quarta-feira, 30 de setembro de 2009

FUNDADA EM MANOEL VITORINO A COOPERATIVA DE DERIVADOS DO UMBU

Foi fundada na noite de segunda-feira (21), na cidade de Manoel Vitorino a Cooperativa de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar do Sudoeste da Bahia (COOPROAF), composta de 26 cooperados divididos em três grupos: dois na sede e um na zona rural. A COOPROAF produz derivados do umbú a exemplo de geléia, doce de corte, doce cremoso, nego bom, suco, compota, licor e poupa.
-
Segundo Marilda dos Santos, presidente da COOPROAF, “a cooperativa beneficia cerca de 20 famílias que residem em Manoel Vitorino, melhorando sua condição de vida”.
-
Quem se interessar em adquirir os produtos produzidos pela COOPROAF é só ligar para (73) 3549 2266, falar com Suely (Gerente de Produção)

INSTITUTO PROMOVE INCLUSÃO SOCIAL EM MANOEL VITORINO-BA


O Instituto São Francisco de Assis (ISFA) fundado em julho de 2007 por jovens do município de Manoel Vitorino, participantes da Pastoral da Juventude e da Escola de Formação para Cidadania da cidade de Jaguaquara-BA, vem desenvolvendo trabalhos sócio/culturais a exemplo da participação de jovens e adultos na Escola de Formação para Cidadania com encontros trimestrais sobre temas de cunho social; do Ponto de Cultura Raiz do Umbuzeiro com atividades culturais: reisado, reisado infantil, grupo de pastorinhas, capoeira, dança de rua, curso de teatro e dança afro; e do Projeto Vida Nova por meio de atividades sócio-cultural-educativas, atendendo crianças e adolescentes em situação de risco social na faixa etária de 12 a 18 anos, proporcionando o desenvolvimento social, econômico e cultural da comunidade.
-
A comunidade é parceira das atividades da Instituição, tendo em vista a forte participação nos eventos, na condução de projetos sociais e ações de desenvolvimento da cultura popular. A Instituição construiu uma imagem positiva na comunidade. Os projetos conduzidos pela entidade têm a participação de 45 voluntários de todos os gêneros, religião e etnia. Participam e são filiados ao Instituto, jovens de todas as regiões do município de Manoel Vitorino. Atualmente o ISFA é a principal organização não-governamental do município e tem forte relação com a Pastoral da Criança, Associação dos Moradores do Bairro Santo Antonio, Associação dos Artesãos de Manoel Vitorino, Grupos de Reis, Escolas Públicas, Grupos de Capoeira, além da parceria com a Prefeitura Municipal de Manoel Vitorino que repassa por meio de uma Lei aprovada na Câmara de Vereadores, a quantia de R$ 4.000 (quatro mil reais) por mês para as despesas de custo fixo do Projeto Vida Nova (energia, água, segurança e alimentos)
-
Segundo o Presidente do ISFA, José Francisco de Azevedo (Neguinho da Fanta), “o instituto tem o papel de interferir na atual realidade social disseminando o conhecimento, oportunizando o desenvolvimento sustentável, estimulando o empreendedorismo, impulsionando a cultura e arte, relacionando estes fatores com a geração de emprego e renda melhorando a qualidade de vida das pessoas”.
-
No dia 10 de outubro será feito o lançamento oficial do site do ISFA www.isfa.org.br com a realização de atividades culturais durante todo o dia em sua sede.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

FTC: RESPONSABILIDADE SOCIAL


CONGRESSO PROMULGA PEC DOS VEREADORES

Após ser aprovada em primeiro e segundo turno pela Câmara, o Congresso Nacional promulgou na quarta-feira (23), a emenda constitucional 58/09 chamada de PEC dos Vereadores, que aumenta em mais de 7,7 mil o número de vagas de vereadores no País. A proposta teve a votação concluída nesta terça-feira (22) na Câmara dos Deputados após quase cinco anos de tramitação. O texto foi proposto depois que Tribunal Superior Eleitoral (TSE) extinguiu 8,5 mil vagas nas câmaras municipais.
-
O texto aprovado prevê efeito retroativo para que suplentes de vereadores, votados nas eleições municipais do ano passado, assumam as vagas criadas. Sendo assim, os suplentes Josué Menezes, Neto Bulhões, Manoel Gomes, Walter Sampaio Filho (Barriga) e Júlio Galvão serão empossados vereadores do Município de Jequié, subindo de 12 para 17, número máximo permitido pela sua Lei Orgânica.
-
O Presidente do TSE quem também integra o STF (Supremo Tribunal Federal), Ministro Carlos Ayres Britto, disse em entrevista coletiva que “em 2007, a Corte editou resolução estabelecendo prazo até o dia 30 de junho de 2008 para a promulgação de uma emenda constitucional que alterasse o número de vereadores da atual legislatura. Sendo assim,
as vagas não podem ser ocupadas pelos suplentes”. Apesar de ter dito que, pela interpretação do TSE, a PEC não poderia valer agora, Ayres Britto reconheceu que na prática, depois da promulgação da emenda, a Justiça Eleitoral terá de dar posse aos suplentes do pleito de 2008. Mas ele observou que o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) deverá questionar a PEC no Supremo Tribunal Federal (STF). Ele ainda disse que não poderia falar especificamente sobre a aprovação da emenda porque ela deverá ser contestada no Supremo. "Tudo indica, segundo notícias que circulam, que o Conselho Federal da OAB entrará com uma ADIN (ação direta de inconstitucionalidade) adversando essa emenda. Então eu não posso falar sobre o conteúdo da emenda. Se ela é constitucional ou não é constitucional não me cabe dizer", afirmou o Ministro.
-
A PEC prevê ainda a redução dos gastos com as câmaras municipais, ao fixar percentuais de despesas de acordo com o tamanho dos municípios. O texto impede que as despesas ultrapassem 7% da receita tributária e das transferências municipais em cidades com população de até 100 mil habitantes e 3,5% em municípios com mais de oito milhões de habitantes.

TLC COMEMORA 25 ANOS NA DIOCESE DE JEQUIÉ-BA


O Movimento TLC – Treinamento de Lideres Cristãos comemorou seus 25 anos na Diocese de Jequié com a realização de um Congresso Diocesano que aconteceu nos dias 18, 19 e 20 de setembro, no auditório do IERP – Instituto de Educação Regis Pacheco, com o Tema: “Jovem, sê forte e corajoso” e Lema: “Prevenção contra as Drogas”.
-
Participaram desse evento vários jovens de diversas cidades quem compõem a Diocese de Jequié. Durante os 03 (três) dias do Congresso aconteceram momentos de louvor, adoração, palavra de Deus, apresentação teatral e lual, além da participação de Telmo Tenolli, presidente Nacional do TLC; do Jovem Anailton, da diocese de Salvador, que fez reflexões sobre vários temas e da cantora católica Celina Borges, que fez reflexão sobre o tema central e se apresentou na noite do dia 19/09 com um show no Palácio das Artes.
-
"O TLC objetiva ser essencialmente um movimento de evangelização, de levar as palavras de Cristo a todos em todos os níveis ("Ide pelo mundo e pregai o evangelho a toda a criatura" Mc 16,15). Ele também objetiva despertar uma verdadeira liderança cristã dentro das pessoas, através de uma conversão lenta, porém constante", afirma Telmo Tenolli
-

JOSÉ ROBERTO É EMPOSSADO SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO DE JEQUIÉ-BA


O contador José Roberto Borges foi empossado Secretário de Administração da Prefeitura Municipal de Jequié-BA, na noite do dia 21/09 em substituição a Joselita Neri. A solenidade foi conduzida pelo Prefeito Luiz Amaral, contando com a presença de representantes da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), da ACIJ (Associação Comercial e Industrial de Jequié), empresários, secretários municipais, diretores municipais, vereadores, funcionários públicos municipais, representações políticas e populares.
-
Em seu pronunciamento, O prefeito Luiz Amaral destacou o perfil do novo secretário, um dos nomes mais qualificados para ocupar a pasta, e disse que José Roberto, terá como um dos principais desafios acelerar o processo de modernização da Prefeitura.
-
José Roberto já ocupou o cargo de Diretor de Expansão Econômica, nos períodos de mandatos de Roberto Britto e Reinaldo Pinheiro e desempenhou tarefa de estruturação da Superintendência Municipal de Trânsito (SUMTRAN).
-

UBATÃ-BA: FUNCIONÁRIOS CONCURSADOS SÃO EXONERADOS


O Prefeito do Município de Ubatã-BA, Agilson Muniz, exonerou 279 funcionários concursados na tarde de quinta-feira (17/09). O concurso estava homologado e os demitidos já estavam trabalhando. O prefeito alega que as exonerações ocorreram por conta dos gastos acima do limite com o pessoal e irregularidades em todo processo seletivo do concurso feito em 2008.
-
Na sessão da Câmara de Vereadores realizada no mesmo dia das demissões, foi aprovado um projeto de lei para que sejam contratados 225 novos funcionários. Segundo o procurador jurídico da prefeitura, Fábio Machado, “esta lei votada na câmara de vereadores vale em todos os municípios brasileiros e só foi votada agora porque a cidade ainda não tinha uma”.
-
Os funcionários revoltados com o ato propuseram que a sede da Prefeitura fosse incendiada. Para contê-los foi necessário a intervenção por parte do Policiamento.
-

ESCOLA DE CIDADANIA: 10 anos de FORMAÇÃO E AÇÃO

Coordenação, alunos e ex-alunos da Escola
-
A Escola de Formação para a Cidadania Dom Hélder Câmara da Diocese de Jequié-BA, sediada em Jaguaquara-BA, completou 10 anos de caminhada no dia 19 de setembro, com a realização de uma Missa em Ação de Graças na Paróquia Maria Auxiliadora, seguido de uma confraternização no salão paroquial com a presença da Coordenação da Escola, alunos, ex-alunos, paroquianos, falicitadores e do Prof. Elói Barreto da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana) que proferiu palestra sobre o Centenário de vida de Dom Hélder Câmara.
-
Segundo a Coordenadora, Nilzete Natália, a “Escola nasceu na I Semana Social da Diocese de Jequié no ano de 1998. A Escolha do nome de Dom Hélder para a escola foi em homenagem ao seu trabalho constante exemplo de vida dedicada à causa dos pobres e à justiça social. Ele realmente é um profeta autêntico do nosso tempo”, ressalta Nilzete. “Durante seus 10 anos de caminhada, a Escola de Cidadania, à luz da palavra de Deus, baseando-se em documentos da Igreja e leitura de histórias, vem ajudando as pessoas a entenderem que mística e ação são inseparáveis. Ela já deu formação a 127 alunos, distribuídos em (08) oito turmas, com o recebimento de certificados de conclusão. Esses ex-alunos estão em sua maioria atuando na política, questões sociais a exemplo dos ex-alunos da cidade de Manoel Vitorino e Boa Nova que fundaram uma Escola de Cidadania e hoje têm importantes projetos de promoção humana na cidade. Também em Jequié, na UESB (Universidade do Sudoeste da Bahia), foi criada a Universidade Popular, inspirada na Escola de Cidadania Dom Hélder Câmara”, completa Nilzete.
-
A próxima convocatória da Escola acontecerá nos dias 07 e 08 de novembro, com o tema: “Políticas Públicas e Participação Popular”, além da realização da Formatura na noite do dia 08/11. Mais informações (73) 3534 1475 (Nilzete Natália).
-

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

IDÉIAS - Pré-Vestibular e Cursos


POLÊMICA: Fundação Hospitalar de Ibirataia é acusa da de contratar médico sem CREMEB‏


Foi lido na sessão do dia 21 de Setembro na câmara de vereadores de Ibirataia, o ofício 386/2009, em resposta a denuncias realizadas contra a Secretaria de Saúde do município. O site Ibirataia Notícias esteve presente acompanhando a cansativa sessão que se encerrou quase às 01:00h, o que desagradou até mesmo os vereadores que fazem parte do grupo do presidente da câmara.

Segue abaixo trecho da carta:

Senhor Vereador:
-
Em resposta à suposta “denúncia” anunciada por alguns Vereadores na Sessão do dia 14 de setembro último, a respeito de uma contratação levada a efeito pela Secretaria da Saúde, de um médico em situação irregular, temos a declarar o seguinte:
-
Foi contratado para prestar atendimento de atenção básica à população não adscrita às Unidades de PSF o Dr. Marcos Rubens Teixeira Serejo, que apresentou, no ato, a seguinte documentação: Diploma da Universidad Tecnica Privada Cosmos (Bolívia), em cujo verso apresenta carimbos da Universidade Unigranrio (Brasil) e de Curso Reconhecido pela Portaria nº 2.564/2005, demais documentos comuns a contratos, ficando o mesmo com a responsabilidade de nos apresentar cópia da inscrição no Conselho Regional de Medicina, o mais rápido possível.
-
No vencimento do primeiro mês de trabalho, procuramos saber se o mesmo já havia cumprido essa obrigação e, enquanto aguardávamos seu cumprimento, (...) o que veio a ocorrer (sua demissão) na primeira quinzena do que seria o segundo mês de trabalho do mesmo. (antes de ocorrer a citada denuncia na Câmara Municipal de Vereadores.)
-
Como podem ver, não foi uma contratação irresponsável, (...), uma vez que o mesmo chegou a apresentar parte da documentação (...) e foi dispensado logo que percebemos morosidade na sua complementação.
-
Diferente do que vem acontecendo na Fundação Hospitalar de Ibirataia, que conta com um “médico” sem comprovação de aptidão ou documentação, HÁ MAIS DE UM ANO (será que não percebem?), utilizando-se de todas as prerrogativas da função, tais como: Atestados Médicos, Prescrição de Receituários, Prescrição de Medicamentos Psicotrópicos (Controlados), Solicitações de Exames de Média e Alta Complexidade, coincidência de caligrafia no preenchimento de centenas de Laudos para Internação, inclusive 31 de partos, conforme documentação que acompanha esta mensagem.
-
Esperamos, então, que os senhores percebam os diferentes modos de encarar situações semelhantes, quando a Secretaria da Saúde de Ibirataia demonstrou respeito à comunidade, fazendo cumprir, em curto tempo, o que prega a Lei. O que, infelizmente, não ocorre na Fundação Hospitalar de Ibirataia, quando insiste na manutenção desses profissionais, de forma deliberada e acintosa, fato nos foi revelado quando da revisão de documentos pela equipe responsável pela gestão de contratos do Município.
-
Atenciosamente,
-
Cidy Clei Câncio e Lima
Secretário da Saúde e Saneamento
*Ibirataia Notícias
-

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Eduardo Ramos é nomeado Secretário de Ciências, Tecnologia e Inovação do Estado

Após sua nomeação ter saído no Diário Oficial do Estado da Bahia de quarta-feira (09), Eduardo Lacerda Ramos foi empossado Secretário de Ciências, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia na manhã desta quinta-feira (10), na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), com a presença do governador Jaques Wagner, do Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, e outras autoridades.
-
Graduado em Agronomia pela UFBA, Mestre, PhD e Pós-Doutorado em Economia Rural por universidades norte-americanas, Eduardo Ramos, 66 anos, foi professor da UFBA e atualmente é do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).
-
Fundador e presidente do PDT em Cruz das Almas (BA) por três vezes, a última de março de 2008 a agosto deste ano de 2009, o novo titular da Secti foi candidato a deputado estadual e a prefeito pelo partido, em 1986 e 1988, respectivamente.

-

Editais de ‘Patrimônio Cultural’ do IPAC apóiam 22 projetos

A iniciativa integra a ‘Política Estadual de Patrimônio’ do IPAC que, no período de 2,5 anos, coordena investimento de R$ 2 milhões em editais e R$ 50 milhões em obras de restauração em Salvador e interior do Estado, e conseguiu aumento de 400% nas ações de salvaguarda, como os tombamentos e registros de bens culturais. Iniciativa é inédita e histórica já que em 40 anos, desde a sua fundação do IPAC, o Governo da Bahia nunca havia lançado Editais de Patrimônio abertos à ampla participação da sociedade

Estão abertas até dia 30 de setembro (2009) as inscrições para três ‘Editais de Patrimônio’ do IPAC (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural) que distribui cerca de R$ 2 milhões do Fundo de Cultura para 22 projetos a serem propostos por pessoas físicas ou jurídicas da sociedade civil residentes no território baiano.

A iniciativa integra a Política Pública de Patrimônio Cultural que o IPAC, vinculado à secretaria estadual de Cultura (Secult), vem implantando desde 2007 na Bahia e que já atingiu cerca de 200 municípios. O Instituto também já conseguiu aumentar em mais de 400% os serviços de salvaguarda de bens culturais, se comparados aos realizados nos últimos 40 anos pelo Instituto. A política pública do IPAC inclui orientações técnicas, tombamentos e registros de bens culturais – sejam eles materiais ou imateriais – exposições, seminários e a execução de obras de restauração que já somam R$ 50 milhões aplicados no período de dois anos e meio de trabalho.

Segundo o diretor geral do órgão, Frederico Mendonça, o IPAC se esforça, ainda, por superar o déficit de demandas não atendidas desde a década de 1970. Um dos exemplos é a igreja de Brotas, em Salvador, que há 30 tinha solicitação de tombamento e, que com o programa de aceleração de atendimentos do órgão, foi tombado neste mês de setembro (2009). Os tombamentos inéditos de edificações com estilos arquitetônicos art déco e modernistas, antes relegados e sem proteção legal do Estado, também, foram empreendidos pelo IPAC entre 2007 e 2009. O centro histórico de Caetité e a Estância Hidromineral de Cipó – considerado o conjunto arquitetônico-urbanístico art déco e neocolonial mais conservado do Brasil – são exemplos dos novos tombamentos.

Em Salvador, os edifícios Oceania (Barra), Dourado (Graça), Sulacap (Centro Histórico), cine-teatro Jandaia (Baixa dos Sapateiros) e Hospital Aristides Maltez (Brotas) já se encontram sob proteção de tombamento provisório do IPAC. Outra iniciativa do IPAC é o Sistema Estadual de Patrimônio da Bahia, que está sendo construído. “O Sistema prevê novas relações entre esferas municipais, estadual e federal, diálogo e articulação para criar ‘redes’ de troca de experiências na busca pela excelência na gestão, preservação e dinamização de patrimônios culturais”, explica Frederico Mendonça. A medida é articulada com Iphan, municípios baianos e Sistemas Estadual e Federal de Cultura.

EDITAIS - “Além de possibilitar mais transparência e democratização dos recursos públicos, os editais auxiliam, igualmente, na descentralização da política cultural e provocam a participação efetiva da sociedade civil, com idéias e projetos, para a salvaguarda dos nossos bens culturais”, explica Mendonça. Podem participar dos três editais do IPAC, pessoas físicas – maiores de 18 anos – ou jurídicas, residentes ou estabelecidas na Bahia, que estejam adimplentes com Fazenda, Fundo e Faz Cultura, e não seja servidor estadual. O edital de ‘Valorização de Bens Patrimoniais’ dá apoio a 10 projetos, seis de R$ 15 mil e quatro no valor de R$ 25 mil, cada, totalizando R$ 190 mil. As categorias incluem projetos de educação patrimonial, inventários, registro e difusão de bens culturais, ou a dinamização desses bens. Já o edital de ‘Execução de Obras de Restauração de Imóveis Tombados’ contempla quatro projetos, sendo dois no valor de R$ 150 mil, um de R$ 300 mil, e outro de R$ 500 mil, totalizando R$ 1,1 milhão. Este inclui obras e serviços emergenciais, obras e serviços de restauração arquitetônica e artística, além da segurança de bens culturais.

O terceiro edital de ‘Elaboração de Projetos de Preservação de Imóveis Tombados’ contempla oito propostas. Três de até R$ 50 mil, três de R$ 100 mil, e dois de R$ 150 mil, somando R$ 750 mil de investimentos do Estado, incluindo categorias de identificação e conhecimento do bem cultural, além do projeto executivo e projetos complementares. Os editais estão nos sites
www.ipac.ba.gov.br e www.cultura.ba.gov.br. Mais informações nos Tels. (71) 3117-6491, 3117-6492, ou através do e-mail editais@ipac.ba.gov.br.

Assessoria de Comunicação – IPAC – em 10.09.2009Contato: jornalista Geraldo Moniz (1498-MTBa) – (71) 8732-0220Contatos ASCOM/IPAC: (71) 3116-6673, 3117-6490,
ascom@ipac.ba.gov.br

III Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária em Itagi


Gastança eleitoral

Por Míriam Leitão
Jornalista
-
Como o Orçamento é feito de escolhas, o governo escolheu ampliar seus gastos com publicidade no ano eleitoral. E não foi pouco. A proposta de Orçamento prevê que essas despesas chegarão a R$ 699 milhões em 2010, 70% acima da média dos três anos anteriores.
-
A lei prevê limites para gastos com publicidade no ano da eleição, mas a restrição não tem impedido o avanço dessas despesas.
-
No ano eleitoral, as despesas com publicidade não podem ultrapassar a média dos últimos três anos ou do ano anterior à eleição. Vale o que for menor, diz a lei. Mas o cálculo desses limites inclui as despesas da administração direta e das estatais. Assim, o governo argumenta que ainda é cedo para saber se ultrapassará os limites.
-
O fato é que os gastos do governo com publicidade estão crescendo ano após ano e o Orçamento deixa isso claro. Entre 2007, o primeiro ano do segundo mandato de Lula, e 2010, quando o presidente deixar o governo, o crescimento dessas despesas chegará a 175%, já descontada a inflação do período.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

HGPV capacita servidores do SAME para uso do SAH4

Acontecerá nesta terça-feira 08 capacitação de servidores do Hospital Geral Prado Valadares que atuam no Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME) para utilização do Sistema de Atendimento Hospitalar versão 4 (SAH4). A Capacitação será ministrada pelos Técnicos Saulu Meira e Sebastião Scalada, no Laboratório de Informática da FTC nos turno da manhã e tarde.
-
O Diretor do HGPV Gilmar Vasconcelos explica que este sistema informatizado será implantado por etapa, a primeira fase será para o gerenciando dos leitos controlando o fluxo dos pacientes desde a admissão até a alta hospitalar, “depois disso os profissionais de saúde serão capacitados e motivados a utilizar outros módulos do programa, até o prontuário eletrônico, quando será dispensado o prontuário impresso ou manuscrito”, planeja o Diretor.
-
O Coordenador de Informática do HGPV Saulu Meira informa que o Software funciona via WEB e foi criado pala Diretoria de Modernização Administrativa (DMA) da Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB), o qual já está em fase de implantação também em outras Unidades Hospitalares da Rede Própria do Estado.
-
O uso da Tecnologia da Informação está em processo de implantação no HGPV há algum tempo, já foram informatizadas todas as Unidades de Produção do hospital com a colocação de computadores, impressoras, implantação de rede de dados com interligação de todos os computadores internamente e também à internet. Foram implantados ainda servidores de rede e de dados além da ampliação do Link da rede governo no HGPV de 128Kbps para 1 Mbps.
-
“Estes avanços representam inovações administrativas necessárias, as quais só estão sendo possíveis porque a atual gestão da SESAB tem buscado qualificar os hospitais públicos da Bahia para a prestação de melhores serviços à população”, comenta o Diretor Administrativo do HGPV Silvio Arcanjo Matos Filho.
-
mais notícias acesse:http://www.saude.ba.gov.br/hgpv/
-
Gilmar Vasconcelos
Diretor do HGPV / Jequié

HGPV - CAPACITAÇÃO SAH4


ASSOCIAÇÃO DAS DONAS DE CASA DA BAHIA - CONVITE


terça-feira, 8 de setembro de 2009

HGPV - COMUNICADO

Comunicamos a toda comunidade que por necessidade de melhorar o controle do fluxo de pessoas que visitam e circulam no Hospital Geral Prado Valadares e conseqüentemente, reduzir a infecção hospitalar, a partir do dia 08/09/09, haverá mudança na Rotina de visitas aos pacientes, conforme elencamos a seguir:

1- Todo visitante deverá apresentar na recepção um documento de identificação, para ter acesso ao hospital, ficando o documento guardado na portaria, até a saída do acompanhante;
2- Ao ter acesso ao hospital, todo visitante receberá obrigatoriamente um crachá de identificação, o qual deverá ser devolvido na sua saída;
3- Cada paciente terá direito a receber a visita de no máximo duas pessoas de cada vez, obedecendo a seguinte distribuição:
- UTI – diariamente dás 10h30min às 11h e 15h30min às 16h, 1 visitante por vez.
- Berçário diariamente das 14h30min ás 14h30min, (pai e mãe), exceções como Serviço Social.
- Psiquiatria – diariamente das 14h30min às 15h30min, 2 visitas/dia.
- Clinica Cirúrgica (pacientes operados) – 1 pessoa de cada vez, limitando-se a 4 por dia, das 14h30min às 15h30min diariamente.
- Obstetrícia, (Puerpério), Pediatria, Clinica Médica - 2 pessoas de cada vez, limitando-se a 4 por dia dás 14h30min às 15h30min diariamente.
- Clinica Neurológica – 2 pessoas de cada vez, limitando-se a 3 por dia, diariamente, das 14h30min ás 15h30min.
- Pronto Socorro – 1(um) visitante por vez, limitando-se a 3 (três) por dia, somente para pacientes internados.
4- Os acompanhantes também receberão um crachá, o qual deverá ser usado, durante sua permanência no hospital, sendo repassado para o outro acompanhante na troca de plantão, nos seguintes horários:
- 7 às 9h e das 19 às 21h
OBS:
1- o acompanhante que for encontrado nas dependências do hospital sem o crachá, ficará impedido de exercer a função de acompanhante.
2- Só terão direito a acompanhante os seguintes casos previstos em lei: - Crianças e adolescentes
- Pacientes Idosos
- Pacientes graves, exceto os da UTI
Os casos especiais serão analisados pelo Serviço Social.

Maiores informações acesse a
Norma para Visitantes e Acompanhantes do HGPV - Portaria HGPV 022/2009 de 01/06/09.
-
-
Silvio Arcanjo Matos Filho
Diretor Administrativo
-
-
Gilmar Vasconcelos
Diretor do HGPVJequié

7 DE SETEMBRO DE COMEMORAÇÃO E REINVINDICAÇÕES EM JEQUIÉ-BA

Centenas de pessoas assistiram na manhã desta segunda-feira o desfile cívico em comemoração ao de 7 de Setembro – 187 anos da Independência do Brasil, na Avenida Rio Branco, Centro de Jequié, com a participação do Tiro de Guerra, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Fanfarras Musicais, Escolas Estaduais e Municipais, dentre outros.

O Prefeito Luiz Amaral e o Vice Eduardo Lopes receberam no palanque oficial o Comandante do 19º BPM, Gilmar Carvalho; Secretários Municipais, Vereadores e outros convidados.
-
Dentro da comemoração do 7 de setembro, movimentos sociais organizaram o 15º Grito dos Excluídos , com o tema “Vida em primeiro Lugar”. Com faixas, cartazes e de forma pacífica fizeram varias reivindicações, com destaque a defesa do meio ambiente; dos direitos das pessoas com deficiência; dos idosos; e da vida, através da Campanha Contra o Aborto e de mais ação do Poder Público Municipal, além de um abaixo-assinado exigindo a ética na política e punição aos políticos “ficha suja”.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

PEC DOS VEREADORES É APROVADA NA MADRUGADA

A PEC – Proposta de Emenda a Constituição que aumenta em 7.343 o número de vereadores no país, foi aprovada na Comissão Especial da Câmara, com a presença de 22 deputados, pouco depois da meia-noite de quinta-feira (27), assim que as votações no plenário da casa foram encerradas. O projeto, que eleva o número de vereadores dos atuais 51.748 para 59.791, tramita apensado à PEC que reduz os gastos com os legislativos municipais, também aprovada. A proposta diminui de 5% para 4,5% o percentual máximo das receitas tributárias e das transferências municipais para financiamento da Câmara Municipal, com mais de 500 mil habitantes.

O relator, deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) leu o parecer, que manteve texto do Senado, e nenhum dos deputados presentes quis fazer encaminhamentos ou declarações para permitir a votação célere da emenda. Segundo ele, “é necessário manter intacto o texto de ambas as propostas, mesmo porque se os alterarmos serão devolvidos ao Senado”. O texto foi aprovado em votação simbólica, menos de meia hora depois de iniciada a sessão, sem que nenhum dos presentes se manifestasse contra.

A PEC ainda precisa ser votada pelo plenário em dois turnos. Se for aprovada e valer para essa legislatura, em Jequié o número de Vereadores aumentará de 12 para 17, número máximo permitido pela sua Lei Orgânica. Sendo assim, os suplentes de vereador Josué Menezes, Neto Bulhões, Manoel Gomes, Walter Sampaio Filho (Barriga) e Júlio Galvão serão empossados vereadores.