Inicia no próximo mês no Hospital Geral Prado Valadares em Jequié o Serviço de Endoscopia Digestiva Alta. Os procedimentos de Urgência e Emergência serão realizados 24 horas por dia, 7 dias por semana.
A Equipe médica que tocará o Serviço já está composta e em processo de contratação com recursos do Termo de Cooperação entre Entes Públicos Estado/Município. São os médicos Endoscopistas Dr. Radmesse Britto, Dr. Carlos Cesar, Dr. Emanoel Junior, Dr. Marcelo Costa, Dr. Silvio Roberto e Dr. Frederico Medrado o qual coordenará a equipe.
Atualmente o serviço funciona um dia por semana e realiza apenas os procedimentos de rotina das enfermarias. Com o serviço funcionando 24 horas os pacientes que têm necessidade de intervenção imediata serão beneficiados, a exemplo de hemorragia digestiva com a realização da esclerose ou retira de corpo estranho que na grande maioria das vezes teriam de ser transferidos para outros centros, geralmente para Salvador.
Vale ressaltar que Jequié está localizado numa região endêmica para Esquistossomose, doença esta que é responsável pelo alto índice de Hemorragias Digestivas Altas (HDA), estima-se que aproximadamente 80% das HDAs se deve ao Schistosoma mansoni. Portanto é um serviço de extrema importância loco-regional que ajudará na redução dos custos do tratamento dos pacientes, pois uma única ampola do medicamento mais utilizado para debelar as hemorragias digestivas custa em torno de R$500 a R$900,00, o que nem sempre resolve o problema.
O equipamento de Endoscopia já foi disponibilizado pela Secretaria Estadual de Saúde do Estado e já se encontra na Unidade.
Este é mais um serviço que está sendo implantado no HGPV na busca contínua da melhoria da assistência, o qual contou com a colaboração decisiva da SESAB na pessoa do Secretário Jorge Solla, da Diretora dos Hospitais da Rede Própria (DARP), da Secretaria Municipal de Saúde e da Diretoria de Programação da SESAB (DIPRO).
Gilmar Vasconcelos
Diretor do Hospital Geral Prado Valadares - Jequié-BA
Nenhum comentário:
Postar um comentário