segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Programa de Internação Domiciliar da SESAB já funciona também no HGPV

As equipes do Programa de Internação Domiciliar (ID) da Secretaria da Saúde da Bahia ligadas ao Hospital Geral Prado Valadares iniciaram suas atividades em 17/11 e hoje 24 internam o primeiro paciente. O Programa foi lançado em 10/10 pelo Governador Jaques Wagner e pelo secretário da Saúde, Jorge Solla, em solenidade na Fundação Luis Eduardo Magalhães e a meta é reduzir a hospitalização desnecessária, minimizar riscos de infecção hospitalar e humanizar o atendimento.
-
"Um Programa dessa envergadura é pioneiro na América Latina" disse o governador Jaques Wagner, a Bahia é o primeiro estado a lançar a Internação Domiciliar ligada aos Hospitais da Rede Própria com investimento e custeio exclusivos do Tesouro Estadual, aproximadamente R$ 1,3 milhão de reais por mês.
-
Este programa vai possibilitar que o paciente receba tratamento em casa, desde que o seu quadro clínico permita. No HGPV foram implantadas duas Equipes Básicas e uma Matricial, as quais atenderão os pacientes em casa, de segunda a sexta-feira, das 7 às 19h. As equipes são compostas por médicos, enfermeiros, fisioterapeuta, nutricionista, assistente social e técnicos de enfermagem – cada uma delas terá um carro com motorista à disposição.
-
Os profissionais realizarão visitas domiciliares e também vão treinar familiares para cuidar dos pacientes, um dos critérios primordiais para concretização da internação domiciliar. A solicitação para a internação domiciliar caberá ao hospital e será analisado o pedido pelos profissionais das Equipes de ID.
-
O Diretor do Hospital Geral Prado Valadares, Gilmar Vasconcelos, comentou que "o programa vai desafogar leitos que atualmente ficavam com baixa rotatividade por motivo de estar com pacientes que podem ir para a internação domiciliar, além de dar maior conforto ao paciente junto da família".
-
Perfil do Paciente
Portadores de doenças crônico-degenerativas agudas, de patologias que exijam cuidados paliativos, pessoas com incapacidade funcional, provisória ou permanente – exceto os casos que necessitem de ventilação mecânica, enfermagem intensiva ou uso de medicação complexa, com efeitos colaterais potencialmente graves ou de difícil administração.
-
Não será possível a participação no programa de quem não tiver um cuidador contínuo identificado, ou seja, alguém que tome conta do paciente no dia-a-dia.
Pacientes com mais de 60 anos terão prioridade.
-
ASCOM/SESAB - HGPV-Jequié-BA

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

AMISTOSO: Brasil X Portugal

Brasil e Portugal se enfrentam nesta quarta-feira (19) em um amistoso, a partir das 22h (pelo horário de Brasília). A partida marca a reinauguração do estádio Bezerrão, no Gama, cidade-satélite de Brasília. O jogo promete a presença de ídolos dentro de campo, como os craques brasileiros Robinho e Kaká e o português Cristiano Ronaldo, e também fora de campo, como Felipe Massa e Pelé, que comemora o aniversário de seu milésimo gol, feito no dia 19 de novembro de 1969. Pelé será homenageado e dará o pontapé inicial no jogo. O último treino da seleção brasileira foi realizado na última terça-feira (18), um coletivo no próprio estádio. Esse é o último jogo da seleção brasileira em 2008. A próxima partida será dia 10 de fevereiro, no amistoso contra a Itália, em Londres. Confira a escalação:
-
Brasil - Julio César; Maicon, Thiago Silva, Luisão e Kléber; Gilberto Silva, Anderson, Elano e Kaká; Robinho e Luís Fabiano. Técnico: Dunga.
-
Portugal - Quim, Bosingwa, Pepe, Bruno Alves e Paulo Ferreira; Fernando Meira (Raul Meireles), Maniche, Tiago e Deco; Cristiano Ronaldo e Simão. Técnico: Carlos Queiroz.
-
Árbitro - Jorge Larrionda (URU).
Auxiliares - Walter Rial e Pablo Fandiño (URU).

PT DERROTA PCdoB NA UFBA

O Movimento Estudantil, tradicional celeiro de jovens politizados com aspirações a entrar para o processo institucional, viu esta semana uma batalha da esquerda terminar com vitória petista frente aos comunistas do PCdoB. Na disputa pela presidência do Diretório Central Estudantil (DCE), a chapa "Declare Guerra a Quem Finge te Amar" venceu a “Por Todos os Sonhos, por Todas as Lutas”. O grupo vencedor é integrante das tendências petistas Articulação de Esquerda e Esquerda Democrática Popular, identificadas pelas figuras de Walmir Assunção e Nelson Pelegrino, respectivamente. A “Declare guerra...” tinha o apoio dos deputados do PCdoB Alice Portugal e Javier Alfaya.
-
* Lucas Neves
Bahia Notícias

Semana da Consciência Negra em Jequié-BA

Sintonizado com o movimento nacional de resgate da figura histórica de Zumbi de Palmares, símbolo máximo de resistência contra os longos anos de escravidão no Brasil, a UNNEJE - União de Negros e Negras de Jequié – realizará mais um evento comemorativo ao Dia da Consciência Negra, a partir de 20 de novembro. No primeiro dia, das 18h30 em diante, acontecerá apresentações culturais na Praça Rui Barbosa e a entrega de um manifesto. Nos dois dias seguintes, o evento se deslocará para a Casa de Cultura, com palestras e exibição de filme no dia 21, às 19h e a realização de diversas atividades culturais de matriz africana no sábado 22, com início no mesmo horário, encerrando assim a Semana da Consciência Negra, com a participação de vários grupos de capoeira, teatro e terreiros de candomblé da cidade.

6ª Bienal de Cultura da UNE


POR QUE 16 DIAS DE ATIVISMO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER?

Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, repetimos para fixar na cabeça dos homens e mulheres de boa vontade, que assim como todas nós pretendemos erradicar a violência em qualquer parte do mundo. A Campanha 16 Dias de Ativismo, todo ano tem o seu inicio marcado para 25 de novembro, que foi declarado “Dia Internacional da Não-Violencia Contra a Mulher”, esse ano porem pela dupla discriminação sofrida pelas mulheres negras a Campanha terá seu inicio nesse 20 de novembro “Dia da Consciência Negra”. Com o slogan HÁ MOMENTOS EM QUE SUA ATITUDE FAZ A DIFERENÇA. LEI MARIA DA PENHA. COMPROMETA-SE! O foco da Campanha continua sendo a Lei, que completou dois anos em vigor, e tem como objetivo conscientizar as pessoas de que, diante de um ato de violência, é indispensável tomar um atitude, denunciar, apoiar, buscar e oferecer ajuda.
-
Criada em 1991, pelo Centro para Liderança Global das Mulheres (Center for Womens’s Global Leadership), a Campanha 16 Dias de Ativismo desempenha um papel fundamental na luta pela erradicação da violência contra as mulheres em todo o mundo. No Brasil, ela está há seis anos, sob a coordenação da Agende Ações de Gênero Cidadania e Desenvolvimento – AGENDE e, desde 2007, promovida conjuntamente por AGENDE e Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres – SPM, apoiadora e parceira desde 2003, envolvendo a parceria de redes e articulações nacionais de mulheres e de direitos humanos.
-
Em 2008, a Campanha coincide com o aniversário de 60 anos da promulgação da Declaração dos Direitos Humanos e dos 20 anos da Constituição Federal – documentos essenciais na luta pela igualdade de direitos. Uma vida livre de violência é um direito de todas/os resguardado na Constituição Federal de 1988 parágrafo 8º do art. 226 e em Declaração Tratados Internacionais que o Brasil faz parte.
-
Mobilizações como a Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres são fundamentais para que as mulheres em situação de violência perceberem que não estão sozinhas. Existem outras mulheres na mesma situação que conseguiram dar a volta por cima. Há muita gente compartilhando a sua luta! Assim a Campanha 16 Dias de Ativismo, edição 2008, convoca toda a sociedade a tomar uma atitude diante de uma situação de violência contra as mulheres, a se comprometer com uma vida sem violência para todas. NÃO SE OMITA. VOCÊ PODE SALVAR UMA VIDA. COMPROMETA-SE!
-
Acesse o Site da campanha: www.campanha16dias.org.br

Deputado Isaac Cunha prestigia lançamento da Agenda 21 Bahia

O deputado estadual Isaac Cunha (PT-BA) esteve, na manhã de hoje, dia 13,junto com o governador Jaques Wagner e o secretário estadual deDesenvolvimento Urbano, Afonso Florence, no lançamento da Agenda 21 Bahia,no auditório da Agência Central dos Correios, no bairro da Pituba, emSalvador. A iniciativa do Governo do Estado visa garantir, nos seteterritórios de identidade regionais que possuem unidades de conservação(UCs), políticas públicas com harmonia entre desenvolvimento econômico,inclusão social e sustentabilidade ambiental.
-
"É importante que o desenvolvimento do nosso estado esteja lastreado nosmesmos acordos globais que permitem a inclusão social sem a destruição dosnossos ecossistemas e, assim, garantir para as futuras gerações um meioambiente saudável", disse Isaac, elogiando o projeto, cujo conceito mundialnasceu na ECO 92, a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento que ocorreu no Rio de Janeiro há 16 anos.
-
Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e com apoio doFundo Nacional do Meio Ambiente, a Agenda 21 Bahia vai contribuir para osprocessos de construção local das agendas 21. O secretário Afonso Florencedestacou que "é possível, no contexto de democracia capitalista, promover odesenvolvimento atrelado à sustentabilidade ambiental".
-
Já o governador Wagner, que chamou os presentes de "militantes dasustentabilidade", aproveitou para conclamar um novo modelo de sociedade,"onde o protagonismo social seja forte e atuante". O evento reuniu outrassecretarias estaduais, como a da Cultura e do Planejamento, além de órgãos do governo, representantes de prefeituras, coordenadores dos territórios deidentidade, de conselhos, movimentos sociais e ambientalistas.
-
*Assessoria de Comunicação
Alexandre Requião –
jornalista DRT/Ba 1877
(71) 3115-5234 / 9112-0050

Defesa do Consumidor debate produção de conteúdo da TV paga

A Comissão de Defesa do Consumidor realiza na quinta-feira (20) sua terceira audiência pública sobre o Projeto de Lei 29/07, que dispõe sobre a organização e exploração das atividades de comunicação social eletrônica. A reunião será realizada às 10 horas, em plenário a ser definido.
-
A comissão já debateu dois aspectos do projeto: distribuição e empacotamento. Nesta semana, o tema do debate é produção. Na próxima semana, será programação de conteúdo.
-
Na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, o projeto causou polêmica pelo fato de o relator, deputado Jorge Bittar (PT-RJ), ter estabelecido cotas de conteúdo nacional na produção e no empacotamento dos canais.
-
Foram convidados:
- o diretor-presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Manoel Rangel;
- o presidente da Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (ABPITV), Fernando Dias;
- o presidente do Congresso Brasileiro de Cinema (CBC), Jorge Moreno;
- o presidente da Associação Brasileira de Radiodifusores (Abra), Amilcare Dallevo Júnior;
- o presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Radio e Televisão (Abert), Daniel Pimentel Slavieiro;
- o presidente da Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor (MPCON), Amauri Artimos da Matta.
-
Saiba mais
O projeto permite que empresas de telefonia fixa e móvel tenham canais de programação. Hoje, as empresas de telefonia celular já podem veicular vídeos avulsos. Conforme o projeto, os canais das empresas de telefonia fixa serão transmitidos pela linha telefônica para os aparelhos de televisão. Os canais das empresas de telefonia celular serão acessados via celular, por meio dos sites das empresas em suas próprias redes (intranet) ou na internet.
-
A última proposta do deputado Jorge Bittar (PT-RJ) define as seguintes cotas:
- os canais de filmes/séries deverão exibir 10% do horário nobre (três horas e meia por mês) de conteúdo brasileiro, sendo que metade deve ser produção independente.
- todo pacote deve ter pelo menos 30% de canais cujos proprietários sejam brasileiros.
Esses canais deverão exibir pelo menos 8 horas diárias de programação brasileira. Dessas 8 horas, 4 deverão ser filmes ou séries. Dessas 4 horas, duas deverão ser de programação independente.
- Pelo menos um dos canais, nessa cota de 30%, deve veicular pelo menos oito horas de filmes.
- Todo pacote que incluir um canal de notícias deve oferecer pelo menos mais uma opção de canal de notícias, para que o assinante tenha opção de escolha.
-
*Da Redação/WS
Agência Câmara

Grupo discute proposta para destinação de lixo hospitalar

O Grupo de Trabalho de Resíduos Sólidos discute nesta terça-feira (18) emenda substitutiva apresentada ao Projeto de Lei 203/91, que dispõe sobre o acondicionamento, a coleta, o tratamento, o transporte e a destinação final dos resíduos de serviços de saúde. O objetivo da discussão é viabilizar a votação da proposta pela Câmara.A reunião será realizada às 14h30, em plenário a ser definido.
-
-
* Da Redação/WS
Agência Câmara

Governo do Estado não cumpre a pauta de reivindicações e categoria pára as atividades nesta sexta-feira

Ontem, dia 18/11, os trabalhadores em educação da rede estadual de ensino, em assembléia geral, realizada em Salvador, decidiram paralisar as suas atividades nesta sexta-feira. É importante lembrar que essa é uma pauta que vem se arrastando desde aquela greve de 57 dias, realizada no ano passado, quando, inclusive, cinco professores/as, após a greve, foram colocados à disposição da Direc pela direção do Colégio Magalhães Neto.
-
Depois de quase um ano e meio o resultado das reuniões das mesas setoriais não reflete as promessas feitas em campanha pelo atual governo.
-
Dentre os pontos de pauta, apenas as eleições diretas mostrou novidades. Mesmo assim, o governo não apresentou um projeto de lei à Assembléia Legislativa, mas um decreto que pode ser alterado ou mesmo derrubado pelo próximo governante. Existe uma insatisfação muito grande no seio da categoria. Na oportunidade, a APLB/Sindicato Delegacia Sindical do Sol-Apromuje convida os trabalhadores e trabalhadoras em educação da rede pública estadual de Jequié e região para participarem de uma assembléia nesse dia, às 10h, no auditório do sindicato.
-
* ASCOM/APLB Sindicato

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Ouvidoria do HGPV está sendo incluída na Rede Nacional

A Ouvidoria do Hospital Geral Prado Valadares em Jequié está sendo incluída na rede nacional da Ouvidoria Geral do Sistema Único de Saúde/Ministério da Saúde. A partir do pleito feito pela Direção do HGPV esteve hoje 13/11 no HGPV a ouvidora adjunta da Secretaria Estadual da Saúde da Bahia (SESAB) Tânia Maria Bastos Cruz, a qual visitou as instalações físicas da Ouvidoria Hospitalar, onde já funciona internamente desde dezembro de 2007.
-
Em reunião com o Diretor Geral Gilmar Vasconcelos e a Ouvidora Gabriela Rebouças, Tânia Cruz informou que o HGPV é o 4º Hospital da Rede Própria da SESAB a implantar o Ouvidor SUS e disse que o Hospital receberá todo o mobiliário e equipamentos necessários, além de proporcionar capacitação para as ouvidoras.
-
"A Ouvidoria representa um canal aberto entre os usuários e trabalhadores do SUS e o Gestor da Unidade Hospitalar, é um dos dispositivos da Política Nacional de Humanização em desenvolvimento no HGPV, compondo o sistema de escuta qualificada para usuários e trabalhadores da saúde, além disso, estamos cumprindo o que preconiza a Constituição Federal de 88 e a Lei Orgânica da Saúde 8.142/90 no que diz respeito à participação da comunidade na gestão do Sistema de Saúde", explica o Diretor Gilmar Vasconcelos.
-
A Ouvidoria também é um instrumento de comunicação ágil e democrático, que tem por finalidade assegurar ao cidadão, usuário do Sistema Único de Saúde e aos servidores da saúde, o direito e a oportunidade de participar da gestão pública através de sugestões, reclamações, denúncias, solicitações e elogios, propiciando maior visibilidade da rede, identificação de eventuais distorções, visando a implementação de mudanças para a melhoria da assistência à saúde e o fortalecimento do SUS/Bahia.
-
* ASCOM/SESAB - HGPV - Jequié-BA

Cresce número de cidades que comemoram Dia da Consciência Negra

No Brasil, saltou de 225 para 303 o número de municípios que oficializaram a morte de Zumbi dos Palmares - 20 de novembro - como Dia da Consciência Negra e comemoram a data com feriado. Das 27 capitais apenas São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Manaus (AM), Cuiabá (MT) e Maceió (AL) instituíram feriado. No nordeste, onde a maioria da população é negra ou parda, seis cidades fazem recesso.
-
Embora a Bahia seja proporcionalmente o Estado com mais negros, há somente um município que reconhece o dia. Em Salvador, Zumbi é lembrado com programações especiais, mas os baianos trabalham. "Para que as cidades comemorem o dia, é necessário ter movimentos negros fortes", afirma a vice-presidente da Sociedade Afro-brasileira de Desenvolvimento Sociocultural (AfroBras), Ruth Lopes.
-
Em São Paulo, 90 cidades vão comemorar com um feriado o Dia da Consciência Negra. O número é 164% maior do que no ano anterior, quando 34 prefeituras, entre as 645, reconheciam a data.
-
Uma das cidades pioneiras foi Itu, no interior paulista, que, em 1998, aprovou o Dia da Consciência Negra. Para Ruth, o feriado é uma conquista, apesar de não ser nacional. "O processo é lento, mas está caminhando." Ela ainda alerta que as pessoas desconhecem quem foi o líder negro. Por isso, seriam necessários educação, informação e sensibilização da sociedade. Entretanto, ela vê que com o ensino de cultura e história africanas isso pode mudar.
-
Estátua de João Cândido
No Rio de Janeiro, onde é feriado, o Dia da Consciência Negra vai ser marcado com uma atividade cultural na Praça 15, no Centro do Rio de Janeiro, palco da Revolta da Chibata de 1910. O ponto alto do evento será a instalação de monumento em homenagem a João Cândido, o “Almirante Negro”, que liderou a revolta dos marinheiros – negros em sua maioria – contra os castigos físicos a que ainda eram submetidos 22 anos após a Abolição da escravidão.
-
Na estátua, criada pelo artista plástico Walter Brito, o Almirante Negro segura o leme em uma das mãos; a outra aponta para o mar. A estátua foi instalada nos jardins do Museu da República, no Rio, e será deslocada esta semana para a Praça 15.
-
A programação tem início às 14h com shows musicais. Às 16h haverá o lançamento do Projeto Memória da Fundação Banco do Brasil – “João Cândido, a luta pelos direitos humanos”.
-
Às 17h será inaugurada a Estátua de João Cândido. As saudações serão feitas por Candinho, filho de João Cândido; o ministro da Secretaria de Promoção da Igualdade racial (SEPPIR), Edson Santos e o presidente Lula, que este ano assinou a anistia póstuma a João Cândido e demais líderes da Revolta da Chibata. O encerramento, às 19h30min, será com show de João Bosco e Martinho da Vila.
-
Abolição inacabada
Em São Paulo, haverá a 5a marcha da Consciência Negra, com o tema "120 Anos da Abolição Inacabada", na avenida Paulista. Quatro trios elétricos percorrerão o trajeto pela rua da Consolação até o vale do Anhangabaú. A concentração será às 11 horas, no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), e a saída está prevista para 12 horas.
-
"Zumbi é um herói construído nas ruas, por isso é importante fazer uma manifestação pública", afirma Hédio Silva Júnior que, em 2005, foi o primeiro secretário de Justiça negro do Estado. Em um palco montado na praça da Sé, ocorrerão apresentações de variados estilos de música negra, com a presença de Seu Jorge e Paula Lima, a partir das 20h30.
-
No interior paulista, 17 municípios também terão programações próprias em homenagem à data. Santos, que pela primeira vez terá feriado da Consciência Negra, realiza atividades durante toda a próxima semana. Haverá uma caminhada com saída da igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, às 9 horas, e a apresentação da Escola de Samba X-9, na praça Mauá, ao meio-dia, ambos no dia 19. No dia 20, o busto de Zumbi, na praça Palmares, receberá flores às 11h30.
-
Portal Vermelho www.vermelho.org.br
De Brasília
Com agências

Comissão aprova proibição de fiador em faculdades privadas

A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou, na quarta-feira (12), o Projeto de Lei 1361/07, do deputado Fernando de Fabinho (DEM-BA), que proíbe faculdades particulares de exigir fiadores a estudantes e de impor qualquer condição para efetivação ou renovação de matrícula, inclusive para aqueles que apresentaram atrasos em meses anteriores, mas que já quitaram suas obrigações.
-
O relator na comissão, deputado Renato Amary (PSDB-SP), apresentou emenda apenas de redação à proposta. O parlamentar acredita que o projeto apresenta aspectos "irrecusavelmente relevantes" para a defesa do consumidor e para as relações de consumo. "A educação, como expresso na nossa Constituição (art. 205), não traduz mero produto, mas um instrumento de desenvolvimento pessoal, de preparo para o exercício da cidadania e de qualificação para o trabalho", afirmou.
-
Inadimplentes
Quanto aos inadimplentes, o projeto mantém o que diz a Lei 9.870/99, que nega o direito de matrícula a quem não estiver com as contas em dia, e o relator concorda com a medida. "Essa lei já prevê mecanismos eficientes de garantia de receita para as escolas. Assim, deveria ser suficiente para coibir a prática anti-isonômica de impor fiador para a assinatura de contratos de serviços educacionais", argumentou.
-
Segundo o parlamentar, a exigência de fiança para matrícula desrespeita preceitos básicos do Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90). "A exigência de garantias para o cumprimento de obrigações somente em favor da instituição de ensino é abusiva e ofende o equilíbrio e a eqüidade dessa relação de consumo", avalia.
-
Tramitação
A proposta ainda será analisada, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
-
Reportagem - Adriana Resende/NAJ
Colaboração - Rayane Mell
-
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:
agencia@camara.gov.br

Projeto de inclusão produtiva prevê qualificação e unidade fabril de roupas e bordados

Uma nova perspectiva se abre para a vida de trinta mulheres do Assentamento São Judas Tadeu, que vão receber treinamento e equipamentos para tocar uma unidade de fabricação de roupas e acessórios com bordado artesanal em Jequié. Uma luta que o mandato popular do deputado estadual Isaac Cunha (PT-BA) viu, acompanhou e colaborou desde o início, e agora comemora junto com as famílias.

Isaac esteve presente, em Salvador, dia 04/11/2008, à assinatura do convênio Nº 070/2008 celebrado entre a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza e a Associação dos Pequenos Agricultores Rurais do São Judas Tadeu para a execução do Projeto "Mãos que Bordam o Futuro".

"Parabenizo os associados no nome de Gildete Cotrim de Jesus, sua presidente, que confiou no nosso mandato como parceiro dessa iniciativa que visa o aumento de renda mensal e a melhoria da qualidade de vida das famílias de São Judas Tadeu", disse o deputado Isaac, que desde abril desse ano pediu ao secretário estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Valmir Assunção, atenção especial ao projeto, "uma ação de inclusão produtiva e geração de renda", reiterou o deputado petista.

O projeto das mulheres do Assentamento São Judas Tadeu conta com recurso de R$ 51.757,00 (cinqüenta e um mil setecentos e cinqüenta e sete reais) e sua liberação será dividida em três etapas durante a sua implementação.
-
*Paula Padrão

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Congresso Internacional KARL MARX


Projeto Santo de Casa Faz Milagres

A Unidade de Coleta e Transfusão do HGPV implantou hoje 12/11 o Projeto Santo de Casa Faz Milagres durante Seminário realizado no Auditório do Hospital. O Diretor do HGPV Gilmar Vasconcelos fez a abertura do evento pela manhã enfatizando a importância dos profissionais de saúde do Prado Valadares dar exemplo de solidariedade realizando doação de sangue, pois são pessoas que vivem de perto o que representa uma bolsa de sangue para a manutenção da vida. Participaram do evento Rita Cabral e Jandira Cruz representando a Fundação Hemoba. A equipe da UCT organizou uma vasta programação com duas palestras e apresentações do Projeto, finalizando com depoimento de Doadores Voluntários de Sangue do HGPV.
-
A UCT/HGPV é responsável para microrregião de Jequié, realizando coletas e fornecendo hemocomponentes para pacientes em diversos Hospitais da cidade e da microrregião. Atualmente são coletadas mais de 650 bolsas de sangue por mês na UCT do HGPV/Jequié.
-
* Gilmar Vasconcelos
Diretor do HGPV - Jequié-BA

Timão Campeão!!!

CAMPEÃO BRASILEIRO
SÉRIE B 2008

A ARTE, O ARTISTA, O POVO E A PRAÇA

Qual o papel da arte hoje? Que comprometimento deve ter o artista diante das questões que afligem o cidadão comum, tais como: violência, meio ambiente, corrupção política, educação, cultura, desenvolvimento, existencialismo e outras? A praça é um palco? O povo que a freqüenta é uma platéia? No nosso conceito, sim. Nenhuma sociedade pode evoluir se seus integrantes e administradores não atentarem para o que emerge do povo para o povo. A arte popular insere-se nesse contexto. A literatura começou nas cavernas, o teatro não nasceu entre quatro paredes, a dança, praticamente, iniciou-se em terreiros, a música - iniciada pelos animais - começou ao ar livre etc. Ora, se a praça é um palco, por que os artistas não se fazem presentes nele? Fala-se tanto no resgate da arte e da cultura popular, mas pouco ou quase nada estamos fazendo por ela. A Praça Rui Barbosa, apesar dos problemas que já está apresentando, não deve ser um lugar onde pessoas a freqüentam só para comer e beber. Ela é também um grande palco com cenário e iluminação. Todas as noites um grande público está diante dele. No próximo domingo, dia 16, a partir das 18h, levaremos um pouco de arte para essa Praça. Faça isso também. Você é ou não um artista do povo? Mostre que Jequié tem artistas comprometidos com o seu tempo, seu público e sua época.
-
*Jorge Barros, José Luis Negão, Adauto Aguiar, Gil Rufino e René de Souza.
Comissão de Mobilização

terça-feira, 11 de novembro de 2008

APLB/SINDICATO DENUNCIA QUE PREFEITA DE PLANALTINO AGREDIU PROFESSORA

A atual prefeita do município de Planaltino, localizado à 330 km de Salvador, agrediu, na manhã de ontem, a professora Ana Lúcia Oliveira da Silva, coordenadora do núcleo Sindical da APLB/Sindicato daquele município.
-
Ana Lúcia se dirigiu a Prefeitura Municipal acompanhada das professoras Marly Silva Cardoso e Renilúcia santos Oliveira Jesus, também dirigentes sindicais da APLB, para protocolar ofício da entidade comunicando mobilização a ser realizada no próximo dia 10/11 pelos funcionários da educação em prol do pagamento da folha dentro do mês trabalhado ou até o quinto dia útil do mês subseqüente.
-
No ofício também informava que caso ocorra pagamento nas datas previstas não haverá mobilização. Conforme consta na queixa registrada na Delegacia de Política Civil de Planaltino, no livro "B" sob nº 001/2008, Ana Lúcia informa que foi atendida pelo recepcionista que recebeu o ofício e encaminhou a queixosa até a sala da prefeita. Na sala da prefeita encontrava-se a Secretária de Administração, Zélia e o Gerente de Recursos Humanos Fábio Almeida Cardoso.
-
A Sra. Zélia recebeu o ofício das mãos de Ana Lúcia e disse que a mesma estava "fazendo política suja", tendo a coordenadora da APLB respondido que "política suja é quem promete e não cumpri". A prefeita levantou de sua mesa e lhe deferiu um tapa no rosto chamando Ana Lúcia de "negrinha".
-
O Sr. Fábio imobilizou Lúcia, e a mesma começou a gritar por socorro dizendo que estava sendo agredida pela prefeita. O fato é lamentável e reflete o desespero da Prefeita que sofreu uma derrota esmagadora no último dia 5 de outubro, perdendo em todas as urnas do município. Depois do pleito eleitoral, a prefeita passou a perseguir funcionários com demissões, transferências e corte de salários.
-
A APLB/Sindicato tentou o diálogo sem sucesso, e ingressou com queixas no Ministério Público Estadual.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Obama vence eleição e será o 1º presidente negro dos EUA


O democrata Barack Obama (foto) conquistou a Casa Branca na terça-feira, após uma extraordinária campanha de dois anos, derrotando o republicano John McCain e fazendo história ao se tornar o primeiro negro a ser eleito presidente dos Estados Unidos.
-
Obama tomará posse como o 44º presidente dos Estados Unidos em 20 de janeiro de 2009, segundo projeções das redes de TV norte-americanas.Ele terá pela frente enormes desafios, como a crise econômica, a guerra do Iraque e a reforma do sistema público de saúde.
-
As chances de McCain haviam praticamente desaparecido com a definição em favor de Obama do Estado de Ohio, que em 2004, numa disputa apertada, dera a reeleição ao republicano George W. Bush contra o democrata John Kerry.
-
Outro golpe fatal para McCain foi a perda da Virgínia, que desde 1964 não votava num democrata.
-
Obama, senador por Illinois, comanda uma goleada eleitoral democrata, que também ampliou a maioria do partido na Câmara e no Senado, numa demonstração de repúdio do eleitorado aos oito anos do governo republicano de Bush.
-
A vitória de Barack Hussein Obama, 47 anos, filho de um negro do Quênia com uma branca do Kansas, é um marco na história dos EUA, 45 anos após o auge do movimento dos direitos civis, liderado pelo pastor Martin Luther King.
-
Numa campanha dominada até o final por notícias ruins na economia, a liderança de Obama e suas propostas sobre como lidar com a crise desequilibraram a disputa a seu favor. As pesquisas de boca-de-urna mostraram que a economia era a principal questão da campanha para 60 por cento dos eleitores.
-
McCain, 72 anos, senador pelo Arizona e ex-prisioneiro de guerra no Vietnã, pretendia se tornar a pessoa mais velha a assumir a presidência dos EUA. Sarah Palin, sua companheira de chapa, poderia se tornar a primeira mulher vice-presidente.
-
* Por John Whitesides
REUTERS - Agência de Notícias

João Pedro

Dra. Valéria Alves e o Jornalista Wellington Nery felizes da vida com a chegada de seu filho primogênito João Pedro para a alegria dos avós Valmir e Florimar Alves (maternos) e Dilton e Ivône Nery (paternos).

SEPROMI e IRDEB realizam debate sobre Promoção da Igualdade Racial no jornalismo

Acontece nesta quarta-feira, 05 de Novembro, no Teatro do Irdeb – Federação, o primeiro encontro da Série Diálogos, com o tema Jornalismo e o Desafio da Promoção da Igualdade Racial. O objetivo do evento é debater a abordagem das questões raciais nos veículos locais e é uma realização da Secretaria de Promoção da Igualdade – Sepromi e do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia – Irdeb.
-
O encontro começa ás 15h e contará com a presença da Secretária de Promoção da Igualdade do Estado da Bahia - Luiza Bairros e do Diretor do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia - Pola Ribeiro. As jornalistas Suzana Varjão e Ceres Santos apresentarão as conclusões dos seus trabalhos que analisaram transversalmente a relação sobre a promoção da igualdade racial no jornalismo baiano. O debate e a conclusão serão reproduzidos pela jornalista e professora da UFBA - Malu Fontes. Mais informações podem ser obtidas no
www.novembronegro.ba.gov.br.
-
SERVIÇO:
Série Diálogos: Jornalismo e o Desafio da Promoção da Igualdade Racial
Quando: Dia 05 de Novembro
Horário: ás 15h
Local: Teatro do Irdeb/ Fim de linha da Federação.
Público Alvo: Jornalistas e estudantes de jornalismo
Valor: Gratuito
-
PROGRAMAÇÃO DO ENCONTRO
15hs – ABERTURA
- Luiza Bairros - Secretária de Promoção da Igualdade do Estado da Bahia
- Pola Ribeiro - Diretor do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia 15:15 –
-
RODA DE DIÁLOGO
- Ceres Santos - Jornalista e Professora da Universidade do Estado da Bahia/UNEB“Imprensa e ações afirmativas”
- Suzana Varjão - Jornalista e Escritora “Micropoderes, macroviolências”
- Malu Fontes - Jornalista e Professora da Universidade Federal da Bahia/UFBA Debatedora
-
16:15h – QUESTÕES E COMENTÁRIOS DOS (AS) PARTICIPANTES
17h – ENCERRAMENTO
-
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Promoção da Igualdade
(71) 3115 5142 / 9983 9721