sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Record responde nota da Folha de S.Paulo e provoca a TV Globo


A Rede Record obteve direito de resposta na seção "Painel do Leitor", da Folha de S.Paulo desta sexta-feira (29), por nota veiculada na Ilustrada, caderno especializado em cultura do jornal.
-
A nota "Caiu do Céu 2", publicada na última quinta-feira (28) pelo jornalista Daniel Castro, na coluna "Outro Canal", informava que o modelo de publicidade da emissora de Edir Macedo permitiria "comerciais de graça por um ano inteiro" em troca de aquisição de pacotes. De acordo com a nota, a regalia seria dada apenas a grandes anunciantes que hoje são clientes habituais da TV.
-
Diante disso, Ricardo Frota, gerente nacional de comunicação da Rede Record (São Paulo, SP), respondeu ao jornal, e informou que a prática de estender veiculação a partir da compra de um determinado pacote é "natural" no mercado.
-
Na resposta, ele afirmou que "a Record é uma emissora comercial e fechou o ano passado com um faturamento aproximado de R$ 1,4 bilhão, oriundo de nunciantes. Para anunciar na Record, é necessário investir, ou seja, não oferecemos comerciais de graça por um ano inteiro·". Para Frota, "os ·anunciantes que relatam· a situação certamente desconhecem ou não anunciam na Record". A emissora explicou que existe uma estratégia comercial, natural na Record e em outros veículos de comunicação, na qual o cliente pode negociar a aquisição de um "pacote" de publicidade que contemple patrocínio de um detemrinado programa e volume de mídia ao longo do ano.
-
E reiterou, referindo-se à Rede Globo, que "o que é condenável são práticas de dumping realizadas por uma concorrente que, no desespero de impedir o crescimento de audiência e faturamento da Record, prefere intimidar e ameaçar seus cilentes sob o pretexto de redução de desconto ou prestígio". A Record termina o texto de direito de resposta com questionamentos que alfinetam a Rede Globo: "A audiência dessa mesma concorrente diminuiu consideravelmente. Será que os clientes não questionam? Não pedem descontos e outras vantagens?"
-
Fonte: Portal IMPRENSA

Três Conselhos que o Prefeito de Jequié-BA não valoriza

Por Gidasio Silva
-
No calendário escolar do município, dia 11 de fevereiro seria a data indicada para início do ano letivo. Não foi possível iniciar. Muitas escolas estavam em reforma e outras questões estavam pendentes, como a forma da merenda escolar e o transporte. Mesmo com a nova data, dia 3 de março, os problemas continuam. Os Conselhos Municipal de Educação, o da Alimentação Escolar e de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEF têm alertado a Prefeitura sobre vários entraves que impedem a Educação do município deslanchar de verdade. A Prefeitura não leva em conta as sugestões. A Administração Reinaldo Pinheiro não tem valorizado as sugestões dos Conselhos.
-
Veja algumas questões pendentes e em debate nos três Conselhos ligados à Secretaria Municipal de Educação e Cultura:
-
1) Vários membros do Conselho Municipal de Educação dizem que a rede municipal não está em condições adequadas para começar as aulas no dia 03 de março, devido às reformas que continuam em muitas escolas e à falta de cadeiras em muitas outras.
-
2) O Conselho da Alimentação Escolar, depois da análise do custo e do serviço prestado pela empresa terceirizada, encaminhou uma proposta ao prefeito sugerindo a interrupção da terceirização da merenda escolar, por considerá-la de baixa qualidade e onerosa ao erário público. Vai denunciar, inclusive, todas as conclusões das análises ao FNDE (Fundo de Desenvolvimento da Educação), órgão ligado ao Ministério da Educação.
-
3) O Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB critica a morosidade, a falta de critérios técnicos e transparência para a contratação de serviço de transporte Escolar, problema sério, já divulgado na mídia, que permanece até hoje. “Prefeitura ainda segue o critério político para a escolha dos veículos vencedores. A licitação, que ainda não aconteceu, privilegia, na verdade, os indicados pela base política do prefeito, principalmente pelos vereadores. Não é seguida a orientação nacional, a legislação que orienta a realização das licitações e a busca da qualidade dos serviços prestados à comunidade escolar e ao serviço público”, denuncia Marcos Roberto, Secretário do Conselho de Acompanhamento do
FUNDEF.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Na inauguração da Ponte, Prefeito de Jequié-BA se sentiu “O REI”

Por Gidasio Silva

Uma festa apoteótica a inauguração da ponte na Avenida Franz Gedeon, no dia 22, agora denominada Raimundo Cafezeiro, em homenagem a uma liderança política de Jequié, recentemente falecida. Durante o dia da inauguração, os organizadores da prefeitura soltaram fogos nas proximidades da obra, o dia todo. Tudo feito para criar o clima de espetáculo. O carro de som circulou pela cidade com bastante antecedência, para lembrar, como no tempo dos circos, o horário marcado para a inauguração show.
-
Não era para menos a divulgação. A ponte tinha caído há vários meses atrás. Os moradores, comerciantes e transeuntes já não agüentavam mais a demora e os prejuízos. Constantemente protestavam na imprensa local, nas rádios e jornais. Mesmo situada próxima da feira principal e do comércio, o ritmo lento da administração municipal não se alterou. Para piorar a situação, uma chuva, no ano passado, levou a estrutura que estava sendo montada. A sábia natureza testou a segurança antes de nós! “Não é possível, esse trabalho tem que andar”, alguém do poder se lembrou do óbvio, depois de ida e vindas. A inércia do governo teria que acabar. Estava muito visível… No dia 22 de fevereiro, ainda sendo trabalhada durante o dia, a ponte foi considerada pronta. Sem dúvida, a maior obra do prefeito, já no quarto ano do mandato: a pequena construção sobre o rio Jequiezinho, com espaço de 15m X 14.
-
Como a comemoração de um título inesperado, o governo comemorou a vitória da realização tardia. Ninguém mais acreditavam nos que estavam em campo realizando o trabalho, nem no técnico que viajava constantemente para ver áreas de outras cidades. Por isso que o apresentador e mestre de cerimônia, entusiasmado, em clima de campanha, gritava no palco: “Tudo é grandioso hoje em Jequié, com Reinaldo Pinheiro. Nós temos orgulho de ser jequieenses! Jequié a partir de agora é isso: forte, grandioso, bonito, desenvolvido”. Depois da entrega das medalhas aos corredores (houve uma corrida), ao lado da banda contratada, o Prefeito, diante do clima criado, não resistiu e fez algo que ele realmente gosta de fazer: tocar violão. Tocou uma canção com o antigo parceiro que dirige a Secretaria de Esportes e, por fim, pediu silêncio à platéia e cantou uma musica de Roberto Carlos. Naquele momento sublime do espetáculo, ele se sentiu "o Rei".

SHOW: Psirico em Jequié-BA




OUVIDORIA: “instrumento de comunicação permanente entre a comunidade interna e externa com a instituição”

Em entrevista a nossa redação, a Ouvidora da FTC – Faculdade de Tecnologia e Ciências – Unidade de Jequié-BA, Nádja Maria (foto), fala da importância e dos objetivos da Ouvidoria na Instituição. Veja na íntegra a entrevista.

Blog - O que é uma Ouvidoria?

Nádja Maria - A ouvidoria é um canal para recebimentos de criticas, sugestões, elogios, reclamações e denúncias da comunidade externa e interna de uma instituição.


Blog - Qual é o objetivo da Ouvidoria?


Nádja Maria - Tem como objetivo ser um instrumento de comunicação permanente entre a comunidade interna e externa com a instituição almejando a melhoria dos serviços prestados e com isso aumentar o nível de satisfação dos clientes.


Blog - Quem é a clientela?

Nádja Maria - Todas as pessoas da comunidade interna e externa da instituição.


Blog - Como funciona a Ouvidoria?


Nádja Maria - O ouvidor recebe as manifestações através dos meios de comunicação, presencial, telefone, email, fax e carta, seleciona, registra, avalia e encaminha aos setores competentes, acompanhando e respondendo a quem fez a manifestação, dentro de um tempo pré-estabelecido.


Blog
- Qual o tempo de resolução dos casos?


Nádja Maria - Depende da complexidade da manifestação e do setor a ser contactado. Em geral pode acontecer imediato, dentro de 24h ou no máximo 15 dias.


Blog- É necessário se identificar?


Nádja Maria - Sim, a identificação é necessária para que a ouvidoria possa responder. Caso queira sigilo, o mesmo será respeitado.


Blog - Quais os benefícios que obtidos com este serviço?


Nádja Maria - Os benefícios de uma ouvidoria num serviço são: Aproximação com a instituição, Melhor atendimento e qualidade nos serviços, maior credibilidade e fortalecimento da imagem junto á sociedade e Satisfação na instituição.


Blog - É possível adiantar algum balanço sobre que áreas aglutinam maisreclamações e quais têm menos?

Nádja Maria - Até o momento temos mais reclamações de ordem acadêmica e um pouco de ordem administrativa.

Problemas no setor financeiro da FTC deixa alunos indignados

Por Rogério Ferreira
Estudante do Curso de Jornalismo da FTC - Jequié-BA
-
Alguns alunos enfrentaram dificuldades para resolver problemas no setor financeiro, isso é algo que para o ensino atrapalha até o aprendizado, pois quem tem algo que tire sua atenção, não se concentra bem na aula.
-
As alunas, Tamiles Rocha e Tereza Wilma, relataram que enfrentaram situações, até certo ponto constrangedoras segundo Tamiles, estudante do 6º semestre de Comunicação Social, um cheque seu foi devolvido e ela não foi comunicada da devolução, porém só veio ter conhecimento, após a retirada de um extrato, que mostrou a devolução, ela diz que procurou a instituição para resolver e teve que pagar o cheque e a multa, então com mais de trinta dias depois foi que ela pode ter acesso a sua folha de cheque, porém a instituição lhe deu um comprovante por escrito, para que ela pudesse resolver sua situação junto ao banco.
-
A colega Tereza Wilma estudante de Jornalismo do 6º semestre, também diz ter passado pela mesma situação que sua colega Tamiles, a indignação de Tereza foi maior por só saber quando o sua conta havia sido bloqueada, então quando procurou saber, viu que se tratava do seu cheque, ela diz que só pode resgatá-lo depois de 15 a 20 dias. Segundo ela a falta de comunicação é o que a deixou indignada, pois se trata de vida financeira.O setor responsável foi procurado para se pronunciar a respeito do acontecido, porém não consegui o acesso para tal esclarecimento.
-
Essa falta de comunicação, é que tem que ser melhorada, para que cheguemos a um crescimento.

Bolsas de estudos custeiam inserção de estudantes ao nível superior

Por Marcos Oliver
Estudante do Curso de Jornalismo da FTC - Jequié-BA

-

Cursar o nível superior é buscar atualizar-se para estar adequado às exigências do mercado de trabalho, cada vez mais exigente na procura de mão-de-obra qualificada. Nesse propósito, milhares de estudantes secundaristas e de cursinhos correm contra o tempo e se preparam para enfrentar a difícil concorrência da universidade pública, anseio de todos.

As dificuldades ficam ainda mais ressaltadas quando o aluno não tem um ensino básico de boa qualidade e não pode pagar os custos de uma faculdade particular. Para estes, resta apenas o incentivo social do Governo e empresas socialmente responsáveis, que liberam bolsas de estudos em instituições de ensino superior particular, para os estudantes com baixa renda familiar. A sua necessidade se dá, principalmente, devido ao atual momento da conjuntura econômica, "em que o número de desempregados tem aumentado consideravelmente e a classe média tem tirado seus filhos das escolas particulares e passado para as públicas", argumento usado pelo senador Edison Lobão (DEM/MA) justificando o projeto que previa o custeio, total ou parcial, das mensalidades de alunos carentes em instituições privadas.

Além do crescente número de desempregados, no Brasil outro fator que justifica esse custeio, é a baixa renda do trabalhador assalariado, que não dá para financiar um estudo de qualidade, levando em consideração o baixo nível do ensino público do País, divulgado recentemente pelo Idep.

FTC EaD e FTC Digital: Educação e Tecnologia

A Rede de Ensino FTC, há quase uma década, tem a missão de transformar seus estudantes em profissionais criativos, competitivos e empreendedores, capazes de atuar de forma ética, humana e científica na sociedade. Considerada hoje a maior rede de ensino do Norte/Nordeste e uma das maiores do País, a Rede de Ensino FTC busca a melhoria da qualidade da educação, função que tem desempenhado com compromisso, responsabilidade e ousadia, levando o ensino superior de qualidade a jovens e adultos de todos os cantos e classes.
-
Um dos exemplos de ousadia e compromisso com a educação, é a implantação da Educação a Distância através da FTC EaD e da criação da FTC Digital por meio do AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, projetos distintos que possibilitam o conhecimento a lugares antes inacessíveis e promovendo inclusão social e digital.
-
A FTC EaD e a FTC Digital oferecem pontes para o acesso à educação superior de qualidade, preparando o caminho para a construção da sociedade do conhecimento e para uma competição mais igualitária pelas oportunidades profissionais, sendo que, amplia as oportunidades de qualificação e especialização para a sociedade dentro de uma nova cultura do aprendizado.
-
Com a FTC EaD, os alunos uma vez por semana assistem a 02 (duas) horas-aula em vídeostreaming e a 01 (uma) hora-aula de auto-estudo e 01 (uma) hora-aula de verificação de aprendizagem. No FTC Digital os alunos tem acesso a atividades on-line, em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), programa que não tem função de reproduzir a sala de aula via web, e sim de levar o conhecimento até o aluno, onde quer que ele esteja e a qualquer tempo, podendo realizar essas atividades de sua própria residência, em horário de livre escolha, através da utilização de microcomputador conectado à internet, ou ainda nos laboratórios de informática em sua Unidade Pedagógica.