quinta-feira, 16 de outubro de 2008

CENTRAL DE VÁCUO DO HGPV JÁ FUNCIONA PLENAMENTE

Já se encontra em pleno funcionamento a Central de Vácuo do Hospital Geral Prado Valadares. A assistência no hospital estava prejudicada pela ausência de um equipamento que é considerado essencial à prestação de cuidados aos pacientes mais graves.

O Vácuo serve para aspiração de secreções de pacientes na assistência às Paradas Cardiorespiratórias, pacientes entubados em UTI, procedimentos cirúrgicos, endoscopias, dentre outras utilidades que são essenciais à prestação de uma assistência adequada ao paciente.

A Central de Vácuo foi solicitada nesta gestão, o novo equipamento foi comprado pela SESAB através de Licitação e tem capacidade para atender todos os pontos de vácuo existentes na Unidade em todos os setores e ainda possui folga para suportar as ampliações que o Hospital passará nos próximos anos.

Além da substituição recente da Rede de Gases da UTI com 30 pontos, mais 30 pontos ampliados na Pediatria quando foram realizadas suas reformas, neste momento estão sendo ativados mais 30 novos pontos de gases, entre eles Oxigênio, Ar Comprimido e Vácuo nos setores de Emergência, Endoscopia, Clínica Cirúrgica, Clínica Médica e Berçário, totalizando mais 90 novos pontos de gases instalados no HGPV nesta gestão, o que proporciona melhorias na assistência aos pacientes.

Segundo o Diretor do HGPV Gilmar Vasconcelos esta Central de Vácuo está de acordo com as normas da ANVISA e da ABNT, equipada com duas moto-bombas (de execução duplex), isenta de água, segurança dupla de funcionamento, reservatório com capacidade de 1000 litros e possui filtros bactericidas para deseinfecção do ar liberado, nada disso a bomba atual oferecia, colocando em risco as pessoas que passavam próximo ao ambiente onde estava em funcionamento ou que tivesse contato com o ar liberado.
-
FONTE: ASCOM - SESAB / HGPV

Nenhum comentário: