segunda-feira, 26 de março de 2007

Ministro francês afirma que Brasil é "predador agrícola"

Dominique Bussereau, ministro da Agricultura da França, afirmou que o “Brasil é um verdadeiro predador agrícola”. Irredutível, ele confirmou que o seu país deverá manter o posicionamento de não aceitar novas reduções nas tarifas de importação de produtos agrícolas.
Mais além, ele prometeu pressionar o comissário europeu para o comércio, Peter Mandelson, para que não proponha outras concessões aos países emergentes. A revolta do ministro se deve ao fato de que potências agroindustriais, a exemplo de Brasil, Argentina, Nova Zelândia e Austrália, não oferecer acessos aos mercados internos, apesar de que, por outro lado, colocarem seus produtos na Europa.
"Esses países querem que a Europa reduza suas tarifas de importação sem dar a menor contrapartida para que nós entremos em seus mercados", disse o ministro, classificando esses países de "verdadeiros predadores".
"É por este motivo que a França e a Europa são inflexíveis nas negociações da OMC. Nós temos um sistema de regras e não queremos acabar com nossas fronteiras para destruir uma parte de nossa agricultura". O ministro também disse que, caso a Europa permita a entrada de carne bovina brasileira, "será a destruição completa da produção francesa".

“Será terrível também para os consumidores europeus, já que a carne bovina brasileira não teria nenhuma garantia de rastreamento de todo o processo produtivo nem sanitário”. O ministro afirmou que a França conta com importantes aliados nessa “cruzada de negociações”, entre os possíveis se destacam Japão e Suíça, além da “maioria dos 27 países que compõe a União Européia”.
Fonte: ítalo Souza (Gazeta Ipiaú-BA)

Nenhum comentário: