quarta-feira, 23 de setembro de 2009

POLÊMICA: Fundação Hospitalar de Ibirataia é acusa da de contratar médico sem CREMEB‏


Foi lido na sessão do dia 21 de Setembro na câmara de vereadores de Ibirataia, o ofício 386/2009, em resposta a denuncias realizadas contra a Secretaria de Saúde do município. O site Ibirataia Notícias esteve presente acompanhando a cansativa sessão que se encerrou quase às 01:00h, o que desagradou até mesmo os vereadores que fazem parte do grupo do presidente da câmara.

Segue abaixo trecho da carta:

Senhor Vereador:
-
Em resposta à suposta “denúncia” anunciada por alguns Vereadores na Sessão do dia 14 de setembro último, a respeito de uma contratação levada a efeito pela Secretaria da Saúde, de um médico em situação irregular, temos a declarar o seguinte:
-
Foi contratado para prestar atendimento de atenção básica à população não adscrita às Unidades de PSF o Dr. Marcos Rubens Teixeira Serejo, que apresentou, no ato, a seguinte documentação: Diploma da Universidad Tecnica Privada Cosmos (Bolívia), em cujo verso apresenta carimbos da Universidade Unigranrio (Brasil) e de Curso Reconhecido pela Portaria nº 2.564/2005, demais documentos comuns a contratos, ficando o mesmo com a responsabilidade de nos apresentar cópia da inscrição no Conselho Regional de Medicina, o mais rápido possível.
-
No vencimento do primeiro mês de trabalho, procuramos saber se o mesmo já havia cumprido essa obrigação e, enquanto aguardávamos seu cumprimento, (...) o que veio a ocorrer (sua demissão) na primeira quinzena do que seria o segundo mês de trabalho do mesmo. (antes de ocorrer a citada denuncia na Câmara Municipal de Vereadores.)
-
Como podem ver, não foi uma contratação irresponsável, (...), uma vez que o mesmo chegou a apresentar parte da documentação (...) e foi dispensado logo que percebemos morosidade na sua complementação.
-
Diferente do que vem acontecendo na Fundação Hospitalar de Ibirataia, que conta com um “médico” sem comprovação de aptidão ou documentação, HÁ MAIS DE UM ANO (será que não percebem?), utilizando-se de todas as prerrogativas da função, tais como: Atestados Médicos, Prescrição de Receituários, Prescrição de Medicamentos Psicotrópicos (Controlados), Solicitações de Exames de Média e Alta Complexidade, coincidência de caligrafia no preenchimento de centenas de Laudos para Internação, inclusive 31 de partos, conforme documentação que acompanha esta mensagem.
-
Esperamos, então, que os senhores percebam os diferentes modos de encarar situações semelhantes, quando a Secretaria da Saúde de Ibirataia demonstrou respeito à comunidade, fazendo cumprir, em curto tempo, o que prega a Lei. O que, infelizmente, não ocorre na Fundação Hospitalar de Ibirataia, quando insiste na manutenção desses profissionais, de forma deliberada e acintosa, fato nos foi revelado quando da revisão de documentos pela equipe responsável pela gestão de contratos do Município.
-
Atenciosamente,
-
Cidy Clei Câncio e Lima
Secretário da Saúde e Saneamento
*Ibirataia Notícias
-

Nenhum comentário: