sexta-feira, 9 de maio de 2008

Sucessão municipal em Jequié-BA: Partidos de esquerda buscam aliança

No último final de semana, alguns partidos de esquerda se reuniram para tentar um acordo que os unifique na disputa eleitoral deste ano. Na última sexta pela manhã (2), Os membros da direção executiva do PT e PC do B se encontraram para um diálogo a respeito das eleições em Jequié. Estes dois partidos analisaram a situação política municipal e concordaram em marchar juntos no próximo pleito, coligados na majoritária (prefeito) e também na proporcional (vereador). As duas direções partidárias ainda aprofundarão os termos e compromissos dessa futura aliança. Em consenso, reconheceram que, na consolidação desse o acordo político, o nome a prefeito seria o do PT, o do deputado estadual Isaac Cunha. Para completar a chapa majoritária, na condição de vice, o PC do B apresentou vários nomes para discussão, dentre eles o da professora Ana Angélica, da UESB, e o do bancário Celso Argolo, atual presidente da agremiação. Os dois partidos concordaram em buscar outros do mesmo campo político para intensificarem o diálogo, tendo em vista o fortalecimento e a unidade do campo popular.
-
Seguindo esta meta, no mesmo dia, à tarde, o PT também se reuniu com alguns membros da executiva do PV. As duas organizações partidárias analisaram o quadro político municipal num clima fraterno e de muita consonância.
-
Como se ver, os partidos já começam a dialogar em busca das alianças. Até as convenções, o quadro irá se definir de fato. Antes disso, é o jogo democrático dos diálogos, da visualização das alianças com os pretendentes um casamento eleitoral.
-
*Gicult

Nenhum comentário: