sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008
Record responde nota da Folha de S.Paulo e provoca a TV Globo
Três Conselhos que o Prefeito de Jequié-BA não valoriza
Veja algumas questões pendentes e em debate nos três Conselhos ligados à Secretaria Municipal de Educação e Cultura:
1) Vários membros do Conselho Municipal de Educação dizem que a rede municipal não está em condições adequadas para começar as aulas no dia 03 de março, devido às reformas que continuam em muitas escolas e à falta de cadeiras em muitas outras.
2) O Conselho da Alimentação Escolar, depois da análise do custo e do serviço prestado pela empresa terceirizada, encaminhou uma proposta ao prefeito sugerindo a interrupção da terceirização da merenda escolar, por considerá-la de baixa qualidade e onerosa ao erário público. Vai denunciar, inclusive, todas as conclusões das análises ao FNDE (Fundo de Desenvolvimento da Educação), órgão ligado ao Ministério da Educação.
3) O Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB critica a morosidade, a falta de critérios técnicos e transparência para a contratação de serviço de transporte Escolar, problema sério, já divulgado na mídia, que permanece até hoje. “Prefeitura ainda segue o critério político para a escolha dos veículos vencedores. A licitação, que ainda não aconteceu, privilegia, na verdade, os indicados pela base política do prefeito, principalmente pelos vereadores. Não é seguida a orientação nacional, a legislação que orienta a realização das licitações e a busca da qualidade dos serviços prestados à comunidade escolar e ao serviço público”, denuncia Marcos Roberto, Secretário do Conselho de Acompanhamento do FUNDEF.
quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008
Na inauguração da Ponte, Prefeito de Jequié-BA se sentiu “O REI”
Não era para menos a divulgação. A ponte tinha caído há vários meses atrás. Os moradores, comerciantes e transeuntes já não agüentavam mais a demora e os prejuízos. Constantemente protestavam na imprensa local, nas rádios e jornais. Mesmo situada próxima da feira principal e do comércio, o ritmo lento da administração municipal não se alterou. Para piorar a situação, uma chuva, no ano passado, levou a estrutura que estava sendo montada. A sábia natureza testou a segurança antes de nós! “Não é possível, esse trabalho tem que andar”, alguém do poder se lembrou do óbvio, depois de ida e vindas. A inércia do governo teria que acabar. Estava muito visível… No dia 22 de fevereiro, ainda sendo trabalhada durante o dia, a ponte foi considerada pronta. Sem dúvida, a maior obra do prefeito, já no quarto ano do mandato: a pequena construção sobre o rio Jequiezinho, com espaço de 15m X 14.
OUVIDORIA: “instrumento de comunicação permanente entre a comunidade interna e externa com a instituição”
Nádja Maria - A ouvidoria é um canal para recebimentos de criticas, sugestões, elogios, reclamações e denúncias da comunidade externa e interna de uma instituição.
Blog - Qual é o objetivo da Ouvidoria?
Nádja Maria - Tem como objetivo ser um instrumento de comunicação permanente entre a comunidade interna e externa com a instituição almejando a melhoria dos serviços prestados e com isso aumentar o nível de satisfação dos clientes.
Blog - Quem é a clientela?
Nádja Maria - Todas as pessoas da comunidade interna e externa da instituição.
Blog - Como funciona a Ouvidoria?
Nádja Maria - O ouvidor recebe as manifestações através dos meios de comunicação, presencial, telefone, email, fax e carta, seleciona, registra, avalia e encaminha aos setores competentes, acompanhando e respondendo a quem fez a manifestação, dentro de um tempo pré-estabelecido.
Blog- Qual o tempo de resolução dos casos?
Nádja Maria - Depende da complexidade da manifestação e do setor a ser contactado. Em geral pode acontecer imediato, dentro de 24h ou no máximo 15 dias.
Blog- É necessário se identificar?
Nádja Maria - Sim, a identificação é necessária para que a ouvidoria possa responder. Caso queira sigilo, o mesmo será respeitado.
Blog - Quais os benefícios que obtidos com este serviço?
Nádja Maria - Os benefícios de uma ouvidoria num serviço são: Aproximação com a instituição, Melhor atendimento e qualidade nos serviços, maior credibilidade e fortalecimento da imagem junto á sociedade e Satisfação na instituição.
Blog - É possível adiantar algum balanço sobre que áreas aglutinam maisreclamações e quais têm menos?
Problemas no setor financeiro da FTC deixa alunos indignados
Bolsas de estudos custeiam inserção de estudantes ao nível superior
-
Cursar o nível superior é buscar atualizar-se para estar adequado às exigências do mercado de trabalho, cada vez mais exigente na procura de mão-de-obra qualificada. Nesse propósito, milhares de estudantes secundaristas e de cursinhos correm contra o tempo e se preparam para enfrentar a difícil concorrência da universidade pública, anseio de todos.
As dificuldades ficam ainda mais ressaltadas quando o aluno não tem um ensino básico de boa qualidade e não pode pagar os custos de uma faculdade particular. Para estes, resta apenas o incentivo social do Governo e empresas socialmente responsáveis, que liberam bolsas de estudos em instituições de ensino superior particular, para os estudantes com baixa renda familiar. A sua necessidade se dá, principalmente, devido ao atual momento da conjuntura econômica, "em que o número de desempregados tem aumentado consideravelmente e a classe média tem tirado seus filhos das escolas particulares e passado para as públicas", argumento usado pelo senador Edison Lobão (DEM/MA) justificando o projeto que previa o custeio, total ou parcial, das mensalidades de alunos carentes em instituições privadas.