sexta-feira, 30 de maio de 2008

Seleção Pública para Agentes Comunitários de Saúde de Jequié-BA

Estarão abertas as inscrições para Seleção Pública para provimento de vagas de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município de Jequié, conforme estabelece o Edital nº 001/2008 (Acesse página - http://www.prefeituradejequie.com.br/editais.html). As inscrições presenciais serão realizadas no período de 02 a 12 de junho de 2008, das 8:00 às 18:00 horas, na Secretaria Municipal de Educação e Cultura, situada na Rua Leonel Ribeiro, Campo do América – Jequié-Bahia.
-
Edital nº 001, de 26 de maio de 2008 - SELEÇÃO PÚBLICA PARA PROVIMENTO DE VAGAS DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE (ACS) DO MUNICÍPIO DE JEQUIÉ.
EDITAL AQUI
-
*Secom / Prefeitura Municipal de Jequié-BA

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Chora Fogão!!!

Corinthians 2 (5) X 1 (4) Botafogo

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Soão João de Jequié-BA 2008: MAPA DO CIRCUITO DA FESTA

Assembléia Geral da APLB/Sindicato

Com o intuito de aprofundar o debate referente às questões de interesse dos trabalhadores em educação da rede estadual de ensino, a APLB/Sindicato Delegacia Sindical do Sol/Apromuje realizará assembléia geral, com a presença do Prof. Rui Oliveira. Os trabalhadores em educação de Jequié e regional centro-oeste estão convidados a participar da seguinte pauta:

1 - Conjuntura;
2 - Avaliação da campanha salarial e seus desdobramentos;
3 - Reestruturação da carreira e prazos;
4 - URV;
5 - Excedentes;
6 - Reclassificação dos aposentados;
7 - Eleições Diretas;
8 - O que ocorrer.
-
Data: 29/05/2008 (quinta-feira);
Horário: às 10h;
Local: Auditório da APLB/Sindicato Jequié.

terça-feira, 27 de maio de 2008

'I Fórum Ética, Mídia e Política'

O I Fórum sobre Ética, Mídia e Política de Jequié é promovido pelo Colegiado do curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo da FTC Jequié. O objetivo do Fórum é suscitar discussões e reflexões sobre Ética no Jornalismo e o papel desempenhado pela mídia local, buscando entender as relações entre a mídia e a política. Se busca também uma nova abordagem sobre o papel do Jornalismo local, com enfoque na importância dos jornalistas do município em manterem uma postura ética, cumprindo a missão de informar a sociedade sobre temas relevantes com isenção e objetividade.
-
Data do evento: 28 de maio de 2008
Horário: 19 horas
Local: FTC Jequié
-
Palestrantes:
Prof. José Dirceu Góes (UESB)
Prof. Fábio Mansano de Mello (FTC)
-
Convidados:
Jornalista Wilson Novaes Júnior (Secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Jequié)
-
Jornalista Ari Moura (Presidente da Associação Jequieense de Imprensa)
-
-
Mesa Redonda:
-
José Dirceu Góes
Tema da palestra: A Ética no Jornalismo Contemporâneo
-
Fábio Mansano de Mello
Tema da palestra: A Comunicação Social na era do Capital: socialização e mercantilização
-
Wilson Novaes Júnior
Tema da Palestra: A relação entre Mídia e Política em Jequié
-
Ari Moura
Tema da palestra: Ética e Política no Radiojornalismo de Jequié

segunda-feira, 26 de maio de 2008

NOITE DE VIGÍLIA - DOCUMENTO

Noite de Vigília - documento completo que será assinado por artistas jequieenses, e depois entregue aos candidatos a prefeito de Jequié.
--
Documento:
Reivindicação dos artistas Jequieenses aos candidatos a prefeito de Jequié na noite de vigília em defesa do Centro de Cultura
-
24/05/2008
-
Nós, artistas de Jequié, considerando que cultura deve ser vista como um projeto político-social de resgate da cidadania e dos valores históricos, bem como um mecanismo que possibilite o homem preservar a essência de sua identidade cultural, elaboramos este documento para entregá-lo a todos os candidatos a prefeito de Jequié nas eleições municipais do corrente ano.
O município de Jequié, celeiro de artistas de teatro, de dança, de música, de artes plásticas etc, não é contemplado no que diz respeito a um investimento sério e contínuo em cultura. As políticas públicas implantadas até o presente momento não consideram cultura como um projeto político-social a ser levado a sério. A prova evidente disso é que nessa e em outras administrações municipais foram criadas a Secretaria de Educação, de Administração, de Obras, de Comunicação etc, mas não a de Cultura. Na administração atual, também foi criada a Secretaria de Esporte. Como não existe a Secretaria de Cultura, não há uma dotação orçamentária própria para o apoio de ações culturais e artísticas numa perspectiva mais ampla, e com isso, saem perdendo o trabalho do artista, o processo criativo e a sociedade como um todo.
Compreendendo que essa situação não pode mais continuar, nessa Noite de Vigília demos o nosso I GRITO DE ALERTA EM DEFESA DA CRIAÇÃO DA SECRETARIA DE CULTURA NA NOVA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL e exigimos dos senhores candidatos a prefeito de Jequié o compromisso de implantá-la já no plano de trabalho administrativo de 2009. E, assumindo esse compromisso, os candidatos deverão também ser signatários deste documento.
-
Jequié, 24 de maio de 2008.
-
TODOS, TODOS À NOITE DE VIGÍLIA
-
COMISSÃO DE MOBILIZAÇÃO

terça-feira, 20 de maio de 2008

Espetáculo OTÍLIA

O humor do Ceará
Invade Jequié
Com a comédia teatral
-
OTÍLIA
A empregada mais famosa do Ceará!
Sucesso em todo o país.
-
Dias 21 e 22 de maio às 20h.
No Centro de Cultura.
-
Venha dá boas gargalhadas
Com OTILIA
A empregada mais famosa do Ceará.
-
Comprando seu ingresso antecipado
Para o dia 21 você paga meia.

NOITE DA VIGÍLIA

CONVITE
-

A Diretoria Executiva do Conselho Municipal de Cultura juntamente com a Comissão de Mobilização convidam a todos para participarem, no dia 24 de maio, a partir das 22h, da Noite de Vigília, em defesa do Centro de Cultura Antônio Carlos Magalhães. Você, artista e amigo da cultura, é capaz de mudar a situação que se encontra o nosso patrimônio artístico.
-

Programação da Noite de Vigília:
-
* Reflexões sobre o espaço artístico Centro de Cultura
* Manifestações artísticas diversas
* Lançamento das bases para a criação da Associação dos Artistas de teatro
* Lançamento das bases para a criação da Associação dos Músicos de Jequié
* Café Nordestino
* Grito de alerta em defesa da criação da Secretaria de Cultura, na próxima administarção
-
Sua participação é muito importante para o desenvolvimento cultural da nossa cidade e região.
-
Atenciosamente,
-
Wenceslau Junior
Presidente

RESULTADO FINAL DA ENQUETE: Quem matou Isabella Nardoni?

No dia 09 de abril, colocamos a ENQUETE, perguntando QUEM MATOU ISABELLA NARDONI. Tivemos 248 votos. Veja o resultado final:
-
-

( )
O Pai, Alexandre Nardoni - 121 votos (48%)
-
( )
A Madrasta, Anna Carolina Jatobá - 88 votos (35%)
-
( )
Outra Pessoa - 39 votos (15%)
-
-
Obrigado a todos que votaram e comentaram.
Até a próxima enquete.

Um tributo ao Padre Zezinho


quinta-feira, 15 de maio de 2008

Carta demissionária da Ex-Ministra Marina Silva

Caro Presidente Lula,
-
Venho, por meio desta, comunicar minha decisão em caráter pessoal e irrevogável, de deixar a honrosa função de ministra de Estado do Meio Ambiente, a mim confiada por vossa excelência desde janeiro de 2003. Esta difícil decisão, senhor Presidente, decorre das dificuldades que tenho enfrentado há algum tempo para dar prosseguimento à agenda ambiental federal.
-
Quero agradecer a oportunidade de ter feito parte de sua equipe. Nesse período de quase cinco anos e meio esforcei-me para concretizar sua recomendação inicial de fazer da política ambiental uma política de governo, quebrando o tradicional isolamento da área.
-
Agradeço também o apoio decisivo, por meio de atitudes corajosas e emblemáticas, a exemplo de quando, em 2003, vossa excelência chamou a si a responsabilidade sobre as ações de combate ao desmatamento na Amazônia, ao criar grupo de trabalho composto por 13 ministérios e coordenado pela Casa Civil. Esse espaço de transversalidade de governo, vital para a existência de uma verdadeira política ambiental, deu início à série de ações que apontou o rumo da mudança que o País exigia de nós, ou seja, fazer da conservação ambiental o eixo de uma agenda de desenvolvimento cuja implementação é hoje o maior desafio global.
-
Fizemos muito: a criação de quase 24 milhões de hectares de novas áreas de conservação federais, a definição de áreas prioritárias para conservação da biodiversidade em todos os nossos biomas, a aprovação do Plano Nacional de Recursos Hídricos, do novo Programa Nacional de Florestas, do Plano Nacional de Combate à Desertificação e temos em curso o Plano Nacional de Mudanças Climáticas.
-
Reestruturamos o Ministério do Meio Ambiente, com a criação da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, da Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e do Serviço Florestal Brasileiro; com melhoria salarial e realização de concursos públicos que deram estabilidade e qualidade à equipe; com a completa reestruturação das equipes de licenciamento e o aperfeiçoamento técnico e gerencial do processo. Abrimos debate amplo sobre as políticas socioambientais, por meio da revitalização e criação de espaços de controle social e das conferências nacionais de Meio Ambiente, efetivando a participação social na elaboração e implementação dos programas que executamos.
-
Em negociações junto ao Congresso Nacional ou em decretos, estabelecemos ou encaminhamos marcos regulatórios importantes, a exemplo da Lei de Gestão de Florestas Públicas, da criação da área sob limitação administrativa provisória, da regulamentação do artigo 23 da Constituição, da Política Nacional de Resíduos Sólidos, da Política Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais. Contribuímos decisivamente para a aprovação da Lei da Mata Atlântica.
-
Em dezembro último, com a edição do Decreto que cria instrumentos poderosos para o combate ao desmatamento ilegal e com a Resolução do Conselho Monetário Nacional, que vincula o crédito agropecuário à comprovação da regularidade ambiental e fundiária, alcançamos um patamar histórico na luta para garantir à Amazônia exploração equilibrada e sustentável. É esse nosso maior desafio. O que se fizer da Amazônia será, ouso dizer, o padrão de convivência futura da humanidade com os recursos naturais, a diversidade cultural e o desejo de crescimento.
-
Sua importância extrapola os cuidados merecidos pela região em si, e revela potencial de gerar alternativas de reposta inovadora ao desafio de integrar as dimensões social, econômica e ambiental do desenvolvimento.
-
Hoje, as medidas adotadas tornam claro e irreversível o caminho de fazer da política socioambiental e da economia uma única agenda, capaz de posicionar o Brasil de maneira consistente para operar as mudanças profundas que, cada vez mais, apontam o desenvolvimento sustentável como a opção inexorável de todas as nações.
-
Durante essa trajetória, vossa excelência é testemunha das crescentes resistências encontradas por nossa equipe junto a setores importantes do governo e da sociedade. Ao mesmo tempo, de outros setores tivemos parceria e solidariedade. Em muitos momentos, só conseguimos avançar devido ao seu acolhimento direto e pessoal. No entanto, as difíceis tarefas que o governo ainda tem pela frente sinalizam que é necessária a reconstrução da sustentação política para a agenda ambiental.
-
Tenho o sentimento de estar fechando um ciclo cujos resultados forma significativos, apesar das dificuldades. Entendo que a melhor maneira de continuar contribuindo com a sociedade brasileira e o governo é buscando, no Congresso Nacional, o apoio político fundamental para a consolidação de tudo o que conseguimos construir e para a continuidade da implementação da política ambiental.
-
Nosso trabalho à frente do MMA incorporou conquistas de gestões anteriores e procurou dar continuidade àquelas políticas que apontavam para a opção do desenvolvimento sustentável. Certamente, os próximos dirigentes farão o mesmo com a contribuição deixada por esta gestão. Deixo seu governo com a consciência tranqüila e certa de, nesses anos de profícuo relacionamento, termos feito algo de relevante para o Brasil.
-
Que Deus continue abençoando e guardando nossos caminhos.
-
Marina Silva

sexta-feira, 9 de maio de 2008

CLICK: Aniversariante do dia

O Blog tem a honra de parabenizar Carine Morbeck pela data de seu aniversário.

Carine Morbeck


HUMOR


AGENDA DE LULA NA BAHIA


9h - visita ao projeto Gasoduto Sudeste-Nordeste (Gasene) - primeira solda do Gasoduto no trecho Catu/BA - Cacimbas/ES
-
9h30 - cerimônia de visita ao projeto Gasene
-
11h40 - cerimônia de assinatura de atos do PAC no município de Lauro de Freitas (BA)
-
13h - cerimônia de assinatura do Pacto Federativo do programa da Cidadania, lançamento do programa Bolsa Formação e do Programa Habitacional para Agentes de Segurança Pública, lançamento dos projetos Farol, da Ferrovia Leste Oeste, da Via Expressa Portuária e do PAC Habitação e Saneamento na Bahia
-
15h30 - embarque para Ilhéus (BA)
-
17h - cerimônia de lançamento do Plano de Aceleração do Desenvolvimento e de Diversificação Agrícola na Região Cacaueira do Estado da Bahia
-
19h - embarque para São Paulo (SP)
-
* Bahia Notícias

Sucessão municipal em Jequié-BA: Partidos de esquerda buscam aliança

No último final de semana, alguns partidos de esquerda se reuniram para tentar um acordo que os unifique na disputa eleitoral deste ano. Na última sexta pela manhã (2), Os membros da direção executiva do PT e PC do B se encontraram para um diálogo a respeito das eleições em Jequié. Estes dois partidos analisaram a situação política municipal e concordaram em marchar juntos no próximo pleito, coligados na majoritária (prefeito) e também na proporcional (vereador). As duas direções partidárias ainda aprofundarão os termos e compromissos dessa futura aliança. Em consenso, reconheceram que, na consolidação desse o acordo político, o nome a prefeito seria o do PT, o do deputado estadual Isaac Cunha. Para completar a chapa majoritária, na condição de vice, o PC do B apresentou vários nomes para discussão, dentre eles o da professora Ana Angélica, da UESB, e o do bancário Celso Argolo, atual presidente da agremiação. Os dois partidos concordaram em buscar outros do mesmo campo político para intensificarem o diálogo, tendo em vista o fortalecimento e a unidade do campo popular.
-
Seguindo esta meta, no mesmo dia, à tarde, o PT também se reuniu com alguns membros da executiva do PV. As duas organizações partidárias analisaram o quadro político municipal num clima fraterno e de muita consonância.
-
Como se ver, os partidos já começam a dialogar em busca das alianças. Até as convenções, o quadro irá se definir de fato. Antes disso, é o jogo democrático dos diálogos, da visualização das alianças com os pretendentes um casamento eleitoral.
-
*Gicult

Prefeito Reinaldo Pinheiro desiste da reeleição e lança Secretário

Às pressas, o grupo da prefeitura, liderado pelo atual prefeito de Jequié, Reinaldo Pinheiro-PTB, convocou todas as pessoas que ocupam cargos na administração municipal e apoiadores políticos para uma reunião “de trabalho” no auditório na secretaria de municipal de educação ontem (5), no final da tarde. O espaço do encontro ficou pequeno para comportar tanta gente para o que foi, na verdade, uma “prestação de contas” para justificar a apresentação do nome de Eduardo Lopes, Secretário de Administração, como pré-candidato a prefeito, apoiado pelo atual chefe do executivo e sua equipe.
-
As ruas próximas ao prédio da secretaria, no Campo do América, ficaram repletas de veículos, tal o grau de mobilização demonstrado. Todos os presentes, dentre eles os secretários municipais e vereadores da base governista, como Ednael Almeida, José Simões, Pastoleiro, Ivan do Leite, Fiim e Nara, compareceram - segundo o prefeito - para hipotecar apoio à decisão do grupo político que dirige a prefeitura.
-
Entusiasmado com as realizações neste último ano de governo e com a presença do público, o Prefeito disse que o pré-candidato apresentado representa a continuidade dos trabalhos que estão sendo realizados para o desenvolvimento de Jequié. Reinaldo falou que o grupo dele irá procurar outras forças políticas para fazer alianças, a exemplo do PMDB e o PDT do deputado Euclides Fernandes. -
Em sua curta fala, Eduardo Lopes (PSB) falou sobre os trabalhos que ele tem desenvolvido na administração municipal e sua experiência. Agradeceu também a confiança do prefeito ao seu nome e disse que espera contar com o apoio de todos nesse novo desafio em sua vida pública.
-
Essa decisão do prefeito acaba com as especulações a respeito da candidatura dele à reeleição. O nome apresentado para representar a atual administração na próxima disputa municipal vai testar seu fôlego, carregando nas costas uma experiência de gestão muito questionada em vários aspectos, principalmente pelas poucas realizações nos três primeiros anos. O atual momento positivo, nesse último ano de governo, é a esperança de energia para a corrida do pré-candidato. A realidade vai dizer se ele tem força para ir até o final, disputando o cargo para o qual foi lançado.
-
*Gicult
www.gicult.com.br

Para jornalistas, oposição deu “tiro no pé” e Dilma “venceu”

Dilma Roussef desafinou a festa da oposição ao governo Lula. Na opinião de jornalistas e blogueiros, o que houve nesta quarta-feira (7), na Comissão de Serviço e Infra-Estrutura do Senado, foi um baile da ministra da Casa Civil sobre senadores do PSDB e do Democratas (ex-PFL).
-
”São 11h30min e a ministra Dilma Rousseff está dando um banho”, adiantou a colunista tucana Eliane Cantanhede, da Folha, que apontou logo o responsável pelo desastre: ”É o Agripino”. Àquela altura, a grande mídia já estava fula com o vilão do dia - o senador José Agripino Maia (DEM-RN).
-
Em recente entrevista na Folha de S.Paulo, Dilma declarou que mentiu nos porões da ditadura militar (1964-1985) para salvar a vida de seus companheiros. Tinha apenas 19 anos e estava sob tortura. Presa em seguida, ainda na mocidade, recusou-se a delatar quem quer que fosse, pois estava do lado da democracia, combatendo um regime totalitário e impopular.
-
Agripino, um inconfundível filhote desse período ditatorial, insinuou que não via diferença entre uma sessão de tortura e um depoimento ao Senado. Insinuou mais: se Dilma havia mentido diante do regime militar, teria tudo para repetir o gesto diante dos atuais senadores da República. Um ato falho para a história.
-
”Dilma arrasa a oposição” foi a chamada de Paulo Henrique Amorim no site Conversa Afiada. Em sua opinião, a ministra revidou à altura a provocação de Agripino. ”Rousseff atingiu o ponto certo da resposta, com firmeza e serenidade, e colocou o senador na posição histórica que ocupam os que acionavam a maquininha do choque elétrico.”
-
”Dilma tem uma dívida impagável com José Agripino Maia”, zombou o principal colunista do Globo Online, Ricardo Noblat. ”Ela entrou na sala da Comissão como suspeita de ter encomendado um dossiê sobre despesas sigilosas do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Saiu como a heroína que aos 19 anos de idade foi presa e torturada por agentes da ditadura militar de 1964, e mesmo assim não dedurou ninguém.”
-
* Por André Cintra, do Portal Vermelho

Ameaçada, madrasta é levada para o interior


Depois de passar o dia em uma cela improvisada na Penitenciária Feminina SantAna, no Carandiru, zona norte da capital, Anna Carolina Jatobá foi transferida, às 22 horas desta quinta-feira, para a Penitenciária Feminina de Tremembé, no Vale do Paraíba. É o mesmo presídio onde cumpre pena Suzane Richthofen, condenada pela morte dos pais. O governo avaliou que havia risco para o Estado e para Anna Carolina se ela fosse mantida em SantAna.
-
A chegada de Anna Carolina a SantAna, às 11 horas desta quinta-feira, foi marcada por tumulto e protestos. Ela foi levada até o local algemada, no compartimento de presos de uma viatura do Grupo de Operações Especiais (GOE). Assim que a madrasta de Isabella Nardoni - acusada de matar a menina junto com o marido, Alexandre Nardoni -, pisou no prédio da administração da unidade, as detentas bateram nas grades e gritaram: "Assassina, assassina."
-
As presas não queriam Anna Carolina nem no seguro (isolamento), onde ficam as detentas juradas de morte. Por isso, a unidade reservou para ela uma sala no prédio da administração, perto do gabinete do diretor-geral, Maurício Guarnieri, longe das outras presas. Segundo elas, nessa sala já ficaram Kelly Samara, a "bonequinha de luxo", acusada de aplicar golpes nos Jardins, e a mulher do megatraficante Juan Carlos Abadía. A sala foi pintada especialmente para receber Anna Carolina.No local há banheiro com bacia de louça (não de cimento) e chuveiro quente. As informações são do O Estado de S. Paulo
-
*Agencia Estado

Deputada Federal condena declarações de professor da Faculdade de Medicina na UFBA


A deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA) considerou lamentáveis e profundamente preocupantes as declarações do professor Antônio Natalino Dantas, coordenador do curso de Medicina da Universidade Federal da Bahia, para justificar o baixo desempenho dos alunos de medicina da UFBA no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – Enem. Para a deputada, o professor exarou uma posição de natureza racista ao dizer que o conceito dos alunos de medicina se deu por contágio das cotas sociais. E o pior é que, além de racista, a declaração do professor não condiz com os fatos, pois a própria UFBA tem divulgado dados que mostram o bom desempenho dos alunos cotistas, acrescentou Alice.
-
Ela também considerou absurdas e inaceitáveis as afirmações ao professor Antônio Natalino Dantas, que disse que o “QI” do povo baiano é baixo e que por isso o baiano toca um instrumento de uma corda só, o berimbau. “Na terra de Castro Alves, de Rui Barbosa e de tantos outros baianos de grande notoriedade, inclusive diplomados pela Universidade Federal da Bahia, que tem 60 anos de existência, bem como pela Faculdade de Medicina, com 200 anos de existência, as declarações do Prof. Natalino soam como escárnio, pois são preconceituosas e ofensivas”, afirmou a deputada, acrescentando que a Bahia esperava a retratação do professor
.-
-
Ascom / Dep. Federal Alice Portugal