quinta-feira, 8 de março de 2007

Administração Kassab manda apreender faixas e materiais contra Bush

A prefeitura municipal de São Paulo tentou, na última quarta-feira (07), impedir uma manifestação contra a visita de George W. Bush no Brasil. Foram apreendidos materiais visuais que estavam com militantes do PCdoB e que convocavam a população para a manifestação no 08 de março.

Para Rodrigo de Carvalho, secretário estadual de Comunicação do PCdoB paulista, a atitude da prefeitura é inadmissível, pois fere o direito da liberdade de manifestação. “O prefeito Gilberto Kassab tem simpatia pelo presidente Bush e deve ter ficado incomodado com as ações que estamos realizando”, diz o dirigente comunista. O subprefeito de Vila Mariana, Fabio Lepique, que comandou a apreensão do material em nome da prefeitura, afirmou que ''o direito à livre manifestação não autoriza ninguém a desrespeitar a legislação do município, notadamente a lei número 14.223 de 26 de setembro de 2006'', a qual tem como finalidade combater a poluição visual na cidade. ''Não vamos admitir que emporcalhem São Paulo de maneira nenhuma'', afirmou Lepique para tentar justificar a atitude arbitrária da prefeitura. A subprefeitura também pretende limpar os muros pichados com mensagens contrárias à visita de Bush.

As faixas, que eram assinadas pelo PCdoB e continham frases como ''Fora Bush'', ''Contra a Guerra'' e ''Contra o imperialismo'', convocavam a população para manifestação contra a visita do presidente americano George W. Bush no Brasil, e estavam fixadas na passarela Ciccilo Matarazzo (em frente ao Detran) e no viaduto Santa Generosa, no Paraíso.

''Consideramos que não estamos enquadrados em nenhum tipo de penalidade. O que estamos fazendo é uma livre manifestção política. Estamos expressando nossa indignação com a presença de George Bush. Vamos continuar as manifestações. Vamos fazer panfletagem na paulista com faixas''.

Para Carvalho, as faixas apreendidas não têm finalidade comercial, não são duradouras e estavam representando um protesto político. “A natureza política do prefeito é autoritária, isso já foi visto em outras atitudes de Kassab. Ele não suporta a democracia. A prefeitura tomou uma atitude arbitrária, antidemocrática e impediu que houvesse liberdade de expressão”, protestou Carvalho. As manifestações contra Bush continuam com panfletagens e abertura de novas faixas de protesto na região da avenida Paulista nesta quarta-feira. Hoje, quinta-feira (8), também na avenida Paulista, será realizado o ato contra a presença de Bush. Os manifestantes se concentrarão a partir das 15 horas na praça Osvaldo Cruz e seguirão em passeata até o vão livre do Masp.

Fonte: Portal Vermelho (www.vermelho.org.br)

Nenhum comentário: