segunda-feira, 9 de abril de 2007

Começa no Rio de Janeiro a 2ª rodada do Fórum Nacional de TVs Públicas

A segunda rodada de debates do 1º Fórum Nacional de TVs Públicas será realizada nesta segunda-feira (9), no Palácio Capanema, no Rio de Janeiro, quando será lançado o segundo caderno com as conclusões da primeira parte da discussão. O encontro envolve representantes de TVs legislativas, universitárias, comunitárias, estatais e educativas, além do governo e da sociedade civil.

Membro do grupo executivo do evento, Mário Borgneth está confiante no resultado do processo de discussão sobre as TVs públicas do país, cujas plenárias finais serão realizadas de 8 a 11 de maio, em Brasília. “Estamos tendo condições, nunca antes produzidas, de conhecimento da nossa realidade e, sobretudo, daquilo que desejamos”, disse Borgneth.

Segundo ele, “o fórum vai permitir ao governo pautar com mais segurança os projetos e as políticas para o novo cenário da comunicação social brasileira, com a chegada da tevê e do rádio digitais. Isso obriga um rearranjo institucional, marcos regulatórios dos modelos de gestão e de produção.”

Os segmentos envolvidos trazem dúvidas, preocupações e reclamações para essa segunda rodada de debates. Uma delas é a possível perda de espaço das TVs comunitárias com a migração do atual sistema analógico para o digital. Outra é a falta de financiamento aos canais comunitários e universitários por parte do governo e a dúvida sobre dar abertura ou não às verbas publicitárias vindas da iniciativa privada.
Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário: