quinta-feira, 24 de setembro de 2009

ESCOLA DE CIDADANIA: 10 anos de FORMAÇÃO E AÇÃO

Coordenação, alunos e ex-alunos da Escola
-
A Escola de Formação para a Cidadania Dom Hélder Câmara da Diocese de Jequié-BA, sediada em Jaguaquara-BA, completou 10 anos de caminhada no dia 19 de setembro, com a realização de uma Missa em Ação de Graças na Paróquia Maria Auxiliadora, seguido de uma confraternização no salão paroquial com a presença da Coordenação da Escola, alunos, ex-alunos, paroquianos, falicitadores e do Prof. Elói Barreto da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana) que proferiu palestra sobre o Centenário de vida de Dom Hélder Câmara.
-
Segundo a Coordenadora, Nilzete Natália, a “Escola nasceu na I Semana Social da Diocese de Jequié no ano de 1998. A Escolha do nome de Dom Hélder para a escola foi em homenagem ao seu trabalho constante exemplo de vida dedicada à causa dos pobres e à justiça social. Ele realmente é um profeta autêntico do nosso tempo”, ressalta Nilzete. “Durante seus 10 anos de caminhada, a Escola de Cidadania, à luz da palavra de Deus, baseando-se em documentos da Igreja e leitura de histórias, vem ajudando as pessoas a entenderem que mística e ação são inseparáveis. Ela já deu formação a 127 alunos, distribuídos em (08) oito turmas, com o recebimento de certificados de conclusão. Esses ex-alunos estão em sua maioria atuando na política, questões sociais a exemplo dos ex-alunos da cidade de Manoel Vitorino e Boa Nova que fundaram uma Escola de Cidadania e hoje têm importantes projetos de promoção humana na cidade. Também em Jequié, na UESB (Universidade do Sudoeste da Bahia), foi criada a Universidade Popular, inspirada na Escola de Cidadania Dom Hélder Câmara”, completa Nilzete.
-
A próxima convocatória da Escola acontecerá nos dias 07 e 08 de novembro, com o tema: “Políticas Públicas e Participação Popular”, além da realização da Formatura na noite do dia 08/11. Mais informações (73) 3534 1475 (Nilzete Natália).
-

Nenhum comentário: