quarta-feira, 30 de setembro de 2009

INSTITUTO PROMOVE INCLUSÃO SOCIAL EM MANOEL VITORINO-BA


O Instituto São Francisco de Assis (ISFA) fundado em julho de 2007 por jovens do município de Manoel Vitorino, participantes da Pastoral da Juventude e da Escola de Formação para Cidadania da cidade de Jaguaquara-BA, vem desenvolvendo trabalhos sócio/culturais a exemplo da participação de jovens e adultos na Escola de Formação para Cidadania com encontros trimestrais sobre temas de cunho social; do Ponto de Cultura Raiz do Umbuzeiro com atividades culturais: reisado, reisado infantil, grupo de pastorinhas, capoeira, dança de rua, curso de teatro e dança afro; e do Projeto Vida Nova por meio de atividades sócio-cultural-educativas, atendendo crianças e adolescentes em situação de risco social na faixa etária de 12 a 18 anos, proporcionando o desenvolvimento social, econômico e cultural da comunidade.
-
A comunidade é parceira das atividades da Instituição, tendo em vista a forte participação nos eventos, na condução de projetos sociais e ações de desenvolvimento da cultura popular. A Instituição construiu uma imagem positiva na comunidade. Os projetos conduzidos pela entidade têm a participação de 45 voluntários de todos os gêneros, religião e etnia. Participam e são filiados ao Instituto, jovens de todas as regiões do município de Manoel Vitorino. Atualmente o ISFA é a principal organização não-governamental do município e tem forte relação com a Pastoral da Criança, Associação dos Moradores do Bairro Santo Antonio, Associação dos Artesãos de Manoel Vitorino, Grupos de Reis, Escolas Públicas, Grupos de Capoeira, além da parceria com a Prefeitura Municipal de Manoel Vitorino que repassa por meio de uma Lei aprovada na Câmara de Vereadores, a quantia de R$ 4.000 (quatro mil reais) por mês para as despesas de custo fixo do Projeto Vida Nova (energia, água, segurança e alimentos)
-
Segundo o Presidente do ISFA, José Francisco de Azevedo (Neguinho da Fanta), “o instituto tem o papel de interferir na atual realidade social disseminando o conhecimento, oportunizando o desenvolvimento sustentável, estimulando o empreendedorismo, impulsionando a cultura e arte, relacionando estes fatores com a geração de emprego e renda melhorando a qualidade de vida das pessoas”.
-
No dia 10 de outubro será feito o lançamento oficial do site do ISFA www.isfa.org.br com a realização de atividades culturais durante todo o dia em sua sede.

Nenhum comentário: