terça-feira, 5 de junho de 2007

Secretário Estadual de Educação, Adeum Sauer, realmente é “hilário”

Por Gidásio Silva
Professor da Rede Estadual de Ensino
-
O Secretário Estadual de Educação, Adeum Hilário Sauer, é realmente uma pessoa hilária em suas decisões. No mês de fevereiro, ainda empolgado pela nomeação no cargo, em uma reunião no Conselho Geral da APLB-Sindicato, com representação de professores de diversos municípios, ele declarou que faria uma gestão democrática em sua pasta, conforme o discurso do Governo eleito.
--
Adeum disse que implantaria a eleição direta para gestores das escolas (diretores e vices). Para exercitar o novo momento, ele sugeriu que a APLB poderia encaminhar essa sugestão paras os professores nas diversas escolas do Estado. Isto foi feito. Várias escolas indicaram diretores e vices para preencherem os cargos até a eleição direta que, conforme o compromisso do Secretário, aconteceria no segundo semestre de 2007.
--
O Secretário cumpriu o que falou? Não. Foi uma PEGADINHA hilária dele. Todos os cargos foram indicados como no passado: por negociação política.
--
Outra do Secretário Hilário. Os professores continuam na greve em todas as cidades da Bahia, lutando por um reajuste salarial decente, acima dos 4,5% concedidos em duas parcelas (3,2% no mês de maio e o restante em novembro) e sem redução entre os níveis salariais. Hilário, que não conhece o espírito de luta da categoria, ocupou os meios de comunicação para dizer ironicamente que a greve só estava acontecendo em algumas escolas da capital, Salvador. Como ninguém está aprovando o seu desempenho, Hilário forçou a barra com seu Decreto de 04 de junho, nada engraçado. Bate palmas para a decisão da justiça que determinou “a suspensão da greve deflagrada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação”, por solicitação do Governo Wagner. Além disso, ameaça os professores com o envio de faltas e outras penalidades. Quem diria, um educador que virou algoz de seus colegas de profissão.
--
Hilário, seu sobrenome virou sinônimo de tristeza e decepção. A Educação é maior que suas pegadinhas sem graça.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito boa a sua colocação em relação ao secretário, coloquei uma cópia no meu blog para difundir seu pensamento.