sexta-feira, 11 de maio de 2007

Bento XVI canoniza Frei Galvão

Foi canonizado na manhã desta sexta-feira (11/05), frei Galvão, primeiro santo brasileiro, na presença de cerca de 1 milhão de fiéis que compareceram a uma missa campal, celebrada em São Paulo, no Campo de Marte. O Frei Galvão passa a ser chamado de Santo Antônio de Sant´Anna Galvão.
--
Santo Antônio de Sant'Anna Galvão nasceu em Guaratinguetá (SP) em 1739 e ficou popularmente conhecido pelas "pílulas de frei Galvão", que são até hoje distribuídas gratuitamente.
--
Bento XVI, segue para Aparecida nesta sexta-feira, onde, participará de um encontro com bispos na Catedral da Sé. Em Aparecida, no interior paulista, Bento XVI vai inaugurar a 5a Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe.
--
O Milagre

O frade franciscano viveu na capital paulista entre 1762 e 1822. Morou no Convento São Francisco de São Paulo e fundou o Mosteiro da Luz, onde milhares de fiéis buscam suas pílulas milagrosas, que vêm num papelote minúsculo com a inscrição de uma frase em latim de devoção à Virgem Maria. Foram os pequenos bilhetinhos que teriam curado Daniela Cristina da Silva, cuja recuperação, após 26 dias em coma por encefalopatia hepática, foi responsável pela beatificação de frei Galvão em 1998.
--
Nove meses de orações e novenas e mais a ingestão de suas pílulas teriam dado a Sandra Grossi de Almeida e ao filho Enzo o “milagre duplo” em 1999, com a superação de uma gravidez de alto risco e a cura de uma doença grave do recém-nascido.
--
Foi este o segundo milagre atribuído ao franciscano, que fez dele o primeiro santo nascido em terras brasileiras. Durante o consistório também foram oficializadas as canonizações de outros quatro beatos: George Preca, de Malta, Johannes Andreas Houben, da Holanda, Szymon de Lipnica, da Polônia, e a francesa Anne-Eugènie Milleret de Brou.

Nenhum comentário: