quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

OUVIDORIA: “instrumento de comunicação permanente entre a comunidade interna e externa com a instituição”

Em entrevista a nossa redação, a Ouvidora da FTC – Faculdade de Tecnologia e Ciências – Unidade de Jequié-BA, Nádja Maria (foto), fala da importância e dos objetivos da Ouvidoria na Instituição. Veja na íntegra a entrevista.

Blog - O que é uma Ouvidoria?

Nádja Maria - A ouvidoria é um canal para recebimentos de criticas, sugestões, elogios, reclamações e denúncias da comunidade externa e interna de uma instituição.


Blog - Qual é o objetivo da Ouvidoria?


Nádja Maria - Tem como objetivo ser um instrumento de comunicação permanente entre a comunidade interna e externa com a instituição almejando a melhoria dos serviços prestados e com isso aumentar o nível de satisfação dos clientes.


Blog - Quem é a clientela?

Nádja Maria - Todas as pessoas da comunidade interna e externa da instituição.


Blog - Como funciona a Ouvidoria?


Nádja Maria - O ouvidor recebe as manifestações através dos meios de comunicação, presencial, telefone, email, fax e carta, seleciona, registra, avalia e encaminha aos setores competentes, acompanhando e respondendo a quem fez a manifestação, dentro de um tempo pré-estabelecido.


Blog
- Qual o tempo de resolução dos casos?


Nádja Maria - Depende da complexidade da manifestação e do setor a ser contactado. Em geral pode acontecer imediato, dentro de 24h ou no máximo 15 dias.


Blog- É necessário se identificar?


Nádja Maria - Sim, a identificação é necessária para que a ouvidoria possa responder. Caso queira sigilo, o mesmo será respeitado.


Blog - Quais os benefícios que obtidos com este serviço?


Nádja Maria - Os benefícios de uma ouvidoria num serviço são: Aproximação com a instituição, Melhor atendimento e qualidade nos serviços, maior credibilidade e fortalecimento da imagem junto á sociedade e Satisfação na instituição.


Blog - É possível adiantar algum balanço sobre que áreas aglutinam maisreclamações e quais têm menos?

Nádja Maria - Até o momento temos mais reclamações de ordem acadêmica e um pouco de ordem administrativa.

2 comentários:

plataformapolicial disse...

Gostei do modo como voces tem organizado o blog com muitos links interessantes. Parabéns!

jo disse...

precisava saber mais sobre a ''ouvidoria'' pois acredito que é um meio mais agil e pratico para solução de alguns problemas principalmente a faculdade a distancia