segunda-feira, 7 de julho de 2008

Obra de substituição da rede de Esgotamento Sanitário do HGPV foi concluída

A Rede de Esgotamento Sanitário do Hospital Geral Prado Valadares foi totalmente substituída e solucionou um problema social que iniciou há mais de 10 anos quando os vazamentos infiltravam e afloravam dentros das casas vizinhas ao Hospital.

Este problema forçou alguns moradores a abandonarem seu lar e outros terem que habitar em situações insalubres, proporcionando o risco iminente de adoecimento, pois a água que invadia as residências através das paredes e piso potencialmente poderia conter dejetos e contaminar pessoas e alimentos.

Segundo informações dos funcionários mais antigos do Hospital e também dos moradores prejudicados, este problema sempre aparecia e eram adotadas ações paliativas, o caso nunca havia sido solucionado de forma definitiva.

De acordo com parecer técnico da EMBASA o tipo de tubulação existente até dias atrás já não é mais utilizado, pois o material cerâmico perde a sua consistência original com o tempo e ocorrem vazamentos, o tubo indicado é o de PVC.

O Diretor do HGPV Gilmar Vasconcelos informa que a obra foi concluída e a nova rede está em funcionamento, diz ainda que visitou algumas das residências atingidas e foi informado que o problema está sanado. O Diretor aproveitou para informar aos moradores sobre os serviços realizados e alertou que outras infiltrações poderiam aparecer dentro das residências, mas não provocadas pelos esgotos do Hospital, porque foi implantada nova rede com todas as caixas e tubulações novas.

O serviço foi supervisionado pela EMBASA e pelo HGPV durante toda a sua execução, tendo sido aprovado.

Gilmar Vasconcelos
Diretor Geral do HGPV / Jequié-BA
www.saude.ba.gov.br/hgpv

Nenhum comentário: