sábado, 24 de fevereiro de 2007

Lula ressalta importância da contribuição do PCdoB no governo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na última quinta-feira (22), no Palácio do Planalto, o presidente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Renato Rabelo, acompanhado do líderdo PCdoB na Câmara, deputado Renildo Calheiros (PE), o senador comunista Inácio Arruda (CE) e o Secretário de Relaçãoes Institucionais do PCdoB, Ronald Freitas. Ao sair do encontro, Rabelo disse que o presidente ainda não finalizou a montagem da equipe ministerial para o segundo mandato, mas indicou que o Partido devem continuar à frente do Ministério do Esporte e convidou os comunistas para contribuirem com os debate sobre o PAC. Lula recebeu dirigentes comunistas no Planalto.

Em entrevista ao Vermelho, Renato informou que o tema principal da conversa com o residente, que durou cerca de uma hora, não foi a reforma ministerial e que Lula pretende manter reuniões frequentes com os partidos da base aliada.

Na reunião, Lula e os dirigentes comunistas trataram de diveros temas da conjuntura política atual e o presidente ressaltou aspectos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). ''O presidente julga importante a contribuição do PCdoB nas discussões sobre o PAC e estamos à disposição para colaborar com este debate'', disse Renato.

Bloco de esquerda não é anti-PT

Outro tema destacado pelo presidente na reunião foi a constituição do Bloco de Esquerda, formado na Câmara por deputados do PCdoB, PSB, PDT, PAN, PMN e PHS. Lula quis saber dos comunistas quais as intenções deste bloco e como ele pretende se relacionar com o governo. ''Comunicamos ao presidente que o bloco foi formado numa circunstância política específica, que foi a eleição para a presidência da Câmara, visando, naquele momento, reforçar a candidatura de Aldo Rebelo. Após a eleição, mantivemos o bloco pois entendemos que ele pode se tornar um interlocutor importante do governo dentro do Congresso, atuando em conjunto com as outras forças políticas que integram a base, como o PT e o PMDB'', afirmou Renato.

Segundo Renato, o presidente Lula também foi informado que o bloco de esquerda não foi criado nem tem a intenção de se transformar num bloco ''anti-PT''. ''Pelo contrário, é um bloco aliado do Partido dos Trabalhadores, pois somos todos da base do governo e o PT é um parceiro histórico do PCdoB'', afirma Renato.

O dirigente comunista disse ainda que o PCdoB não vê nenhum problema em atender ao pedido feito pelo presidente Lula para que as direções dos dois partidos (PT e PCdoB) mantenham fortes seus vínculos políticos.

PCdoB deve continuar com Ministério do Esporte

Sobre a montagem do governo, Renato confirmou a informação dada horas antes por dirigentes do PSB de que o presidente Lula não tem pressa para concluir a reforma ministerial. ''O processo de montagem da nova equipe de governo será feito sem pressa e pode se estender pelo mês de março'', disse o presidente do PCdoB.

Ele também confirmou que o presidente Lula tende a manter o PCdoB no comando do Ministério dos Esportes e que há a possibilidade do atual ministro Orlando Silva continuar à frente da pasta. Porém, o presidente Lula não descarta convidar o ex-ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, também do PCdoB, para integrar a nova equipe de governo. ''O presidente julga que Agnelo teve um papel importante no primeiro mandato e pode voltar a contribuir nesta nova fase'', informou Renato.

A respeito das informações que circularam na imprensa sobre a possível indicação de um comunista para a Secretaria Nacional de Juventude, Renato Rabelo disse que existe sim esta possibilidade mas que o presidente Lula ainda não se decidiu sobre o assunto. ''É uma questão a ser resolvida mais pra frente'', disse Renato.

Nenhum comentário: