sexta-feira, 21 de agosto de 2009

HGPV inicia Sistematização da Assistência de Enfermagem

A Direção de Enfermagem do Hospital Geral Prado Valadares inicia a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE); um importante recurso que o enfermeiro dispõe para utilizar seus conhecimentos científicos, técnicos e humanos em benefício dos pacientes na prestação de um cuidado de qualidade.
A SAE está respaldada pela Resolução COFEN nº 272/2002 e sua implementação deve ocorrer em toda instituição da saúde, pública ou privada, sendo uma atividade privativa do enfermeiro, que utiliza método e estratégia de trabalho científico para a identificação das situações de saúde/doença.

“Neste momento estamos fazendo uma reflexão mais profunda quanto à assistência de enfermagem desenvolvida pelos enfermeiros nas unidades de produção do HGPV, identificando conflitos e fazendo uma discussão sobre a finalidade deste trabalho”, comenta a Diretora de Enfermagem do HGPV Rita Adriana Santos.

De acordo com o Diretor do HGPV Gilmar Vasconcelos a Direção de Enfermagem está desenvolvendo ações inovadoras que possibilitou o início do processo de implantação da SAE, cujo objetivo é assegurar a melhoria da qualidade da assistência de enfermagem no hospital.

“Esta implantação iniciou a partir do dia 18 na UTI como projeto piloto e está sendo aplicado em dois pacientes para avaliação do processo, a próxima Unidade será a Clínica Neurológica”, informa a Coordenadora de Enfermagem da UTI Thais Larissa Oliveira.

Durante os meses de abril e maio foi realizado um ciclo de palestras sobre a SAE, organizado pela Direção de Enfermagem e pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do HGPV, tendo ainda contado com a participação da Profª. Drª. Rita Boery do Departamento de Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
-
Ascom/HGPV

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

NHE do HGPV participou de Curso do Ministério da Saúde em São Paulo

A Coordenadora do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do Hospital Geral Prado Valadares Meirinha Alves participou nos dias 10 a 14 do corrente mês do X CURSO DE APERFEIÇOAMENTO VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA EM ÂMBITO HOSPITALAR em São Paulo.

O curso foi promovido e custeado pelo Ministério da Saúde, durante o evento houve várias palestras com abordagem de diversas experiências de Núcleos Hospitalares de Epidemiologia (NHE) de vários hospitais e estados da federação, a exemplo do NHE do Hospital de Clínicas-SP/FMUSP coordenado pela Drª. Denise Schult.

Além disso, a Enfermeira Meirinha Alves visitou os Núcleos de Epidemiologia do Instituto de Infectologia Emílio Ribas (200 leitos), do Hospital Pediátrico Menino Jesus (70 leitos, filantrópico), responsável pelos estudos de eventos adversos a vacina rotavírus, da Santa Casa de São Paulo, com 830 leitos, além do laboratório de pesquisa das meningites do Instituto Adolfo Lutz, para onde o Estado da Bahia tem encaminhado a maioria das cepas para análises.

“A grande maioria dos NHE que lá fizeram apresentações é coordenado por médicos; todos têm problema com o SINAN web; o HGPV está no caminho certo para sucesso do NHE; o maior problema dos NHE é a não valorização por parte das direções gerais, o que não é o caso do NHE/HGPV”, avalia a Enfª. Meirinha Alves.

De acordo com o Diretor do HGPV Gilmar Vasconcelos o NHE do hospital foi contemplado para a participação deste curso promovido pelo Ministério da Saúde por ser o mais novo Núcleo do Subsistema Nacional de Vigilância Epidemiológica em Âmbito Hospitalar aprovado pela CIB/BA para credenciamento pelo Ministério da Saúde e estar em pleno funcionamento.

O NHE do HGPV foi criado pela portaria HGPV 005/2009 de 09 de fevereiro de 2009 publicada no Diário Oficial do Estado nº 19.922 de 19/02/09 e a proposta de credenciamento na Rede Nacional de Hospitais de Referência em Vigilância Epidemiológica Hospitalar foi aprovada pela 173ª Reunião Ordinária da CIB-BA em 21/05/09.
-
Ascom/HGPV

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Acidente próximo ao Mutum mata dois


Ontem, dia 18 de agosto, ocorreu aproximadamente as 17 horas, na conhecida reta da Qualhada um acidente envolvendo três veículo um caminhão, uma van e uma pick-up Montana.
De acordo com pessoas no local a van e a pick-up vinha em direção a Jequié, quando o condutor da Montana, que se encontrava colado no fundo da van, abriu para realizar a ultrapassagem se deparou de frente com o caminhão. O motorista da van contou que para evitar uma colisão maior com seu veículo veio para o acostamento, mais ainda sim, o caminhão acabou batendo na laterial do seu carro.
Na colisão com o Montana tanto o passageiro quanto o motorista morreram na hora, a placa do carro era de Bezerros – PE e identificado como sendo de um ferro velho.
A pista nos dois sentido ficaram interditadas por mais de uma hora, sendo retirada após a chegada da perícia e remoção dos corpos.

Por Tamiles Rocha

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

PMDB realiza encontro regional em Jequié-BA

FOTO: Gidásio Santos

O PMDB realizou na manhã de domingo (16), no Palácio das Artes, seu 11º Encontro Regional, com as presenças do Ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima; João Henrique, Prefeito de Salvador; Deputado Estadual Leur Lomanto Jr, Luiz Amaral, Prefeito de Jequié, entres outros Prefeitos da Região, correligionários e simpatizantes.
.
Em seu discurso, o ministro Geddel reafirma a sua candidatura ao Governo da Bahia, convite feito pelo seu partido PMDB. “Política nunca foi alimento do corpo. Para mim, política sempre foi alimento da alma. Por essa razão, eu aceitei o chamado do meu partido e serei, com o meu partido, o candidato a governador da Bahia”. E ainda diz: “Muitos prefeitos do PMDB vão receber cantadas, muitas propostas, muitas pressões, mas eu queria dizer a cada um de vocês; não venham comigo os que têm medo nem os que são pequenos; venham comigo os quiserem vir; venham comigo os que sonham; venham comigo os que tenham esperança e alimentam a crença que podemos construir a Bahia que sonhamos”.

sábado, 15 de agosto de 2009

Inaugurado em Jequié-BA o Fórum da Justiça do Trabalho


Foi inaugurado no final da tarde de sexta-feira (14), o Fórum da Justiça do Trabalho de Jequié-BA, com a presença do Desembargador Dr. Paulino Couto, Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5). A solenidade contou ainda com as presenças do Prefeito Municipal de Jequié, Luis Amaral; do Juiz Titular da Vara, Dr. Benilton Guimarães, dentre outros magistrados da primeira e segunda instâncias do Regional; Deputados Estaduais Euclides Fernandes e Leur Lomanto Junior; Secretários Municipais, Advogados.
-
A cerimônia teve inicio com hasteamento das Bandeiras do Brasil, Bahia e Jequié, ao som do Hino Nacional pela Filarmônica Amantes da Lira e pela saudação do Tiro de Guerra do Exército em Jequié. Em seguida, o Padre Davi Oliveira deu a bênção às instalações do Fórum, seguido dos pronunciamentos do Prefeito Luis Amaral e do Juiz Benilton Guimarães que destacaram a importância da nova sede para o trabalho da Justiça, a cooperação entre os poderes públicos e a garantia da melhor prestação jurisdicional à população.
-
Além de Jequié, o Fórum vai atender a mais 13 municípios da Região. O novo prédio fica localizado na Avenida Perimetral Dois, nº 100, bairro Jequiezinho.
-
Foto: ASCOM/TRT5

Câmara realiza Audiência Pública sobre Transportes Alternativos


A Câmara Municipal de Vereadores de Jequié-BA, por meio do Vereador José Vanderley (PT), Presidente da Comissão de Urbanismo, Infraestrutura Municipal e Fiscalização do Transporte Coletivo Urbano, realizou na sexta-feira (14), ás 09h em seu Plenário, Audiência Pública com o Sindicato das Empresas de Transportes Especiais da Bahia – SETEBA a fim de discutir sobre os Transportes Alternativos de Jequié-BA e Região. Estiveram presentes os Vereadores João Cunha (PSDC) e Eliezer Fiim (PDT); Wellington Silva, Presidente do SETEBA; Cap. PM Marcelo Pinho, representando o 19º Batalhão de Polícia Militar; Sr. Jucelino, representando a AGERBA; TEN. PM Soares, representando Polícia Rodoviária Estadual; José Carlos Santana, Presidente do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais do Estado da Bahia; Edmar Mendes, Diretor da Superintendência de Transito de Jequié; Sr. Aragão, Presidente da Associação de Moto-táxistas de Jequié – AMOJE; Cooperativas de Transportes de algumas cidades da região, Moto-táxistas e sociedade em geral.

O Vereador José Vanderley (PT) informou que há uma legislação estadual que visa abranger essa profissão. “Sabemos que o transporte convencional realizado pelas empresas de ônibus não atendem as demandas surgindo uma lacuna quem vem sendo preenchida por profissionais de transportes alternativos”, afirma Vanderley. Segundo o mesmo, seu mandato estará junto ao Governo Estadual na possibilidade da Lei abranger também os taxistas na perspectiva de melhorar o serviço, já que os mesmos fazem transporte de uma cidade para outra.

Já o Sr. Wellington Silva, disse que Jequié ganhará no final de setembro a Delegacia Regional do SETEBA. Segundo ele, essa Delegacia irá atender os usuários. “Nossos transportes têm que ter um convívio maior com a sociedade. O SETEBA tem projetos que já apresentou as autoridades competentes e em breve espaço de tempo teremos regulamentação específica no município”, ressalta.
-
O tema voltará a ser discutido no dia 1º de setembro especificamente com os moto-táxistas na Câmara de Vereadores em Audiência Pública.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Irregularidades na Eleição para Conselheiros de Saúde do Joaquim Romão

A eleição para conselheiros (titular e suplente) do Núcleo 2 que abrange o bairro Joaquim Romão, Cidade Nova e Curral Novo para o Conselho Municipal de Saúde de Jequié, realizada no ultimo dia 5 de agosto na comunidade São Lucas, situada no Alto do Cruzeiro, Joaquim Romão, não correspondeu as expectativas da comunidade e de candidatos a conselheiros.

O Jornalista e Vice Presidente da Associação de Moradores do Alto da Bela Vista e Taurino Bispo, Tiago Henrique e o Senhor Antonio Teixeira, desistiram da candidatura alegando que o candidato Antonio Cosme, juntamente com as irmãs franciscanas da CEB Senhor do Bomfim, utilizaram a Kombi oficial da Prefeitura Municipal de Jequié que estava a disposição da Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Veraluci Gomes Benevides, para transportar seus eleitores. Segundo os candidatos que desistiram, não houve uma divulgação em massa da eleição, sendo divulgado apenas entre as comunidades eclesiais de base da Paróquia de Santo Antonio, público este que votou no candidato Antonio Cosme.

A Presidente do Conselho, Veraluci Gomes Benevides (Vera do PT), ao ser questionada pelos candidatos desistentes e por pessoas que estavam na assembléia sobre a divulgação e utilização da Kombi, se retirou do recinto, dizendo que não tinha tempo a perder.

O professor Josevaldo, Diretor do Centro Educacional Presidente Médici e morador do Bairro Cidade Nova, afirmou que soube da eleição minutos antes da mesma acontecer, pedindo a anulação da mesma, marcando uma nova data

O Presidente da Associação dos Moradores do Barro Preto, Genivaldo Batista Santos, declarou que os moradores do Bairro estão indignados com a maneira que a eleição foi organizada, sendo correto a sua anulação.

Os candidatos que desistiram, vão entrar com recursos no ministério público, informando os fatos e requisitando uma nova eleição.


Por Érico Veríssimo
Jornalista