quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

FTC EaD e FTC Digital: Educação e Tecnologia

A Rede de Ensino FTC, há quase uma década, tem a missão de transformar seus estudantes em profissionais criativos, competitivos e empreendedores, capazes de atuar de forma ética, humana e científica na sociedade. Considerada hoje a maior rede de ensino do Norte/Nordeste e uma das maiores do País, a Rede de Ensino FTC busca a melhoria da qualidade da educação, função que tem desempenhado com compromisso, responsabilidade e ousadia, levando o ensino superior de qualidade a jovens e adultos de todos os cantos e classes.
-
Um dos exemplos de ousadia e compromisso com a educação, é a implantação da Educação a Distância através da FTC EaD e da criação da FTC Digital por meio do AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, projetos distintos que possibilitam o conhecimento a lugares antes inacessíveis e promovendo inclusão social e digital.
-
A FTC EaD e a FTC Digital oferecem pontes para o acesso à educação superior de qualidade, preparando o caminho para a construção da sociedade do conhecimento e para uma competição mais igualitária pelas oportunidades profissionais, sendo que, amplia as oportunidades de qualificação e especialização para a sociedade dentro de uma nova cultura do aprendizado.
-
Com a FTC EaD, os alunos uma vez por semana assistem a 02 (duas) horas-aula em vídeostreaming e a 01 (uma) hora-aula de auto-estudo e 01 (uma) hora-aula de verificação de aprendizagem. No FTC Digital os alunos tem acesso a atividades on-line, em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), programa que não tem função de reproduzir a sala de aula via web, e sim de levar o conhecimento até o aluno, onde quer que ele esteja e a qualquer tempo, podendo realizar essas atividades de sua própria residência, em horário de livre escolha, através da utilização de microcomputador conectado à internet, ou ainda nos laboratórios de informática em sua Unidade Pedagógica.

20 comentários:

Anônimo disse...

Eu faço o curso de história da FTC-EAD e não recomendo para ninguém, a FTC só tem nome, pq ensinar não ensina, tem é muita desorganização, promessas que nunca são cumpridas, já tenho 1 ano de curso, e no primeiro dia de aula eles prometeram aos alunos um laboratéorio de informática, que até hoje não existe, além da biblioteca que ficou só na palavra,e o pioro site, de 15 em 15 dias está fora, o ambiente virtual é uma porcaria tudo conteúdo que vc acha vc pode achar em qualquer pesquisa que fizer no google, e ainda deixa a desejar quanto ao respeito com o aluno, eu por exemplo, estou com um problema que não consigo acessar o ambeiente virtual a quase 1 mês isso já foi comunicado ao coordenador, por email, e até hoje eles não resolveram o problema com isso estou sendo prejudicada, portanto que estiver afim de fazer um curso a distância eu recomendo procurar outro, pq a FTC está defasada em termo de educação a distância.

Anônimo disse...

Esqueci auma coisa, eu só estou fazendo o curso pq eu ganhei a bolsa do prouni, pq se eu estivesse pagando já tinha vazado de lá.

ISSO MESMO disse...

Concordo plenamente com Fernanda, alias, o MEC provavelmente ira fechar quase todos os polos, pois eles nao cumprem nenhum requesito da educaçao a distancia.

Isso e uma vergonha

Anônimo disse...

a Ftc, é nao é horrivel nao, ela é horrorivel, no ensino a distancia, ainda colocam uns tutores fracos, que nao sabem nada. só estou fazendo porque é zero oitocentos, pois ganhei a bolsa do prouni, assim que eu conseguir outra vazo. fui,.

Anônimo disse...

galera, se tiver de fazer um ensino a distancia eu aconselho, pelo leite que voces mamaram no peito de suas maes, nao faça a ftc, porque ela é muito fraquinha, nao tem computador nas salas para cada aluno (isso contrariando as regras nacionais do ensino ead).faça ate uma faculdade no fundo de sua casa, mais nao perca seu tempo na ftc.

Lopes Imóveis em Porto Alegre disse...

Lendo os comentários comecei a entender as razões do meu problema... há dias tento falar com eles sem sucesso. Então enviei o seguinte email (sem resposta):

Vocês estão incomunicáveis... 6ª feira (22/05) eu envie um email solicitando informações sobre o curso de pós-graduação à distância. Após o envio, o sistema informa que em no máximo 72 horas terei uma resposta. Eu já acho 72 horas para responder um email muito tempo (ainda mais em uma faculdade de “tecnologia”), mas nem isso aconteceu...! Bem, se o email não funciona, vou tentar por telefone. Mas isso também não funciona! O número 32546666 cai em uma central de atendimento automático que repete, indefinidamente, a mensagem, independente do usuário escolher as opções “falar com a atendente”, “pós-graduação”, “EAD”, etc... Se aguardar na linha, a mensagem reinicia.. se escolher qualquer uma das opções, a mensagem reinicia... Como é que um negócio pode sobreviver nestas condições?

Lucas disse...

Olha, a FTC/EAD é uma porcaria, quem faz está desperdiçando dinheiro. Mas se está fazendo pra ganhar um diploma de forma fácil, sem esforço nenhum, sem ter até mesmo que estudar, eu recomendo.

Lucas disse...

detalhe, você não consegue se comunicar com o setor financeiro, é uma desorganização total, você fica jogado e esquecido

Antonio Cruz - Metanoia disse...

Sei que já tem mais de um ano que foi postado os comentários anteriores mas ainda assim decidi comentar.

Vou ser obrigado a discordar de voces quanto ao ensino na FTC-ead, eu faço Letras Português/Inglês a um ano e posso garantir que em minha UP está indo muito bem. Aliás, tive oportunidade de debater assuntos relacionado ao curso com pessoas de outras faculdades e não tive problema em falar sobre os assuntos abordados.

Sei que a situação pode mudar de UP para UP, mas sei também que boa parte depende do interesse do aluno em pesquisar, se dedicar ao assunto em pauta e não fazer as atividade para o professor ou tutor, mas para si próprio.

Agora se o problema que estiverem tendo for no aspecto organizacional, devo confessar que as vezes (nem sempre) deixa a desejar.

Abraço.
Antonio Cruz UP da Ribeira - Salvador BA

Unknown disse...

Prezados,

Faço Bacharelado em Administração de Empresas na UP de Ipiaú circuito 8, estamos no 6º Semestre em fase de estágio. Fui selecionada a uma vaga de estágio no setor de RH e estou correndo o risco de perder-la. A Empresa a qual fui selecionada solicitou da FTC EAD o termo de Estágio e a mesma até o dado momento não forneceu dizendo está em tramite de regularização com a UNISA.

Isto é inadmissivel tendo em vista que cumprimos com nossas obrigações e somos sujeitos a passar por estes transtornos.

Caso, eu perca a vaga isto me trará danos irreparáveis mas tomarei as devidas providências.

Gente tenham muito cuidado com a FTC EAD a mesma não tem nenhum compromisso com os alunos o que ela quer é R$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ é uma pena apostarmos em uma Faculdade que apresenta uma nova metodologia de ensino e que simplesmente deixa a desejar, possibilitando criticas e desgates dos estudantes.

Att,
Valdinete Santos

Unknown disse...

Gente, pelo que percebir essa discussão de que a FTC EAD presta e não presta vem sendo feita neste blog desde o ano passado. Mas quero deixar aqui minha contribuição em relação à instituição. Estou prestes a me formar em Letras/Inglês e a Faculdade deixa muito a desejar. Estou percebendo, agora no finalzinho, com as novas mudanças uma melhora pequena, isso porque o MEC caiu em cima, ameaçando até fechar. Alguns tutores são mesmo despreparados, descomprometidos. Não sabemos que critério de seleção eles utilizaram ao escolher esses tutores. Enquanto à estrutura física, só tenho que reclamar da biblioteca que apesar de ter livros, não podemos pegá-los esprestados. Mas temos laboratório de informática, mas é muito pouco. O MEC é que na verdade precisa ouvir essas reclamações.

Unknown disse...

Outra coisa também.
Só não desisti do curso pq sou PROUNI, senão já teria disistido.
Pq a FTC EAD é uma porcaria mesmo, um fracasso. Além de tudo, os alunos EAD foram praticamente expulsos da FRT Paralela, acho que queriam, forçadamente desvincular a EAD da presencial. Sou do Pólo da Pituba e não vejo a hora de me formar, não aguento mais tanta gente chata naquela ftc ead.

Jeremias disse...

Jeremias disse: Eu já concluí meu curso em 2009 e até hoje não trabalho na educação por falta de envio da documentação de comprovação da colação de grau,incrível pois paguei minha declaração e até hoje só pegaram o meu dinheiro nada de comprovante do curso.Isso é um absurdo paguei todas as mensalidades com muito sacrifício e nós não podemos deixar que outros inocentes sejam lesados.

Anônimo disse...

NA VERDADE, OS COMETÁRIOS EM RELAÇÃO A FTC/EAD, SE PROLONGAM NO TEMPO, PORQUE CONTINUAM UMA PORCARIA.
TAMBÉM ESTOU MUITO INSATISFEITA, E O PIOR TENDO QUE ENGOLIR PQ SOU PROUNI, E JÁ TENTEI MUDAR VÁRIAS VEZES SEM SUCESSO.
A FTC/EAD ESTÁ SE COMPORTANDO COMO UMA EMPRESA BANDICA QUE RECEBI O DINHEIRO FEDERAL E NÃO CUMPRE A CONTRAPRESTAÇÃO( SER O MELHOR PARA SOS ALUNOS) COMO SOFISMAMENTE ANDA APREGOANDO.
VAMOS NOS REUNIR, VAMOS JUNTAR NOSSAS VOZES, CREIO QUE JUNTOS IREMOS CONSEGUIR RESPEITO!
paulaadv2009@gmail.com

Anônimo disse...

Houve um comentário acima que cita: se quiser um Diploma fácil .... que continui na FTC. Que pena!! Acredito que seja o Diploma mais complicado dentre as Faculdades. Além de não receber o meu (DIPLOMA) (concluí em 2008), responde meus questionamentos de forma distorcidas ou não respondem.

Analice disse...

oi eu estou agui pra fazer uma reclamação,Pois eu faco o curso de pedagogia em ituberá já estou no oitavo periodo no circuito 09.pois do quinto periodo até agora as provas presencias so chegam com um ou dois meses de atraso e por isso estamos todos prejudicados,o site do ava e sge no abre,por favor nos aqui em ituberá estamos esperando uma solução,por que não estamos consequindo assecar as atividades integradoras.

João neto disse...

Faça Ftc ead curso de licenciatura em pedagogia na up de itabuna-bahia e digo para as pessoas que querem entrar tenham muito cuidado ,pois não vale nada, pago 220 reais, e tenho total arrependimento, to no sexto semestre e nem sei quais são minhas notas do 3 periodo como pode isso ocorrer.

Anônimo disse...

Eu também estou dentro desse TITANIC a faculdade é horrivel não tem nada quem poderNOS SOCORRER???????????????

Anônimo disse...

Estou cursando o 6 semestre de pedagogia e estou indo muito bem, vocês não estudam e metem o pau na FTC-EAD. vão estudar cambada!

Anônimo disse...

Estou cursando o 6 semestre de pedagogia e estou indo muito bem, vocês não estudam e metem o pau na FTC-EAD. vão estudar cambada!