janelas, a depender da necessidade de cada moradia com recursos da própria municipalidade, com pedreiros, pintores e ajudantes trabalhando já a partir da segunda-feira (26). As reformas terão início pela rua da Linha.
Também a partir desse mês, dentro do programa A Casa da Gente, todas as regiões na zona rural do município serão contempladas com a construção de casas para as famílias mais necessitadas. De acordo com a prefeita, será construída pelo menos uma casa por região, num total de 20 novas moradias substituindo casas de taipa. Para as obras, os recursos, cerca de R$ 80 mil, provêm de emenda do deputado ACM Neto no Orçamento da União.Por iniciativa da prefeita Ilma junto ao Sebrae, os empresários de Laje ganham, agora em março, o curso Como vender mais e melhor. A cidade servirá como piloto para o Sebrae estender a iniciativa a outros centros. Este mês já foram oferecidos à comunidade cursos para produção de ovos de páscoa, bombons e chocolate; e outro, de lanches e salgados, com 20 pessoas em cada turma. O atendimento às pessoas de Laje e municípios circunvizinhos que têm pendências a solucionar junto à Previdência Social, será normalizado a partir de abril. A prefeita Ilma Maria Barreto e a secretária da Ação Social, Adinélia Andrade, confirmaram que o PrevCidade já estará funcionando a partir do próximo mês.
Fonte: Agora-OnLine

Homem é preso com três quilos de crack em Ipiaú-BA

A Polícia Civil de Ipiaú prendeu, esta semana, Adenor dos Reis Soares Filho, 36 anos, que estava com quase três quilos de crack. Avaliada em R$ 50 mil, a droga estava distribuída em tabletes de 500 gramas e foi encaminhada para exame no Departamento de Polícia Técnica (DPT) que expedirá o laudo de constatação.Autuado em flagrante por tráfico, Adenor dos Reis está custodiado na Delegacia de Ipiaú à disposição da Justiça Criminal. Segundo informou o delegado titular Chardison Castro de Oliveira, ele é suspeito de ser um dos maiores distribuidores de droga da região.
*Com informações da Agecom

OPINIÃO

No nosso espaço OPINIÃO publicaremos um artigo de Anízio Guimarães, acadêmico do IV Semestre do Curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo da Faculdade de Tecnologia e Ciências de Jequié-BA, a respeito do Mundo Digital.
.........................................................................................................................................................................
Por Anízio Guimarães

O Mundo digital em nossas vidas

Desde o principio, o homem vem passando por inúmeras transformações no ramo evolutivo, desde o grito ate o satélite. Nenhuma destas evoluções encadeadas extinguiu a antecessora, devido, a marcante e revolucionaria época em que era soberana.
.......................................................................................................................................................................
Com a chegada da idade contemporânea, inúmeras transformações ocorreram ao longo do tempo tanto para beneficiar, quanto para degradar a raça humana.
.........................................................................................................................................................................
Com a chegada do sistema digital, inúmeros rumores quanto à desconfiança de qual impacto poderia causar sobre a sociedade humana. Sua aceitação em principio houve certa resistência, mais, chegaria a um ponto em que a tecnologia digital passaria a ser uma questão de necessidade.
.........................................................................................................................................................
Segundo uma entrevista concedida a revista época, um renomado professor francês, Jean Baudrillard afirma o seguinte: “ os signos evoluíram, e tomaram conta do mundo e hoje o dominam”, ou seja, a realidade virtual não somente esta presa apenas atrás de uma TV, de um monitor ou da imaginação de seu criador, esta ou já virou uma realidade que pode ser adquirida e consumida.

É uma realidade que transcende todas as realizações em que o homem buscava. O mundo está cada vez mais passando por mudanças, e temos que sempre aprender a lidar com elas, e a cada dia que as máquinas controlam mais nossas vidas, não seria útil, que nós soubéssemos controlá-las mais do que elas agente ? Ou que pelo menos, tenhamos mais noção sobre elas? É fácil imaginar a cena, você levanta todos os dias, liga seu computador, lê seu jornal eletrônico, dá uma olhada em sua conta bancária, depois, você liga sua TV, e após se cansar, pega o carro, e vai ao médico, faz uns exames em uma máquina estranha.
.........................................................................................................................................................................
Por isso, é bom começarmos a refletir sobre está questão, e pararmos e termos mais cuidados, para não sermos devorados por um predador, qualquer que existe nesta selva digital, onde quem tem mais conhecimento, leva vantagem sobre aqueles que têm menos.

quarta-feira, 14 de março de 2007

Vereadora Nara Rúbia é impossada Secretária de Desenvolvimento Social de Jequié-BA

A vereadora Nara Rúbia Chaves Pelegrini, foi empossada na tarde da última segunda-feira (12) no cargo de Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, aceitando convite feito pelo prefeito Reinaldo Pinheiro. Após ser empossada em seu gabinete de trabalho, pelo Secretário de Governo, Renildo Peixoto, a nova Secretária municipal, disse estar consciente do desafio à sua frente, mas, não escondeu a sua confiança em realizar um bom trabalho com a uma equipe motivada, tendo afirmado que, desde a infância sempre voltou a sua atenção para a área social, trabalho que pretende estruturar a partir de agora no serviço público, dando ênfase aos diversos programas vinculados à sua Secretaria. O vereador e líder do prefeito na Câmara, Ednael Almeida, esteve presente à solenidade de posse, além de diretores e funcionários municipais.
Fonte: ASCOM/Prefeitura Municipal de Jequié-BA

Prefeitura de Jequié-BA se preparando para o São João 2007

Uma comissão formada por Antonio Silva Novaes, ex-presidente da CDL, Hidelbrando Almeida "Tita", Benedito Sena e Wilson Novaes Júnior, respectivamente, diretores de Eventos, Cultura e Comunicação Social, foi constituída pelo prefeito Reinaldo Pinheiro, para formatar o projeto do São João 2007 de Jequié.

O prefeito fez questão de ressaltar que Jequié terá esse ano mais um grande São João "no mesmo nível dos anos anteriores, mas procuraremos parcerias para que possamos gastar o menos que pudermos de dinheiro público, sem com isso, perder o brilho da festa que se destaca como uma das melhores do Nordeste". Os membros da comissão, presidida por Antonio Novaes, de posse do projeto de mídia comercial da festa já iniciaram entendimentos com futuros patrocinadores, devendo no próximo mês de abril ser definida a programação, que inclui a Vila Junina, a partir de 14 de junho, na praça Ruy Barbosa e o período de 22, 23 e 24 para as grandes atrações na Praça da Bandeira. A participação da imprensa local, regional e estadual, também foi ressaltada como uma das ações fundamentais para a repetição do sucesso do evento.
Fonte: ASCOM/Prefeitura Municipal de Jequié-BA

Prefeitura de Jequié-BA diz que o CEFET será no Bairro Cidade Nova

Numa ação rápida e eficiente a Prefeitura Municipal de Jequié disponibilizou a área solicitada pelo Governo Federal para implantar a unidade de Jequié do Centro Federal de Educação Tecnologica-CEFET. Na tarde da última segunda-feira (12) o prefeito Reinaldo Pinheiro recebeu em seu gabinete o empresário Dorival Santana Andrade, que a seu pedido doou para a Prefeitura uma área de 25.000m2 no Loteamento Cidade Nova, destinada a edificação do empreendimento.

Reinaldo Pinheiro explicou que outros terrenos foram também oferecidos, na avenida Luiz Eduardo Magalhães e no final do bairro Vovó Camila, pelo proprietário, empresário Gilson Brito mas, "por questão estratégica, dentro do plano de revitalização da Cidade Nova, cujas obras de drenagem estão prestes a iniciar, fizemos opção por aquele local, tendo contado com o importante espírito de desprendimento e amor a Jequié demonstrado pelo proprietário Dorival Andrade".

Fonte: ASCOM/Prefeitura Municipal de Jequié-BA

segunda-feira, 12 de março de 2007

Quilombo Urbano em Jequié-BA

A Prefeitura Municipal de Jequié-BA através do Gabinete da Vice-Prefeita Rita Rodrigues, está elaborando um projeto que já foi encaminhado a Fundação Cultural Palmares e a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), em busca de apoio para a transformação do Barro Preto em um Quilombo Urbano. Também participam da elaboração do projeto, o vereador Joaquim Caíres, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Etnia da Câmara de Vereadores, Centro de Promoção Social da Comunidade e Creche Senhor do Bonfim, PANGEA, Associação de Moradores do Barro Preto, UNEJE, Associação do Terreiros de Candomblé, além de representantes de outras entidades que defendem as questões raciais a exemplo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

O Professor e doutor Erisvaldo Pereira dos Santos, militante junto ao movimento negro de Minas Gerais e do Brasil e, também, das pesquisas e produção acadêmica, tem acompanhado de perto a criação de projetos de Quilombo Urbano pelo País, tendo explicado que esta é uma categoria social construída a partir da história, memória, luta, resistência social e política, manifestações culturais e religiosas do segmento social negro. Entretanto, a comunidade do Barro Preto, dispõe de um conhecimento razoável, dispondo de um mapeamento sócio-racial, que destaca aspectos culturais, religiosos, políticos, econômicos e demográficos da localidade, metodologia da história oral.

Para o vereador Joaquim Caires este fator pode transformar essa demanda em projeto de Lei Municipal a partir da sanção do prefeito Reinaldo Pinheiro, que tem apoiado as iniciativas de politicas afirmativas, principalmente as ações, norteadas pelos princípios da transversalidade, que são capazes de impulsionar de modo especial segmentos que há cinco séculos trabalham para se edificar no País, mas que continuam sendo o alvo predileto de toda sorte de mazelas, discriminações, ofensas a direitos e violências, material e simbólica. De acordo com a Vice-Prefeita Rita Rodrigues, propostas deste tipo têm sido apoiadas inclusive por agências financeiras internacionais, na elaboração de políticas voltadas para a criação de Quilombos Urbanos, sendo que no Brasil, tem como base o mapeamento preliminar de 1.098 comunidades remanescentes de quilombos. A população negra na América, hoje, ultrapassa 140 milhões de pessoas, constituindo um terço da população total do continente, que é de 450 milhões de habitantes.

Fonte: ASCOM/Prefeitura Municipal de Jequié-BA

Munícipio de Boa Nova-BA realiza Audiência Pública

A Prefeitura Municipal de Boa Nova-BA realizou nos dia 14 e 15 de dezembro de 2006 AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A CRIAÇÃO DO REFUGIO DA VIDA SILVESTRE E PARQUE NACIONAL DE BOA NOVA. O objetivo da Audiência é sugerir ações simples e de baixo custo com a finalidade de proteger e assegurar a conservação dos núcleos de vida silvestre a exemplo do Gravatazeiro, espécie que foi encontrada nos últimos 500 anos só na região de Boa Nova, região rica e de área de transição entre Caatinga, Mata de cipó e Mata Atlântica, propondo indicadores de conservação destes núcleos, que devem ser monitorados a fim de se determinar os “padrões” de sua sustentabilidade.
uyvgvgyfvtuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu
“Os benefícios que a Vida Silvestre nos traz são inúmeros e variados. Sua importância é o de estar associada à vida, ao ar que respiramos. E daí a necessidade de mantermos o equilíbrio das florestas, preservando as matas nativas e mantendo protegidos os mananciais, onde fauna e flora encontram ambientes diferenciados. Hoje, Boa Nova vem investindo e investirá muito mais no turismo ecológico já que o município é o destino dos que pretendem conhecer e vivenciar momentos agradáveis em harmonia com a natureza” afirma o Prefeito de Boa Nova Sr. Adonias da Rocha Pires de Almeida (PCdoB).

Estiveram presentes nesse evento, representantes do Ministério do Meio Ambiente, IBAMA, ONG´s, Ambientalistas, Políticos da Região a exemplo de Rita Rodrigues (PCdoB) Vice-Prefeita de Jequié-BA, Marcos Michelli (PCdoB) Vice-Prefeito de Dário Meira, Joaquim Caíres Vereador de Jequié-BA, Fazendeiros, Trabalhadores Rurais, Pequenos Produtores, entre outros.

Prefeito de Itajuípe-BA é denunciado por corrupção

Em documento enviado à Câmara Municipal de Itajuípe, o autônomo José Leandro dos Santos, residente na cidade, formalizou denúncia contra o prefeito Marcos Dantas, acusando-o de improbidade administrativa e desvio de recursos públicos. “O denunciado, na condição de prefeito Municipal, cometeu várias irregularidades no ano de 2005, atentando gravemente contra a norma legal e contraindo os mais elementares princípios de natureza contábil, financeira, orçamentária e patrimonial, apontadas e devidamente comprovadas e registradas pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), no Parecer Prévio nº. 706/06, que gerou o Processo TCM nº. 5619/06”, afirma José Leandro no documento. Ainda de acordo com o denunciante, uma análise da prestação de contas apresentada pelo prefeito Marcos Dantas mostrou aos técnicos do TCM-BA várias irregularidades, como a não apresentação de diversos documentos: termo de conferência de caixa lavrado no último dia do mês de dezembro, por comissão designada pelo Município; relação de valores e títulos da dívida ativa tributária e não tributária, discriminados por contribuintes, corrigidos e contendo, ainda, a última inscrição efetivada em controle próprio (alínea 28 do art. 9º da Resolução 1.060/05); e relação analítica dos elementos que compõem os passivos financeiros e permanentes (tratando-se de restos a pagar não processados, deveriam ter sido discriminados por elementos de despesas, especificando-se a natureza do bem ou do serviço).
O denunciante cita também a inexistência de relatório firmado pelo prefeito acerca dos projetos e atividades concluídas e em conclusão, com identificação da data de início, data de conclusão e percentual da realização física e financeira (referência às obras iniciadas em 2005, na avenida Itabuna); e inventário contendo relação de bens com os respectivos valores, créditos e importâncias constantes do ativo permanente e realizável, indicando-se a alocação dos bens e números dos respectivos tombamentos, acompanhados por certidão firmada pelo prefeito, secretário da finanças e encarregado do controle de finanças. Como se vê – prossegue José Leandro no documento enviado à Câmara –, há uma disposição enfática por parte do prefeito de não querer cumprir leis, artigos, incisos nem resoluções. Ele também destaca que a Prefeitura descumpre sistematicamente a Resolução nº. 1.060/05 do TCM-BA, que instituiu normas gerais de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, Estado, Municípios e do Distrito Federal. “O Art. 97, da Lei Orçamentária dos Municípios diz que a Câmara de Vereadores poderá cassar o mandato do prefeito quando, em processo regular que lhe seja assegurada ampla defesa, concluir pela prática de infração político-administrativa”, enfatiza outro trecho documento.
Fonte: Agora-Online

CEBs de Jequié-BA refletem sobre a Amazônia

As CEBs - Comunidades Eclesiais de Base de Jequié-BA realizaram no último sábado (10/03), na CEB Senhor do Bomfim (Pau-Ferro) mais um Encontro Celebrativo. O tema central desse encontro foi a Amazônia (CF 2007), palestrado por Elielma Santana, Coordenadora da Superintendência de Florestas e Conservação de Jequié-BA. "Parabenizo a Igreja Católica por essa iniciativa, uma vez que, a Campanha da Fraternidade 2007 propõe, de maneira clara, uma ampla discussão sobre a real importância da Amazônia, para nosso cotidiano, nosso País e para o mundo, levando a uma maior tomada de consciência, sobretudo sobre o aproveitamento sustentável da floresta, seus recursos naturais, suas águas, seu subsolo", afirmou Elielma Santana.

LINHA DO TEMPO: 12 de Março

Aconteceu em 12 de março:
1535: Fundada a vila de Olinda, PE.

1828: Insurreição de escravos em Itapoã, BA, queima engenhos e enfrenta a polícia. Detida à custa de 20 mortos, 8 feridos e 4 prisioneiros, na Engomadeira. Seu líder, Joaquim Nagô, leva 150 açoites.

1817: Em Itabaiana, PB, coluna armada de escravos adere à Revolução de PE erguendo bandeira branca, símbolo da liberdade.

1917: (27/2 pelo calendário ortodoxo): Revolução popular derruba o czar. A Rússia inicia sua 1ª fase de liberdade democrática. Forte agitação político-social.

1925: Morre Sun Yatsen, fundador da China moderna, simpatizante do socialismo.

1930: Campanha de Gandhi contra o imposto sobre o sal ("Marcha para o Mar") na Índia colonizada.

1931: Prestes, exilado no Uruguai, chama os tenentes a apoiarem o PCB.

1933: 1º campo de concentração da Alemanha nazista, Oraninenburg. Os primeiros prisioneiros são comunistas.

1978 - Dia contra a carestia - Assembléia popular de 7 mil cria em S. Paulo o Movimento do Custo de Vida (mais tarde Movimento Contra a Carestia). A inflação do ano chega à casa dos 40%.

1979: Greve dos professores da rede pública do Rio.

1980: Unificação dos grupos guerrilheiros de El Salvador (PCS, FPL e Farn) na Frente Farabundo Martí (FMLN), com 20 mil combatentes.

1982: Os sem-terra de Encruzilhada Natalino, RS, deixam seu acampamento.

1988: 1.300 famílias ocupam fazenda improdutiva em Itamaraju, BA.

José Serra recorre a decretos para governar sem Assembléia

Nos primeiros meses de sua gestão em São Paulo, o tucano José Serra governou o estado à base de 152 decretos, sendo 86 deles de caráter administrativo e contestados pela oposição na Assembléia Legislativa.

Em contrapartida, Serra enviou apenas um projeto para a Casa, que verá os deputados eleitos no ano passado tomarem posse na próxima quinta-feira. O texto, que altera regras para as licitações, não contou com pedido de urgência. O atual governador também foi amparado por outros 21 decretos de seu antecessor, Cláudio Lembo (PD, antigo PFL), todos publicados em dezembro do ano passado, com a equipe de Serra já instalada no Palácio dos Bandeirantes. A título de comparação, Geraldo Alckmin (PSDB) baixou 129 decretos nos dois primeiros meses de 2003, sendo que só 36 eram referentes à organização administrativa – mudanças na estrutura do governo. Entre os decretos administrativos de Serra estão a organização das secretarias de Comunicação, Esporte, Gestão Pública, Relações Institucionais e de Ensino Superior.

A bancada da oposição a Serra pediu uma avaliação de seu departamento jurídico sobre a possibilidade de entrar com uma ação na Justiça questionando algumas das medidas de Serra. Para a oposição, o tema deveria, no mínimo, ter sido discutido com o Legislativo. "São questões que mudam a configuração do Executivo e que poderiam ter sido tema de um diálogo com a Casa", diz o deputado Mário Reali (PT). Outro ponto de descontentamento da oposição diz respeito a 15 decretos de ordem tributária e orçamentária. O secretário da Casa Civil de Serra, Aloysio Nunes Ferreira, diz que todas as medidas estão escoradas na lei e que o governo respeita o Legislativo. "O apreço pela Assembléia não se mede pelo tanto de projetos que a gente manda", diz ele.

A Assembléia passou por uma renovação de aproximadamente 40%. A aliança que elegeu Serra (PSDB, PTB e PPS) saiu vitoriosa na disputa eleitoral. Apesar de o cenário a partir de quinta se mostrar mais favorável, Serra herdou de Alckmin e de Lembo um Legislativo no qual a base governista sempre teve folgada maioria. "Não há motivos para o Legislativo ser relegado a um segundo plano", afirma Reali.

Fonte: Folha de São Paulo

BBB 7: Quem sai da casa: Alemão ou Fani?

Diego Alemão mais uma vez enfrenta o paredão, desta vez com a amiga Fani. Ela tentou fugir da possibilidade de ter o amigo como oponente fazendo acordos com as meninas, mas seu plano não deu certo. Airton, Carollini e Bruna acabaram votando em Diego que empatou com Airton. O voto de minerva foi dado pelo líder Alberto, que preferiu salvar o designer. Aírton era o anjo da semana e imunizou Bruna que acabou também tendo o poder de veto.
Fonte: G1

Reforma Ministérial entra em semana decisiva

O presidente Lula deve fechar e anunciar a reforma ministerial até a próxima quinta-feira. Esse foi o "recado" passado a líderes partidários. Segundo interlocutores do presidente, ele quer ter a equipe pronta para a reunião do conselho político, marcada para quinta. Responsável pela articulação política do governo, Tarso Genro (PT), de Relações Institucionais, aliás, será um dos envolvidos na mudança: ele deve substituir Márcio Thomaz Bastos no Ministério da Justiça. A principal indefinição, sobre a ex-prefeita Marta Suplicy (PT), tende a acabar com a petista sem vaga no primeiro escalão. Ela foi indicada pelo partido para Cidades ou Educação, mas o presidente não quer irritar o PP trocando o titular da primeira pasta, Márcio Fortes, nem sacar o petista Fernando Haddad da segunda. Com isso, teria oferecido a Marta Turismo, que ela deve recusar, apesar da pressão de lideranças do partido para que aceite e aumente o espaço petista no governo. O ministério também é cobiçado pelo PMDB, que quer indicar Eunício Oliveira (CE), ex-titular das Comunicações. Se ficar fora do primeiro escalão, Marta se torna automaticamente uma das favoritas do partido para disputar a Prefeitura de São Paulo em 2008. De acordo com pessoas próximas a Lula, uma das objeções dele a nomear a ex-prefeita é antecipar o clima eleitoral de 2010; no ministério, Marta também seria cotada como concorrente ao Planalto. Lula ainda precisa definir o substituto do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, que já manifestou intenção de sair. O presidente sondou o empresário Jorge Gerdau, sem sucesso.
Concretizada a reforma na semana que vem, será o fim de um processo que se arrasta desde novembro de 2006. Logo após as eleições, Lula já havia prometido definir sua equipe até o final do ano passado. Depois, o prazo passou para o momento posterior à eleição dos presidentes da Câmara e do Senado. Em seguida, o prazo foi adiado para depois do Carnaval. Por fim, a previsão era que o anúncio fosse feito após domingo, data em que o PMDB, que deve receber ministérios, define seu presidente nacional. A legenda deve reeleger o deputado Michel Temer (SP).
Mudança na comunicação
O presidente também estaria articulando outra mudança na equipe, na área de comunicação. O atual porta-voz, André Singer, deve deixar o cargo. Para seu lugar, foi convidado o jornalista Franklin Martins, da TV Bandeirantes. Martins também deve acumular o setor de propaganda - que no governo anterior estava com o ex-ministro Luiz Gushiken - e o projeto para a criação de uma rede pública televisiva brasileira.
Fonte: Agência Estado

sábado, 10 de março de 2007

São João 2007 em Santo Antonio de Jesus-BA

O prefeito Euvaldo Rosa anunciou as primeiras atrações para a festa do São João santantoniense em 2007, o que causou contentamento entre os munícipes, pois, se tratam de duas atrações de sucesso nacional que vem agradando também ao público de Santo Antônio de Jesus. As bandas Aviões do Forró e Saia Rodada já confirmaram presença nos festejos juninos promovidos pela Prefeitura, que pretende realizar um mega evento que entra definitivamente, para o calendário de festas da Bahia. O anúncio das atrações demonstra uma resposta às críticas feitas ao São João do ano passado, que realmente deixou a desejar em comparação com anos anteriores.
Fonte: ASCOM / Prefeitura Municipal de Santo Antonio de Jesus-BA

BBB 7: Alberto é o novo líder

Depois de Alemão ter desistido de permanecer na gaiola, Alberto fatura a nona liderança do "Big Brother Brasil 7", resistindo por mais de vinte horas. Alegando estar sentindo ânsia de vômito, Diego deixa a prova e vai direto para o chuveiro. A prova teve início na noite desta quinta-feira, às 22h50, quando os sete confinados entraram juntos na gaiola. As regras foram: não sentar, ajoelhar e nem subir nas grades. "Quando alguém sair não vai poder trazer água, comida e qualquer roupa. Nenhum tipo de ajuda", disse Bial antes do início da prova. A primeira pessoa a desistir do desafio foi Fani, que reclamou de ressaca e sede. As participantes Carol e Analy sairam da disputa em uma decisão conjunta. Ao deixar a gaiola, afirmaram: "agora não adianta, entre eles não é resistência, se tornou honra".
Fonte: Yahoo! Notícias

LINHA DO TEMPO: 10 de Março

Aconteceu em 10 de março:

1817: Os revolucionários de PE lançam o manifesto Preciso: "Viva a pátria, vivam os patriotas e acabe para sempre a tirania real".

1906: Acidente em mina de Courrière mata 1.200 operários e provoca greve de protesto no norte da França.

1945: Manifesto dos jornalistas pró-democracia.

1952: Golpe em Cuba leva Batista ao poder.

1953 - Dia da greve de 53 - Passeata de 8 mil têxteis inicia greve geral em São Paulo. Com a adesão de 300 mil e apoiada em comitês de empresa, ela dura 1 mês, triunfa e renova o quadro sindical.

1982: Greve e invasão (6/4) da Coferraz, fábrica de Santo André, SP, que fechou sem pagar os operários.

1990: Saque de 53 supermercados em subúrbios do Rio.

1997: O fotógrafo Sebastião Salgado lança, no Brasil, com 4 anos de atraso, o livro Trabalhadores.

1998: O ex-ditador Pinochet, 82 anos, deixa a chefia do exército chileno e assume cadeira de senador vitalício. Fortes protestos, choques com a polícia.

1999: Greve geral no Equador contra a ingerência do FMI. Choques de rua. O governo impõe o estado de emergência.

sexta-feira, 9 de março de 2007

2º tempo da Reforma Administrativa na Prefeitura de Jequié-BA

Segundo informações, dando continuidade ao processo de Reforma Administrativa, o Prefeito Reinaldo Pinheiro irá exonerar a qualquer momento André Raimundo, Secretário Municipal de Assuntos Políticos e nomear Ary Carlos, para a pasta. Ary, confirmou ao Blog In Foco seu retorno a Administração Reinaldo Pinheiro, basta saber quando será sua nomeação. Nos disseram ainda que a exoneração do 2º e 3° escalão acontecerá também a qualquer momento. Dentre os nomes mais citados para as exonerações estão Eliene Galvão, Pastor Bebé, Angelina Sobreira, entre outros.

Ary Carlos de volta à Administração Reinaldo Pinheiro

Durante essa semana, se ouviu muito que Ary Carlos, ex-Secretário de Governo da Prefeitura de Jequié-BA e ex-Assessor do Dep. Federal Roberto Britto, voltaria a fazer parte da Administração Reinaldo Pinheiro. O Blog In Foco procurou Ary Carlos na noite de ontem (08/03) para saber mais informações sobre seu suposto retorno à Administração Municipal. O mesmo confirmou seu retorno e ainda nos disse que assumirá a Secretaria Municipal de Assuntos Políticos, onde, brevemente será extinta e substituída pela Secretaria Municipal de Relações Institucionais, projeto que será enviado a Câmara de Vereadores pelo Prefeito Municipal.

FRASE DA SEMANA

"esse Dia das Mulheres é um alerta a todos nós: vamos acabar com a hipocrisia neste País, preservativo deve ser doado e ensinado como usar, sexo é deve ser feito e ensinado como fazer".
Luis Inácio Lula da Silva, Presidente do Brasil, discursando em defesa das mulheres.

Nomeações para os Cargos Estaduais em Jequié-BA

Após várias reuniões, saem em Diário Oficial as primeiras nomeações para os cargos estaduais em Jequié-BA. O prof. da UESB Roberto Gomdim assume a DIREC 13 e o Enfermeiro e ex-Secretário de Saúde do Municipio de Itagí-BA Gilmar Barros Vasconcelos assume a Direção do Hospital Prado Valadares. Ambas indicações são do PT. Segundo informações, a qualquer momento o Jornalista e Assessor do Vereador Regis Silva, Antonio Carlos Santana (Tonga) será nomeado Diretor da CAR (Companhia de Articulação Regional), outra indicação do PT.

Prefeito de Aracaju inaugura centro de combate à violência doméstica contra a mulher

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), ao lado de secretários municipais, vereadores e outras autoridades, inaugurou na manhã de hoje, Dia Internacional da Mulher, o Centro de Referência Especializado da Assistência Social São João de Deus. O espaço é mais uma iniciativa municipal na luta contra a violência doméstica contra a mulher. Edvaldo Nogueira destacou a inauguração do Centro justamente no dia dedicado às mulheres.

“Nesse dia importante, que é o dia das mulheres, tínhamos que inaugurar uma obra que fosse responder a um problema grave que atinge muitas mulheres. Nós precisamos conclamar para que a sociedade se engaje na campanha, no sentido de acabar com esse tipo de problema social”, declarou o prefeito, ressaltando a importância do espaço.

Segundo a secretária municipal da assistência social, Rosária Rabelo, o Centro tem capacidade para atender 80 mulheres por mês, prestando assistência social, jurídica, psicossocial e terapêutica. “O combate contra esse tipo de violência é um compromisso dessa gestão para com a sociedade, prestando assistência às mulheres que sofrem com o problema”, informou a secretária.

A presidente do Conselho Municipal da Mulher e também da União Brasileiras de Mulheres em Sergipe, Ivania Pereira, destacou que somente no último mês foram registradas 400 casos de agressão na delegacia da mulher. “Acredito que isso não seja nem 10% da realidade das mulheres que sofrem coma violência, pois a maioria absoluta não vai até a delegacia da mulher”, disse.

Ivania lembrou também de algumas campanhas para que se denuncie a violência doméstica. “A União Brasileira das Mulheres lançou uma campanha: “Em briga de marido e mulher queremos meter a colher" e o Conselho Municipal de direitos da mulher lançou o 180, disque denúncia contra a violência da mulher”, complementou.

Ao final de algumas homenagens prestadas às mulheres, o prefeito Edvaldo Nogueira distribuiu botões de rosas à todas mulheres presentes. “Uma homenagem dessa com rosas é muito bonita e com certeza alegra nosso dia”, disse satisfeita a empregada doméstica Cleonice dos Santos Reis.

Fonte: ASCOM/Prefeitura Municipal de Aracajú-SE

LINHA DO TEMPO: 09 de Março

Aconteceu em 09 de março:

1857 - Dia da vitória dos colonos - Vitória dos colonos rebelados da fazenda Ibicaba (Limeira, SP) contra a "nova escravidão". A Cia. Vergueiro cede em vários pontos. Inspira o 1º livro escrito por um trabalhador de nosso país, Memórias de um colono no Brasil, de Thomas Davatz.

1916: A polícia ataca reunião de ferroviários demitidos em Catalão, GO; 9 mortos.

1916: Pancho Villa ataca a cidade de Columbus, nos EUA.

1919: Protesto estudantil no Cairo contra a prisão do líder nacionalista Saada Zaghul. Os colonialistas ingleses revidam com metralhadoras.

1933: Posse de F. Roosevelt, Plano de Cem Dias. Os EUA começam a sair da crise de 29 violando os dogmas do liberalismo.

1933: George Dimitrof, da IC, é preso pelo recém-iniciado governo de Hitler, acusado do incêndio do Reichtag.

1956: Ato no Rio pró-extensão da anistia de 56 aos comunistas, negada pelo Congresso.

1965: O gen. Castelo Branco leva sonora vaia em aula inaugural na UFRJ. Protesto antiditadura na UnB, DF.

1981: Auditoria Militar do AM acusa Lula de incitar a luta de classes em Brasiléia, AC.

1989: 500 famílias sem-terra ocupam fazenda em Salto do Jacuí, RS. São expulsas por mil PMs: 400 feridos, 22 presos.