sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Hospital Prado Valadares recebe Central de Vácuo


O Hospital Geral Prado Valadares em Jequié recebeu uma Central de Vácuo que solucionará um problema histórico relacionado à deficiência da rede de Vácuo de todo o Hospital. Até então o Hospital com aproximadamente 200 leitos utilizava uma bomba de vácuo adaptada e extremamente sucateada (praticamente acabada pela ferrugem) vide foto.

O Vácuo serve para aspiração de secreções de pacientes na assistência às Paradas Cardiorespiratórias, paceintes entubados em UTI, procedimentos cirúrgicos, dentre outras utilidades que são essenciais à prestação de uma assistência adequada ao paciente.

Durante muito tempo gastou-se altos valores em consertos desse equipamento que não respondia às reais necessidades do Hospital e tampouco compensava fazê-lo, sem falar no barulho estridente que esta bomba emite. Diante da avaliação e conclusão da gestão atual, foi solicitada a aquisição de um Equipamento ideal para o Hospital, com capacidade para atender todos os pontos de vácuo existentes na Unidade e todos os setores.

O novo equipamento foi comprado pela SESAB através de Licitação e chegou ao HGPV nesta última semana, o qual será instalado nos próximos dias (vide foto).

Segundo o Diretor do HGPV esta Central de Vácuo está de acordo com as normas da ANVISA e da ABNT, equipada com duas moto-bombas (execução duplex), isenta de água, que possibilita segurança dupla de funcionamento, caso um dos motores apresente defeito o outro continua funcionando enquanto se faz a manutenção, o reservatório possui capacidade de 1000 litros. Possui ainda filtros bacteriológicos para deseinfecção do ar liberado, o que a bomba atual não oferece, colocando em risco as pessoas que passam próximo ao ambiente onde está em funcionamento.

O investimento foi de 89 mil reais e representa a solução de um grave problema de forma definitiva e duradoura, refere o Diretor do HGPV Gilmar Vasconcelos.


FONTE: ASCOM / HGPV - Jequié-BA



Nenhum comentário: