segunda-feira, 9 de abril de 2007

UNE encerra Encontro de Mulheres Estudantes

A criação de um calendário que contemple as causas feministas dentro do movimento estudantil, o repúdio ao machismo nas universidades, o incentivo à participação de mulheres no 50º Congresso Nacional da UNE (Conune) e a defesa pela legalização do aborto. Estas foram algumas das resoluções aprovadas na plenária final do 2º Encontro de Mulheres Estudantes da UNE (EME), realizada na tarde de sábado (07).

As propostas integram um documento oficial, redigido pelas participantes do encontro, que reuniu 400 universitárias. Antes da plenária final, ocorreu o debate "Mulher e Política". Sua mesa teve uma abordagem ampla e diversificada, com a presença de representantes dos movimentos negro, GLBTT (gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e travestis) e universitários.

Para a diretora de mulheres da UNE, Tatiana Cibele, o EME demonstrou o avanço da luta das mulheres e sua auto-organização. "Em relação ao 1º encontro, dobraram o número de inscrições e conseguimos aprovar uma agenda que contempla as bandeiras feministas", disse. "Um dos pontos de unificação das ativistas foi em relação à legalização do aborto."

A grandiosidade do encontro, que contou cerca de 400 universitárias inscritas, representando 22 estados brasileiros, também foi destacada por Tatiana. "O fato de quase todos os estados terem representantes demonstra que o movimento estudantil realizado pelas mulheres está cada vez mais presente nas faculdades. Isso possibilita o combate ao machismo e a criação de uma universidade mais democrática, comprometida com as mudanças da sociedade", comemorou.

Fonte: ASCOM / UNE

Um comentário:

J^^h Dagort disse...

oiii gostaria de entrar emcontatoo com mulheres etudantes dde jornalismo de 19 a 23 anos para analise de publico alvo do meu projeto de banca do curso de design de moda da celer faculdades xaxin SC...obrigada desde jahhh


josi_dagort@hotmail.com