quinta-feira, 21 de maio de 2009

Prefeitura de Jequié no Combate ao Abuso Sexual

A Prefeitura Municipal de Jequié-BA, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Social realizou na segunda-feira, 18, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, entrevistas e panfletagens na Praça Rui Barbosa, ruas do centro da cidade e Posto da Polícia Rodoviária Federal - BR 116, no sentido de prevenir e combater à violência sexual contra crianças e adolescentes no município. O Objetivo é sensibilizar toda sociedade jequieense a assumir uma postura mais firme contra a violência sexual praticada contra crianças e adolescentes.
-
Segundo Lélea Amaral, Professora e Secretária de Desenvolvimento Social do município, é preciso formar uma consciência para denunciar e romper com este ciclo de violência e proteger a população infanto-juvenil. Para a realização dessas atividades, a Prefeitura de Jequié contou com a parceria dos governos federal e estadual, Ministério Público Estadual, Policia Rodoviária Federal, Civil e Militar, Delegacia da Mulher, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Assistência Social, entre outros segmentos. As Denúncias podem ser feitas pelos telefones 0800 284 1102 (horário administrativo), Disque 100 (atendimento 24 horas) ou 3526-8458 – Conselho Tutelar - (atendimento 24 horas).

Vereador pede apoio para instalação da unidade do PROCON em Jequié-BA


O Vereador Ednael Almeida (DEM), Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Jequié-BA, usou a tribuna na sessão ordinária do dia 19, terça-feira, para pedir o apoio dos vereadores, sobretudo do Vereador Joaquim Caíres, líder do Governo e o Vereador José Augusto “Gutinha”, líder da bancada da maioria, na instalação da unidade do PROCON, órgão de defesa do consumidor, em Jequié. Segundo o Vereador Ednael, a minuta já se encontra na Prefeitura, faltando a formalização de um convenio para a instalação da unidade.
-
Os vereadores do PT, Deyvison Batista e José Wanderley, informaram que em recente audiência, acompanhandos da Presidente da Associação das Donas de Casa da Bahia, Marinelma Macedo Gomes, com o Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Nelson Pelegrino, souberam que o PROCON de Jequié, ainda não teve a sua instalação autorizada, pelo fato da Prefeitura não haver assumido a sua participação na parceria, no que tange à disponibilização do pessoal administrativo e do advogado para trabalhar no setor.
-
Na possibilidade do funcionamento, o PROCON atenderá em apenas um turno, com três funcionários e um advogado. Se funcionar em dois turnos, esse número de profissionais seria duplicado. Os Vereadores petistas ainda informaram que se encontra em análise a instalação de um PROCON estadual no município, estando inclusive, disponibilizado um espaço no prédio do SAC para funcionamento da unidade.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

JEQUIÉ-BA: São João 2009


Comissão volta a discutir Estatuto da Igualdade Racial na Câmara

Uma comissão da Câmara voltou a discutir nesta quarta-feira (13) o projeto de lei que cria o Estatuto da Igualdade Racial.
-
O projeto traz orientações para o governo sobre como tratar os negros no Brasil. Ele torna obrigatória a identificação dos estudantes de acordo com a raça no censo escolar. Pacientes atendidos pelo sistema único de saúde também terão de se auto-definir de acordo com a cor da pele.
-
O estatuto prevê ainda a criação de cotas para negros nas universidades, no serviço público, em empresas privadas e nos partidos políticos.
-
Durante a discussão, os ânimos se exaltaram. O presidente da comissão que analisa o estatuto, Carlos Santana (PT-RJ), que é negro, pediu a um assessor -também negro- que ajudava parlamentares contrários ao projeto a evitar que ele fosse aprovado se retirar do local de debates. A atitude de Santana foi vista por deputados como sinal de discriminação. Minutos depois, ele pediu desculpas.
-
A reunião foi suspensa para que os deputados pudessem participar da sessão no plenário. A expectativa é de que ainda haja muito debate. O estatuto, do jeito que está, prevê tratamento diferenciado para a população negra em todas as áreas. Empresas que promovam ações de inclusão racial, por exemplo, teriam preferência em licitações publicas. E até a capoeira receberia estimulo das autoridades.
-
O projeto divide os deputados. “Não devemos ter medo de assegurar oportunidades para quem mais sofreu. A escravidão foi o maior crime que a sociedade cometeu com os nossos negros”, afirma o deputado Vicentinho (PT-SP).
-
O deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) discorda. “O estatuto que está sendo proposto por esse substitutivo não vai estabelecer igualdade alguma, vai estabelecer um fosso numa sociedade onde ainda não existe. E nos não queremos fazer parte de uma racialização de um país que ainda não é racializado”, diz.
-
A antropóloga Yvone Maggie, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), critica a proposta. “O perigo é de a gente, em vez de estar resolvendo uma questão da desigualdade e do racismo, estar produzindo o ovo da serpente do ódio racial”, afirma.
-

Entrevista com Geddel Vieira Lima, Ministro da Integração Nacional

Geddel Vieira Lima fala que sua candidatura ao governo do Estado é uma hipótese que ele considera cada vez mais e diz que o governo Wagner está deixando a desejar em muitas áreas. O ministro também criticou o fato do governador não ter recebido os prefeitos, que foram em passeata até a governadoria no último dia 28 de abril. “Foi um erro, um equívoco do governador e da sua estrutura política não receber os prefeitos. E os equívocos sempre custam caro”, afirma Geddel.
-
A doença da ministra Dilma Roussef pode mudar os planos do governo para a sucessão presidencial?
Geddel - Você tem que perguntar isso ao presidente Lula. Os planos do PT nessa questão dependem muito do presidente Lula. O que nos cabe nesse momento é rezar para que a ministra tenha um bom desempenho no combate à doença. Em relação às eleições de 2010, a posição do PMDB ainda está sendo discutida. O nosso compromisso efetivamente é dar sustentação ao governo do presidente Lula. O que vai acontecer em 2010 será discutido no momento oportuno.
-
A última pesquisa divulgada na Bahia, feita pelo Inpesp, o instituto de pesquisa do marqueteiro Antônio Lavareda, colocou o ex-governador Paulo Souto com 44% das intenções de voto para governador, Wagner aparece com 34% e o senhor com 14%. Ainda falta um ano e meio para a eleição, esse patamar de 14% na preferência do eleitorado é um bom patamar para iniciar uma campanha?
Geddel – Bom não, excelente. Você me compara com alguém que já disputou cinco eleições majoritárias. Foi governador duas vezes, senador, vice-governador, e perdeu a última eleição disputando o governo do Estado. Compara-me com o atual governador que já disputou três eleições majoritárias. Eu nunca disputei eleição majoritária, nem ao menos disse que sou candidato a governador, então, se o meu nome aparece na pesquisa com 14% das intenções de votos, eu só posso estar feliz e estimulado cada vez mais a aceitar esse desafio de governar a Bahia.
-
Na quarta-feira passada num pronunciamento no plenário da Câmara, o deputado ACM Neto criticou duramente o governador Jaques Wagner e chegou a fazer um alertar ao PMDB, dizendo que já está na hora do PMDB deixar o governo de Wagner, pois o governo dele seria um barco que está fundando. O PMDB fica no governo mesmo que com o barco afundando?
Geddel – Primeiro, eu acho que o deputado ACM Neto manda recado para o DEM. O que ele fala para o PMDB, evidentemente, não tem maior importância. Segundo, eu tenho críticas a fazer ao governo Wagner, acho que muitas áreas estão deixando a desejar. A questão da segurança pública, a relação com os municípios, que precisam do governo próximo para resolver os problemas, pois é no município que as pessoas vivem. A questão da saúde pública também está deixando muito a desejar. Eu creio que o governador Wagner está deixando de lado compromissos que nos motivou a estar com ele em 2006. Precisa mudar, senão o que a pesquisa está refletindo hoje deverá se tornar cada vez mais uma realidade e o governador poderá ficar sem condições de se candidatar à reeleição. Nós estamos prontos para ajudar o governo naquilo que, efetivamente, for bom para a Bahia. Agora, temos sim críticas a fazer à gestão do atual governador.
-
No último dia 28, a UPB organizou em Salvador uma marcha dos prefeitos do interior em protesto contra a queda na arrecadação dos municípios e contra o tratamento que eles estariam recebendo do governador. O ministro não compareceu a essa mobilização para evitar que o evento fosse entendido como um ato político?
Geddel – Eu não compareci, porque eu tinha agenda em Brasília. Você há de concordar comigo que o papel de um ministro de Estado não é na terça-feira participar de um movimento desses, por mais importante que ele seja. Agora, o fato de eu não ter comparecido não significa que eu não tenha participado. Participei estimulando os prefeitos, conversando com os prefeitos, identificando problemas e dizendo de forma clara que, além de ministro de Estado, e muito além de ministro de Estado, eu sou uma liderança política da Bahia. Eu sou deputado federal eleito com 300 mil votos e por via de conseqüência eu sou solidário aos prefeitos, à luta dos municípios, dos vereadores, à luta da imprensa que faz a cobertura dos municípios e sabe que é aqui que as coisas acontecem. Aliás, disse com clareza que estou permanentemente de portas abertas, como ministro, como deputado, como cidadão, para receber os prefeitos, ouvir suas reivindicações e levar essas reivindicações a quem pode decidir ou decidir quando estiver na minha área. Eu não vi essa manifestação como um ato contra o governo. Discordo dessa posição, manifestei publicamente minha discordância a respeito disso. Foi um erro, um equívoco do governador e da sua estrutura política não receber os prefeitos. E equívocos sempre custam caro, são problemas que precisam ser corrigidos. Eu, da minha parte, participei e continuarei aberto para atender os prefeitos, ouvir os prefeitos. È como sempre faço tudo em minha vida. Pode atender? Sim. Não pode atender? Diz não e vamos buscar outra solução.
-
Ministro, o senhor é candidato a governador?
Geddel – É uma hipótese que a cada dia eu considero mais. Evidentemente, eu não posso dizer que sou candidato de mim mesmo. Mas se as manifestações do povo e a rede de apoio continuar aumentando da forma que vem acontecendo, é claro que é uma hipótese que eu considero, porque afinal de contas me preparei para isso a vida inteira. Conheço a Bahia, conheço seus problemas, e tenho absoluta certeza de que como governador desse Estado poderia fazer um governo que a Bahia jamais se esqueceria. Mas vamos discutir o assunto na hora que o momento chegar, ainda não é momento.
-
* Entrevista cedida ao site "Bahia Dia Dia" em 01 de maio de 2009

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Show de Lançamento do CD LANE QUINTO acústico


GANHE INGRESSO para ir ao Show de Lançamento do CD LANE QUINTO acústico!


Comprando o CD antecipado você GANHA um INGRESSO para ir ao Show na próxima quinta, 14 de maio, às 20:00 horas no Centro de Cultura em Jequié!

CD = R$ 15,00 (+ 1 Ingresso Grátis!)

INGRESSO = R$ 10,00


À venda nas Lojas: Silvany Magazine e Indiana Brasil


Obs. Na Portaria do Evento será vendido apenas o INGRESSO no valor de 10,00!

Lula: gripe suína é 'grave', mas não como 'parecia ser'

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje que a gripe suína, rebatizada de influenza A (H1N1) pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é "grave", mas que a enfermidade não é "do tamanho que parecia ser".
-
De acordo com Lula, o ingresso de pessoas no Brasil é "bem monitorado". As atenções do Ministério da Saúde serão intensificadas nos próximos dias, informou, no programa semanal de rádio "Café com o Presidente".
-
"A gente vai intensificar a vigilância e, ao mesmo tempo, intensificar o tratamento das pessoas que estão doentes. Estamos cuidando para evitar que se alastre em outras pessoas", afirmou. "O que as pessoas devem ter é cuidado."
Ontem, o ministério informou que cresceu de seis para oito o número de pacientes com o vírus H1N1 no Brasil. Foi confirmada a segunda ocorrência de transmissão da doença no País, no Rio de Janeiro. Também foi confirmado um caso no Rio Grande do Sul.
-
Agência Estado

LANE QUINTO acústico


terça-feira, 5 de maio de 2009

FTC: DCE e DA tomam posse


Tomaram posse na noite da ultima quinta-feira, 30/04, a primeira Diretoria do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e do Diretório Acadêmico (DA) do curso de Psicologia da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Jequié-BA - Gestão 2009. A cerimônia foi realizada no auditório da Instituição e contou com a presença da Professora Milena Bahiense Almeida, Coordenadora do Curso de Administração representando a Direção da Unidade; Professora Camila Cerqueira, Coordenadora do Curso de Psicologia; Vereador Deyvison Batista; Professor Agnaldo, outros professores, alunos e convidados.
-
Para Clodoaldo Oliveira, Coordenador Geral do DCE, esse é um momento muito importante na vida dos acadêmicos da FTC, pois, após muitos anos de luta finalmente o DCE é fundado na Instituição. “Lutar por um ideal é uma forma de representar esta proposta de adaptação, lutar por um ideal não significa necessariamente uma mudança, significa projetar por meio de supostas manifestações, um mudança”, afirma em seu discurso de posse.
-
Fazem parte da Gestão 2009 do DCE: Coordenador Geral: CLODOALDO OLIVEIRA DE JESUS; Coordenadoria de Finanças: VICTOR PEIXOTO FARIAS; Coordenadoria de Imprensa e Divulgação: LUCIANO MIRANDA; Coordenadoria de Esporte e Cultura: SANTIAGO PEREIRA SANTOS; Coordenadoria de Assuntos Acadêmicos e Administrativos: DAIANA SOUSA ANDRADE; Coordenadoria de Pesquisa e Extensão: LUIZ ALBERTO; Diretores: PABLO LANE BENEVIDES MIRANDA, AFONSO RODRIGUES NETO, MARCOS VINICIUS SANTOS MACHADO, RAMILTON JORGE ARAUJO PIRES, TIAGO HENRIQUE SANTOS BATISTA.
-
O DA de Psicologia, Gestão 2009 é composto por: Coordenador Geral: ISIS GOMES BIONDI; Coordenadoria de Finanças: SILVIA RENATA SANDES MENEZES; Coordenadoria de Imprensa e Divulgação: GIULIANO PEREIRA DE ALMEIDA; Coordenadoria de Cultura: LUCAS RIBEIRO NOVAES; Coordenadoria de Assuntos Acadêmicos e Administrativos: SAYONARA SANTOS; Coordenadoria de Pesquisa e Extensão: FÁBIO PRATES; Coordenadoria de Movimento Social: DJALMA NOVAES RAMOS.
-
As Diretorias terão pela frente o desafio de se organizarem para que realmente sejam reconhecidos pelos acadêmicos como uma entidade forte e representativa.