segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Pastoral da Criança capacita Líderes

A Pastoral da Criança começou a preparar os seus voluntários para a implantação dos métodos do “Guia do Líder 2007” desde o último sábado (24) indo até segunda-feira(26) na Organização Fraternal São José, situada na avenida Luís Tarquínio, nº 18, Roma, em Salvador. Duas assessoras da Coordenação Nacional da entidade social da CNBB (Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil) são as capacitadoras dos multiplicadores baianos.
Para as capacitadoras Ana Ruth Resende Góes e Maria Olinda da Silva, a nova redação do Guia traz conteúdos revistos e atualizados e também incorpora em sua estrutura uma proposta de capacitação dentro da metodologia de ver, julgar, agir, avaliar e celebrar. Cada etapa é iniciada com base na realidade e tem no seu final uma sugestão de tarefa prática. A etapa seguinte inicia com um conteúdo para a avaliação do que foi feito na tarefa e para a celebração da etapa anterior.
O Guia foi testado em comunidades que ainda não possuíam Pastoral da Criança e também com líderes já capacitadas no método do atual Guia do Líder. Para testar a eficiência dos novos métodos foram escolhidas comunidades nas cidades de Belém/PA, Aracajú/SE, Goiânia/GO, Vicariato Sul e Caxias/RJ, São Sebastião e Casa Branca/SP, Curitiba/PR e Caxias do Sul/RS.
A Pastoral da Criança conta com o apoio de mais de 30 mil voluntários em cerca de 6 mil comunidades espalhadas em 385 municípios. A maioria dos voluntários é formada por mulheres que atuam como líderes na orientação de famílias, dando assistência à saúde física e espiritual e exercendo papel fundamental na defesa da vida dos mais pobres.
A coordenadora da Pastoral da Criança na Bahia, Zofia Kusy, informa que a entidade atende mensalmente a mais de 215 mil crianças de zero a seis anos, além de 11 mil gestantes e 161 mil famílias, num universo de mais de um milhão de crianças pobres no estado. “Estamos presentes em todas as dioceses da Bahia, mas precisamos ampliar o nosso atendimento”, afirmou.“Entre as crianças que acompanhamos, os índices de desnutrição é muito baixo, mas fora do raio de ação da Pastoral as taxas ainda são altas. No caso das gestantes, o nosso trabalho é orientá-las para prevenir o risco de que os bebês nasçam desnutridos”, ressaltou Zofia, acrescentando que são conhecidos os riscos de doenças como a tuberculoses, hanseníase e outras doenças”. Além dos líderes, a Pastoral conta com a ajuda de cerca de 18 mil pessoas que apóiam as atividades nas comunidades.
Fonte: Pastoral da Criança

Um comentário:

Anônimo disse...

OLÁ tiago, sou ana cicilia, moradora de jequié, ex lider da pastoral da criança. gostaria de lhe perguntas se vc sabe o nome do coordenador/diretor da pastoral aki em jequie, para que eu possa confeccionar um certificado. se puder me ajudar aguardo resposta no email tilinhajequie@hotmail.com .

grata e parabens pelo blog!!!