quinta-feira, 29 de outubro de 2009

terça-feira, 27 de outubro de 2009

HGPV notifica 12 casos suspeitos de Dengue na última semana

O Hospital Geral Prado Valadares notificou 12 casos suspeitos de dengue na semana epidemiológica 42 (dias 18 a 24 deste mês). “Já apresenta a maior incidência de casos suspeitos desde o final da epidemia, 27% desses casos passaram por internação, os demais suspeitos foram encaminhados para acompanhamento ambulatorial”, informa a Coordenadora do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia, Meirinha Alves.
-
“Com as chuvas que iniciaram ontem 25 e as temperaturas altas da cidade a tendência é aumentar os vetores da doença, o que poderá ampliar o número de casos de dengue na cidade e região”, prevê Gilmar Vasconcelos, Diretor do HGPV.
As notificações são de diversos bairros da cidade de Jequié e dos municípios de Itagibá, Manoel Vitorino e Dário Meira.
-
O Governo da Bahia através da Secretaria Estadual de Saúde e da Secretaria Estadual de Infraestrutura está desenvolvendo ações de combate ao mosquito da dengue em parceria com a Prefeitura de Jequié desde o último dia 21, o que vai ajudar muito, mas depende também das ações de cada pessoa dentro de suas casas para uma maior efetividade no combate a dengue, pois a maior parte dos criadouros do mosquito, de acordo com estudos do Ministério da Saúde, está dentro dos domicílios.
-
ASCOM/HGPV

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Nova Diretoria da Associação Jequieense de Imprensa é empossada


A nova Diretoria da Associação Jequieense de Imprensa (AJI) para o biênio 2009-2010 tomou posse na noite de segunda-feira (19/10) no salão do Rotary Clube Jequié Norte num clima de muita alegria, com a presença de autoridades, profissionais da área de comunicação e comunidade em geral.
-
O Jornalista Ary Moura, ex-presidente da Associação Jequieense de Imprensa, após fazer um breve relato sobre seu mandato à frente da entidade, disse que "a AJI tem serviços relevantes prestados a Jequié além de estar sempre presente nas grandes decisões dos mais variados aspectos da cidade, a exemplo da vinda do Poliduto, a construção da Barragem de Pedra, a vinda de indústrias e do frigorífico, ou seja, tudo que se fala em termos de Jequié a AJI sempre esteve presente, tendo a imprensa um papel fundamental no desenvolvimento da cidade".
-
Emanuel Andrade, novo Presidente da AJI, disse em seu pronunciamento que “o papel da imprensa sempre foi o de informar a população de todos os acontecimentos que surgem na sociedade, sendo um valioso instrumento de utilidade pública, cumprindo seu relevante papel social, conscientizando a sociedade de seus direitos e deveres e resgatando assim a cidadania através da informação”. Em outro trecho ele fala que “hoje é o inicio de uma nova etapa, um novo desafio. Para caminhar em passos firmes necessitaremos de apoios importantes com do poder legislativo, judiciário, conselho comunitário, da policia militar, policia civil, policia rodoviária federal, da guarda municipal, de outras associações e principalmente do poder executivo, pois a missão da impressa também é de informar a sociedade os atos administrativos. Que o bom senso prevaleça e bons acordos surjam”.
-
A nova diretoria da Associação de Imprensa é formada pelo presidente Emanuel Andrade; vice Wellington Nery; secretária Ene Lélis; tesoureiro Verivaldo Santos; membros efetivos do conselho fiscal Ari Moura, Euclides Júnior e João Leonardo Souza; suplentes Wilson Novaes Jr., Claudio César e Irlan Vieira.
-
Após a solenidade de posse todos se confraternizaram ao som da boa música com o cantor Marcos Belchot.
-

Deputada Alice Portugal pede constitucionalização da carreira de Procurador Municipal


Usando a tribuna da Câmara, a Deputada Federal Alice Portugal (PCdoB-BA) solicitou aos parlamentares a aprovação da PEC 153/03, que constitucionaliza a carreira de procurador municipal, lamentando que apesar da criação da Comissão Especial, em abril de 2009, encarregada de analisar e proferir parecer sobre esta PEC, até hoje os líderes partidários não indicaram seus integrantes.
-
Para Alice Portugal, a consolidação do caráter institucional da carreira de procurador municipal é a construção da autonomia do Município perante o Sistema Federativo, equiparando-o à União e aos Estados, como detentor de um espaço de soberania definitivo pela competência constitucional. Ela entende que a constitucionalização da carreira, além de corrigir a omissão existente na Constituição Federal, explicita o tratamento equivalente a todos os advogados públicos no país, sejam eles da União, dos Estados ou dos Municípios. “O Procurador Municipal tem papel fundamental na defesa das administrações, dos interesses públicos e constitucionais, do controle da legalidade, razão pela qual julgo fundamental a aprovação célere da PEC 153/2003 e apelo aos senhores Líderes partidários para que apressem a indicação de seus liderados para compor a Comissão Especial”, afirma a Deputada Alice Portugal.
-

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

“Guerra de Canudos: dois homens, um destino”


“Que o SERTÃO vai virar MAR...
... e o MAR vai virar SERTÃO!...”
-
O grupo teatral Circo da Palavra do município de Mirante-BA apresentou na noite de sexta-feira (09/10) na Praça da Capela de Nossa Sra. Aparecida, em encerramento a II Conferência Municipal de Cultura, o espetáculo Guerra de Canudos: dois homens, um destino!, com texto e direção do Coordenador de Cultura do Município, Rogério Leandro.
-
A história se passa no Sertão da Bahia em 05 de Outubro de 1897. Neste dia, após quase um ano, chegava ao fim, um dos mais sangrentos confrontos da República brasileira. Ao lado do Rio Vaza-Barris, após quatro expedições e com um saldo de vinte mil sertanejos mortos, entre homens, mulheres e crianças, além de cinco mil soldados, a mando do Governo republicano recém-implantado, que caíram, muitos degolados e esquartejados, o arraial de Bello Monte tombava enfim. Dois homens se destacam nesse conflito. O primeiro, apresentado por vários nomes passou por várias instâncias. De peregrino a beato. De beato a conselheiro. Foi apelidado de: Antonio dos Mares, Bom Jesus dos Mares, Santo Antonio dos Mares, Santo Antonio Aparecido, Bom Jesus Conselheiro e por fim, entra para a história como ANTONIO CONSELHEIRO. Fanático, monarquista, reuniu seguidores em torno de si e combatia a República. Acreditava que o governo republicano era o emissário do demônio, pois instituiu o casamento civil e controlava os cemitérios civis, antes prática só controlada pela Igreja. Conselheiro se estabeleceu em Bello Monte, Norte da Bahia. Viu tristemente cinco mil e duzentas casas incendiadas e quase toda a população assassinada, muitos pela degola, inclusive de recém-nascidos e crianças, prática assombrosa de retirar fora a cabeça, separando-a do corpo, aos vitimados pela guerra. O outro homem: Jornalista, escritor, homem culto, que na condição de repórter acompanhava o conflito. Seus escritos viraram a obra literária: “Os Sertões”. Seu nome: EUCLIDES DA CUNHA.
-
Os participantes do Grupo Teatral Circo da Palavra fazem parte do curso de iniciação as artes cênicas do Movimento Cultural ART VIVA de Mirante. Com duração de 65 minutos e roteirizada em quatorze cenas, espetáculo contou com 42 atores e equipe técnica. O cenário foi a partir da construção de uma Caatinga na praça pública. Atualmente o grupo ensaia para estréia em Novembro desse ano a peça / adaptação do livro homônimo O ALQUIMISTA de Paulo Coelho e em dezembro a HISTÓRIA DE CRISTO.
-

PREFEITURA DE MIRANTE REALIZA CONFERÊNCIA DE CULTURA


Com o objetivo de discutir e propor estratégias para o fortalecimento da Cultura no município, a Prefeitura Municipal de Mirante-BA por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer realizou na tarde de sexta-feira (09/10), no Colégio Sr. Francisco de Castro Alves a II Conferência Municipal de Cultura com o Tema: Cultura: Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento, com a participação de professores, alunos e população em geral, além da participação de Patrícia Moreira, representante da Secretaria de Cultura que proferiu palestra sobre o Tema da Conferência. O Prefeito Hélio Ramos Lima juntamente com a Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Luciene Ramos Lima e o Coordenador de Cultura Rogério Leandro dos Santos fizeram a abertura oficial da Conferência.
-
Durante toda a tarde aconteceram diversas atividades, a exemplo da Celebração Cultural com músicas e a exibição do vídeo Mirante tem cultura?. Em seguida houve a formação dos eixos temáticos: EIXO 1 – Produção simbólica e diversidade Cultural, EIXO 2 – Cultura, cidade e cidadania, EIXO 3 – Cultura e desenvolvimento sustentável, EIXO 4 – Cultura e economia criativa e EIXO 5 – Gestão e institucionalidade da cultura. Após a discussão nos Eixos, houve apresentação, apreciação e votação das propostas, seguida da Eleição dos Delegados Representantes na Conferência Territorial de Cultura.
-
A Conferência foi encerrada com a apresentação cultural na praça pública do espetáculo “Guerra de Canudos: dois homens, um destino” produzido pelo grupo de teatro Art Viva do município de Mirante.
-

FANFARRA DE IBIRATAIA SE APRESENTA NA EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA EM IPIAÚ

O prefeito Jorge Fair esteve presente junto com uma caravana que o acompanhou para prestigiar o último dia do evento. O stand da Quarta Feira de Agricultura Familiar foi um sucesso total. Os agricultores saíram satisfeitos com a mostra e a vendagem de seus produtos, licores, doces, mel de abelha, mudas de fruteiras e de madeira de lei. O ponto alto do encerramento foi a degustação e doação das frutas. Os peixes da Piscicultura Canta Galo foram uma atração a parte, as pessoas ficaram impressionadas com o tamanho e a beleza dos peixes expostos. A parte política-administrativa não foi deixada de lado, aproveitando as lideranças do Governo do Estado, a prefeitura através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente firmará dois convênios, um com a SEMA (Programa de Florestas Sustentáveis), que levará renda aos produtores; e um outro com a SEAGRI (implantação de um posto avançado do EBDA), que garantirá uma melhor e mais acessível assistência técnica ao produtor. A FANFARRA municipal de Ibirataia (FAMUIB) fechou o evento com chave de ouro. É por tudo isso que o prefeito de Ibirataia é conhecido como Jorge Faz.

GRANDE FESTA EM IPIAÚ NA 21° EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA, JUNTAMENTE COM A 4ª FEIRA INTINERANTE DE AGRICULTURA FAMILIAR

Secretários do Estado fizeram presente na exposição: Domingos Leonelli-Turismo, João Leão-Infraestrutura e Juliano Matos, Meio ambiente, além do prefeito de Ipiau, teve a presença de diversos outros prefeitos dos municípios que integram o Consórcio Intermunicipal do Vale do rio das Contas, marcou a abertura da 21ª Exposição Agropecuária de Ipiaú e Região e da 4ª Feira Itinerante de Agricultura Familiar, na tarde de quinta-feira, 15, no Parque de Exposições José Thiara.
-
O evento superou as expectativas por parte da comunidade regional, devido à grande estrutura montada para o evento, a 21ª Exposição Agropecuária de Ipiaú e Região e a 4ª Feira Itinerante de Agricultura Familiar, promovidas pelo Sindicato Rural de Ipiaú, APROLEITE, Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio das Contas com o apoio da prefeitura municipal de Ipiaú. Este ano o volume de animais expostos a venda foi melhor que o esperado, contou ainda com diversas atrações musicais e os stands de empresas mostrando seus produtos.
-
Ponto comum em todos os pronunciamentos realizados na solenidade abertura da Exposição Agropecuária de Ipiaú, a união das lideranças políticas e das entidades na luta pelo fortalecimento da economia dos municípios da lavoura cacaueira, foi destaque, como também a disposição de todos no sentido de dar continuidades à realização de eventos ainda maiores e mais participativos na região
-
Por ALAN ALVES
-

APLB realiza Seminário Regional de Educação


Com o objetivo de incrementar o processo de formação permanente dos trabalhadores em Educação, direcionando aos educadores, estudantes, gestores e comunidade, a diretoria da APLB Sindicato – Delegacia Sindical do Sol / Apromuje realizou na manhã de sexta-feira (16/10), no Palácio das Artes em Jequié, o Seminário Regional de Educação com o tema Diretrizes Nacionais da Carreira dos Profissionais da Educação: formação e valorização profissional, financiamento da Educação e Ensino Médio inovador, com a participação na mesa redonda do Prof. Dr. Francisco das Chagas Fernandes, Secretário Adjunto do Ministério da Educação; da Deputada Federal Alice Portugal, Membro da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados; da Profª. Esp. Marilene Betros, Vice-Coordenadora da APLB/Sindicato e Membro da Executiva Nacional da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil); do Profº. Joel Câmara, Assessor Técnico da APLB/Sindicato; da Profª. Dilma Santana, Diretora Regional da APLB/Sindicato além da presença do Prefeito de Jequié, Luiz Amaral; da Secretária de Educação de Jequié, Miriam Rotondano; Vereador Vanderley Moura, professores, professoras, dentre outros.
-
Para a Profª. Esp. Claudenice Santana, Diretora da APLB/Sindicato – Delegacia Sindical do Sol, se faz necessário a adoção de políticas públicas educacionais para a valorização dos trabalhadores e trabalhadoras em educação subsidiando sua ação profissional, contribuindo para o resgate da auto-estima e a melhoria da qualidade do ensino público.
-
Já para Francisco das Chagas Fernandes, Secretário Adjunto do Ministério da Educação, os municípios têm conseguido aumentar o número de matriculados, o que representa um importante avanço. No entanto, o grande desafio é tornar a escola mais atrativa para garantir a permanência dos alunos na sala de aula.
-
Além da Mesa Redonda e do debate, foi realizado a noite uma festa em confraternização ao Dia do Professor no Clube do Maçons com o cantor Rosy e Banda.
-

terça-feira, 6 de outubro de 2009

PCdoB DE JEQUIÉ REALIZA CONFERÊNCIA MUNICIPAL E ELEGE NOVA DIREÇÃO


O PCdoB (Partido Comunista do Brasil) realizou na manhã de domingo (04/10), no auditório do Sindicato dos Bancários, sua Conferência Municipal em preparação ao seu 12º Congresso Nacional, que acontecerá em São Paulo no mês de novembro deste ano.
-
Foram apresentadas na conferência, pelo Professor Elias Dourado, as Teses elaboradas pela Direção Nacional, onde na oportunidade os participantes debateram os temas contidos na cartilha do 12º Congresso da legenda. Logo após, houve a apresentação do balanço das atividades do antigo Diretório Municipal, tantos das últimas eleições como no movimento social, e também os desafios a enfrentar para colocar o partido novamente no centro da luta política da cidade.
-
Para Rita Rodrigues, ex-vereadora e ex-Vice-Prefeita pelo PCdoB em Jequié, “a conferência constitui-se como um instrumento fundamental para os militantes, pois trata-se de novas perspectivas sobre o projeto político do partido para o País, Estado e sobretudo a Jequié, sob a ótica dos idéias socialistas”.
-
Após todas as discussões, aconteceu a eleição com votação secreta do novo Diretório Municipal que é composto por 13 membros e em seguida da Executiva Municipal composta por 05 membros, com destaque para Diran Lima, gerente do SAC (Serviço de atendimento ao Cidadão) que volta após 02 anos a presidir o PCdoB de Jequié para 01 mandato de 02 anos.
-

I Semana de Informática do Sudoeste da Bahia 2009