sexta-feira, 15 de junho de 2007

ANP apóia projeto do Cefet na Bahia

Dia 2 de julho o Ministério da Educação recebe as propostas para implantação das 150 unidades dos centros tecnológicos no país. Na Bahia, os municípios de Seabra, Irecê, Feira de Santana, Jacobina, Ilhéus, Bom Jesus da Lapa e Chapada estão na lista e nessa primeira etapa sai na frente quem apresenta as melhores contrapartidas. As unidades aprovadas deverão funcionar já a partir de 2008.
-
Para tratar dessa questão, o deputado estadual Edson Pimenta(PCdoB) manteve reunião com o diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Haroldo Lima, solicitando o apoio do órgão para a instalação das unidades do Cefet na Bahia, em especial as de Seabra e Irecê, que já disponibilizaram as áreas exigidas no edital - mínimo de 150 hectares - contrapartida número um solicitada pelo MEC.
-
O diretor-geral da ANP confirmou o interesse em ser parceiro desse projeto, salientando que isso significa investimento na educação e formação profissional da juventude em regiões de crescente desenvolvimento econômico. Segundo Haroldo Lima, a ANP pode firmar compromissos na área de recursos humanos, concessão de bolsa de estudos, biblioteca e laboratório de biocombustíveis para pesquisa, ensino e prestação de serviços à sociedade.
-
Uma unidade do Cefet deverá abrigar 1.200 alunos, 60 professores, 40 funcionários e investimento para implantação de R$5 milhões, com custo anual de R$2.5 milhões. Segundo o deputado Edson Pimenta, já manifestaram interesse na parceria as empresas Brasil Ecodiesel, Petrobrás, universidades e associações comerciais, entre outros. O deputado destaca ainda o convênio assinado com a Secretaria de Ciência e Tecnologia da Bahia, para instalação de uma unidade de produção de biocombustível com capacidade de 800 litros/dia no campus do Cefet.

De Salvador,
Alberto Sobral

Nenhum comentário: