terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Diretor de Cultura de Jequié-BA pede exoneração do Cargo

O Sr. Gidásio Santos, Diretor de Cultura de Jequié-BA, indicado para o cargo pelo PCdoB local, pede exoneração do Cargo na última Segunda (26). O Blog In Foco procurou o mesmo na manhã desta Terça (27) para saber as razões, os motivos desta decisão que pegou muitos de surpresa. Segue na integra a conversa entre o Blog In Foco com o Sr. Gidásio Santos.
************************************************************************************
Blog In Foco - Sr. Gidásio Santos, bom dia, tudo bem?
Gidásio Santos - Bom Dia, Tudo bem. Aproveito para parabenizar pela importante atuação desse meio de comunicação na contrução de uma mídia alternativa e cidadã em nosso municipio.
************************************************************************************
Blog In Foco - Muito obrigado!! Sr. Gidásio, o que o levou a tomar essa decisão que pegou muitos de surpresa?
Gidásio Santos - Primeiramente, eu gostaria de ressaltar que foi uma experiência muito rica e prazerosa de estar Diretor de Cultura de Jequié-BA nesses dois anos do atual Governo Municipal. Nesse período, buscamos cumprir os compromissos públicos do Governo Cidadão no sentido de democratizar as ações culturais e torná-la acessível a todos os munícipes. tivemos muitos avanços em diversas áreas e tornamos realidade muitas aspirações culturais. Em nossa gestão foi criado o Conselho Municipal de Cultura, instituimos os Fóruns Culturais, foi regulamentada a Lei de Incentivo a Cultura, foi inaugurado o Museu Histórico de Jequié-BA, além de organizarmos outros eventos importantes como a Tradicional Lavagem da Casa de Cultura, a 1ª Semana da Consciência Negra em parceria com a UNEJE (União dos Negros de Jequié-BA), outros eventos desse gênero e muitas outras atividades ligadas às diversas linguagens artísticas, totalizando 165 atividades em 2005 e 204 no ano de 2006, conforme consta em nosso relatório. Foi a criação e execução da Diretoria de Cultura, o evento cultural mais significativo da história de Jequié-BA: A Vila Junina, com quase uma mês de puro Forró- pé-de- serra e muitos folguedos juninos. Assim, compreendemos que nossa gestão foi exitosa nos diversos aspectos. No entanto, com o avanço e a dinâmica de nossas ações culturais, a indefinição de uma dotação orçamentária e a falta de uma maior estrutura física e material para a cultura dificultaram o constante atendimento das demandas e a concretização de muitos projetos planejados. Como não havia perpectivas de mudanças nessa realidade a curto prazo, inclusive com a criação de uma Secretaria Municipal de Cultura (um antigo pleito dos artistas), como fora feito com o Esporte, com dotação orçamentária definida e um Fundo Municipal de Cultura para tornar os recursos obrigatórios para esse setor, resolvemos colocar nosso cargo a disposição do Gestor Municipal, pois, compreendemos que sem essa decisão política de se criar uma estrutura adequada para a gestão cultural em Jequié-BA não conseguiríamos continuar avançando ainda mais nas atividades culturais, nem atender as demandas de se manter em dias os equipamentos culturais (Casa de Cultura, Centro de Cultura, etc.). Essa deve ser a luta de todos que atuam na área cultural!!!
************************************************************************************
Blog In Foco - Que avaliação o Senhor faz de sua atuação e de sua equipe a frente da Diretoria de Cultura nesses dois anos de Governo Cidadão?
Gidásio Santos - Extremamete positiva. Desde que assumimos, nosso objetivo foi colocar a cultura num novo patamar, no lugar de destaque que ela merece, como o fizemos na qualidade dos eventos culturais que realizamos e apoiamos. A Diretoria de Cultura é composta por vários artistas de destaque em nosso municipio, relacionados às diversas linguagens artísticas. Temos uma equipe competente!!!
************************************************************************************
Blog In Foco - Na sua opinião, o que deve ser feito para consolidar a cultura em nosso Município?
Gidásio Santos - Acho que a principal estratégia é a mobilização da classe artística e dos segmentos culturais no sentido de fortalecer sempre o Conselho Municipal de Cultura. Essa instância foi a primeira decisão de nossa gestão no sentido de criar um fórum de debates e deliberações periódico sobre as questões relativas a cultura em nossa cidade, ou seja, para democratizar as decisões sobre as ações culturais, como tem acontecido. Se cada vez mais fortalecido, a luta do Conselho impusionará as ações culturais e será um dos elos principais para se alcançar uma Secretaria Municipal de Cultura com dotação orçamentária definida e obrigatória como Jequié necessita e merece.
************************************************************************************
Blog In Foco - Como será sua caminhada de agora em diante?
Gidásio Santos - Sou professor Especialista em LETRAS e LITERATURA pela UESB e milito há muitos anos nos movimentos sócio-culturais. Continuarei fazendo isto para construirmos uma sociedade cada vez melhor para todos em seus diversos aspectos, tanto no sentido econômico, social e cultural.
************************************************************************************
Blog In Foco - Muito obrigado pela entrevista. Sucessos em sua caminhada.

Nenhum comentário: