quarta-feira, 19 de novembro de 2008

POR QUE 16 DIAS DE ATIVISMO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER?

Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, repetimos para fixar na cabeça dos homens e mulheres de boa vontade, que assim como todas nós pretendemos erradicar a violência em qualquer parte do mundo. A Campanha 16 Dias de Ativismo, todo ano tem o seu inicio marcado para 25 de novembro, que foi declarado “Dia Internacional da Não-Violencia Contra a Mulher”, esse ano porem pela dupla discriminação sofrida pelas mulheres negras a Campanha terá seu inicio nesse 20 de novembro “Dia da Consciência Negra”. Com o slogan HÁ MOMENTOS EM QUE SUA ATITUDE FAZ A DIFERENÇA. LEI MARIA DA PENHA. COMPROMETA-SE! O foco da Campanha continua sendo a Lei, que completou dois anos em vigor, e tem como objetivo conscientizar as pessoas de que, diante de um ato de violência, é indispensável tomar um atitude, denunciar, apoiar, buscar e oferecer ajuda.
-
Criada em 1991, pelo Centro para Liderança Global das Mulheres (Center for Womens’s Global Leadership), a Campanha 16 Dias de Ativismo desempenha um papel fundamental na luta pela erradicação da violência contra as mulheres em todo o mundo. No Brasil, ela está há seis anos, sob a coordenação da Agende Ações de Gênero Cidadania e Desenvolvimento – AGENDE e, desde 2007, promovida conjuntamente por AGENDE e Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres – SPM, apoiadora e parceira desde 2003, envolvendo a parceria de redes e articulações nacionais de mulheres e de direitos humanos.
-
Em 2008, a Campanha coincide com o aniversário de 60 anos da promulgação da Declaração dos Direitos Humanos e dos 20 anos da Constituição Federal – documentos essenciais na luta pela igualdade de direitos. Uma vida livre de violência é um direito de todas/os resguardado na Constituição Federal de 1988 parágrafo 8º do art. 226 e em Declaração Tratados Internacionais que o Brasil faz parte.
-
Mobilizações como a Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres são fundamentais para que as mulheres em situação de violência perceberem que não estão sozinhas. Existem outras mulheres na mesma situação que conseguiram dar a volta por cima. Há muita gente compartilhando a sua luta! Assim a Campanha 16 Dias de Ativismo, edição 2008, convoca toda a sociedade a tomar uma atitude diante de uma situação de violência contra as mulheres, a se comprometer com uma vida sem violência para todas. NÃO SE OMITA. VOCÊ PODE SALVAR UMA VIDA. COMPROMETA-SE!
-
Acesse o Site da campanha: www.campanha16dias.org.br

Nenhum comentário: