Há 85 anos, no dia 25 de março de 1922, nascia um das mais importantes agremiações do país: o Partido Comunista do Brasil. De lá para cá, sua trajetória foi marcada por embates, perseguições, torturas, preconceitos e assassinatos. E de suas fileiras tombaram nomes que são patrimônio da história nacional.
Pelos ideais do socialismo, morreram os guerrilheiros do Araguaia e os heróis da Lapa. Foram muitas as perdas, mas também foram grandes as vitórias alcançadas. Nestes 85 anos de luta, o PCdoB ganhou força e militância e passou a ter maior destaque vida política brasileira.
O partido participa do governo Lula desde seu primeiro mandato e ajudou a construir sua primeira vitória numa aliança que começou em 1989. Consolidou seu nome, ampliou sua bancada, elegeu prefeitos, senadores e nomes que hoje batalham, no Legislativo e no Executivo, por um Brasil igualitário, soberano e desenvolvido. Neste espaço virtual, o Partido Vivo disponibiliza para os internautas um pouco dessa história de dor, alegria, orgulho e audácia que marcaram o Partido Comunista do Brasil.
Fonte: ASCOM/Partido Comunista do Brasil - PCdoB
Nenhum comentário:
Postar um comentário