quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Comitiva pede celeridade na Apuração das denúncias referentes ao Conjunto Penal de Jequié-Ba

Comitiva composta por Rita Rodrigues, Vice-Prefeita de Jequié-BA; Pe. Inácio Sérgio Siqueira, Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Diocese de Jequié-BA; e pelo Sindicato dos Servidores Penitenciários da Bahia – SINSPEB; acompanhada pela Deputada Federal Alice Portugal, estiveram dia 26 de outubro de 2007, na Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia - SJCDH, em reunião com a Drª. Gleide Gurgel, Chefe de Gabinete, pedindo celeridade na apuração das denúncias referentes ao Conjunto Penal de Jequié-BA.
-
Segundo Rita Rodrigues, o documento enviado a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Bahia - SJCDH com as denúncias de irregularidades no Conjunto Penal de Jequié-BA na Gestão anterior, surgiu da necessidade de organização da referida Unidade Prisional, uma vez que um novo Diretor já foi nomeado, porém continuam as mesmas pessoas da Gestão passada ocupando as funções comissionadas nas direções auxiliares, suspeitas de conivência com fugas, prostituição e entrada de drogas e celulares na Unidade supracitada. Ainda conta que os acusados estão querendo descaracterizar as denúncias, dizendo que a mesma e o SINSPEB estão querendo indicar cargos na Unidade de Jequié-BA, o que é uma inverdade, segundo ela. Rita Rodrigues acha que a sindicância com Jodilson Silva no Cargo de Coordenador de Segurança do Conjunto Penal de Jequié-BA pode atrapalhar o processo de apuração das denúncias.
-
A Drª. Gleide Gurgel fez um release comparando o antes e o depois da SJCDH, afirmando que encontraram a Secretaria falida e sucateada. Ela ainda disse que a Secretária Marilia Muricy e equipe estão trabalhando para que as coisas melhorem ainda mais nos próximos anos. A mesma garante que não houve nenhuma indicação de políticos para os cargos comissionados das Unidades Prisionais do Estado da Bahia.
-
Para a Deputada Federal Alice Portugal, é importante a apuração o mais rápido possível das denúncias, sugerindo que as pessoas investigadas, como de praxe, sejam afastadas de seus cargos e função, para que o processo de sindicância possa transcorrer com clareza, lisura e sem interferência de nenhuma forma, prevalecendo a verdade.
-
O SINSPEB e o Pe. Inácio Sérgio, preocupados com a integridade física dos servidores que também protocolaram denúncias junto a SJCDH, pedem proteção a todos eles, ressaltando que o respeito aos Direitos Humanos é essencial.

Nenhum comentário: