segunda-feira, 5 de março de 2007

No PCdoB, aprendi a conhecer e a defender o Brasil, diz Aldo Rebelo

O PCdoB completa 85 anos no próximo dia 25 de março. É o mais antigo partido em atividade no país, o que não é pouca coisa, frente às dificuldades que os comunistas enfrentaram ao longo dessa trajetória. Para comemorar mais este ano de lutas, os comitês estaduais estão preparando uma série de atividades.

“O papel do Partido Comunista do Brasil é apoiar a união de amplas forças políticas, sociais, intelectuais e econômicas pela retomada do desenvolvimento econômico do Brasil, pela ampliação da democracia no país e pelos direitos sociais do povo brasileiro”. É dessa forma que o deputado federal Aldo Rebelo define a importância da participação do partido na vida política nacional nos dias de hoje. No âmbito internacional, o comunista lembra que o partido “também desenvolveu um amplo esforço pela integração sul-americana e de solidariedade aos povos que lutam por paz e desenvolvimento”. O parlamentar, um dos mais respeitados na política brasileira, há 16 anos é deputado federal pelo PCdoB, representando sempre o estado de São Paulo. Tornou-se líder do governo Lula em 2003 e em 2004 foi nomeado ministro da Coordenação Política, cargo que ocupou até 2005. De volta à Câmara dos Deputados, foi eleito presidente da Casa, onde ficou até fevereiro, quando uma acirrada e conturbada disputa levou o petista Alindo Chinaglia ao posto.

Aprendizado

Aldo lembra que o partido, criado em 1922, surgiu como advento das lutas sociais modernas e como evolução do movimento anarquista que, no início do século 20, firmou-se como o setor mais ativo do movimento sindical. “A partir de seu compromisso com as lutas dos trabalhadores, o PCdoB tornou-se alvo de violência e repressão que tumultuaram sua trajetória, mas definiram sua condição de legenda vocacionada para a defesa da democracia e dos direitos sociais do povo brasileiro”, disse. Ao falar sobre o PCdoB, Aldo fez questão de salientar que uma das principais características da legenda é a luta, ao lado dos brasileiros, por bandeiras essenciais da soberania e desenvolvimento nacional, em defesa dos trabalhadores e da igualdade social. “O Partido Comunista esteve ao lado do povo na luta contra o nazismo e na jornada em defesa do petróleo. Mais tarde, a partir de 1964, empenhou-se em restaurar a democracia e unir amplas forças pela liberdade. Minha participação foi a partir da década de 1970, no movimento estudantil”, lembrou. E completou: “no PCdoB, aprendi a conhecer e a defender a liberdade, o Brasil e o povo brasileiro”

Fonte: Vermelho - www.vermelho.org.br

Nenhum comentário: