quarta-feira, 30 de abril de 2008

Travesti que acusou Ronaldo poderá ser indiciado


O travesti André Luis Ribeiro Albertino, que acusou o jogador Ronaldo de não ter pago por um suposto programa, pode ser indiciado por tráfico de drogas, segundo reportagem publicada nesta quarta-feira pelo jornal O Globo. Segundo André, que atende por Andréa Albertino, Ronaldo teria pedido a ele que comprasse drogas -- o que o jogador nega. "O André é tão desnorteado que, se ele fez isso mesmo, vai responder por crime de tráfico, com pena de 5 a 15 anos", disse o delegado Carlos Augusto Nogueira, da 16ª DP do Rio de Janeiro.
-
Segundo Nogueira, um inquérito será aberto para investigar se Ronaldo foi vítima de extorsão e furto. Em depoimento nesta terça-feira, um gerente do motel onde a confusão aconteceu contou ter visto Andréa abrir o carro do craque do Milan para furtar o documento do veículo. Disse também que ouviu o travesti, ao berros, exigir 50.000 reais para manter o mal-entendido em sigilo – o jogador afirma só ter descoberto não se tratar de uma mulher no motel.
-
Na página oficial de Ronaldo, um comunicado diz que o jogador nunca foi usuário de drogas e que "os indícios apontam para uma tentativa de extorsão, onde o atacante do Milan é a única vítima e, se necessário, tomará as atitudes cabíveis". O escândalo não só provocou constrangimento a Ronaldo como tambpem causou o fim do noivado do jogador com a estudante Maria Beatriz Antony. O dois tinham completado um ano de relacionamento neste mês.
-
*Veja on-line (Gente)

Parcial da ENQUETE: QUEM MATOU ISABELLA NARDONI?

No dia 09 de abril, colocamos a ENQUETE, perguntando QUEM MATOU ISABELLA NARDONI. Até hoje tivemos 179 votos. Veja o resultado parcial:
-
-
( ) O Pai, Alexandre Nardoni - 85 votos (47%)
-
( ) A Madrasta, Anna Carolina Jatobá - 59 votos (32%)
-
( ) Outra Pessoa - 35 votos (19%)
-
-
Vote você também e deixe seu comentário.
Faltam 14 dias para o resultado final da ENQUETE.

Reunião do Conselho Municipal de Cultura de Jequié-BA

A Diretoria Executiva do Conselho Municipal de Cultura, Jequié-BA, convida a todos para participarem da próxima reunião ordinária, a ser realizada no dia 05 de maio (segunda-feira), às 19h, na Casa da Cultura Pacífico Ribeiro. Na pauta:
-
* Leitura e aprovação da Ata
* Informes
* Noite de vigília no Centro de Cultura (sugestões, programação...)
* Avaliação do II Enllij/Uesb
* O que ocorrer
--
Wenceslau Junior
Presidente

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Polícia deve pedir prisão de casal na terça-feira

Policiais e peritos do Núcleo de Crime Contra a Pessoa do Instituto de Criminalística (IC) reconstituíram no domingo a versão dos investigadores para a morte de Isabella Nardoni. Prevista para durar 5h, a simulação começou às 10h e durou pouco mais de 7h. A reconstituição foi feita no edifício London, de onde a menina foi jogada do sexto andar, no dia 29 de março.
-
Nesta terça-feira, segundo o jornal, os delegados do 9° DP, no Carandiru, responsáveis pelo esclarecimento do crime, entregarão à Justiça o inquérito policial sobre o caso e pedirão a prisão preventiva de Nardoni e de Anna Carolina. Para a polícia, o casal é o único suspeito do assassinato.
-
As conclusões sobre a simulação deste domingo não serão entregues amanhã à Justiça com o inquérito, para que o prazo legal de 30 dias para a conclusão da investigação não seja estendido.
-
* Último Segundo

Lançada Campanha Violência Contra a Mulher: a Bahia diz não!

Na quinta-feira (23/04), foi lançada na Câmara Municipal de Vereadores a Campanha Violência Contra a Mulher: a Bahia diz não! A campanha é uma iniciativa do Governo do Estado através da Secretaria de Promoção da Igualdade – SEPROMI e tem como parceira a Prefeitura Municipal de Jequié através da Secretaria Municipal de Governo e da Secretaria Municipal de Relações Institucionais e Comunicação Social.
-
O evento contou com as presenças da Assessora Especial, Shana Damasceno, e da Assessora de Comunicação Social, Diana Condá, ambas da SEPROMI. Shana Damasceno apresentou a campanha que tem como objetivo o combater à violência contra a mulher na Bahia, via ações tais como divulgação da Lei Maria da Penha em campanhas publicitárias, mobilização de entidades e movimentos sociais, identificação dos índices de violência contra a mulher na Bahia e a criação do Fórum de Mulheres do Território. Presidindo o evento, a Vice-Prefeita de Jequié, Rita Rodrigues, representou o Poder Executivo Municipal e em seu pronunciamento destacou a importância da criação de varas especializadas no combate à violência contra a mulher. No encerramento, foi assinado um Termo de Compromisso para a Criação do Fórum de Mulheres do Território, cujo objetivo será discutir combater a violência contra a mulher.
-
* Secom / Prefeitura Municipal de Jequié-BA

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Curso de Jornalimo lança Webjornal Laboratório

Com o intuito de envolver a comunidade acadêmica e promover o acesso ao Blog, o curso de Jornalismo da FTC Jequié-BA lançou na sexta-feira (18) na sede da FTC - Jequié-BA O Webjornal Laboratório www.webjl.blogspot.com. O evento contou com a participação dos estudantes do 6° semestre de Jornalismo além de Professores, Comunidade Acadêmica e pessoas da cidade. A idéia da turma do WEBJL é envolver todos da FTC Jequié na construção do conteúdo virtual.
-
A discente do 3º semestre do curso de Psicologia da FTC - Jequié-BA, Marília Rodrigues da Silva, parabenizou a iniciativa e falou da importância da instantaneidade da notícia. "Uma das grandes vantagens é o acesso facilitado, valorizando o tempo, nos permitindo a instantaneidade da notícia. Tem tudo haver com o curso, tendo como finalidade a socialização entre os cursos, beneficiando a sociedade de modo geral", conclui.
-
Para o Profº. Dannilo Duarte, Coordenador do Curso de Jornalismo da FTC - Jequié-BA, o campo da Comunicação Social, especialmente, do Jornalismo só tem a ganhar com as novas ferramentas disponibilizas por meio das Novas Tecnologias. "A sociedade contemporânea impôs novos desafios para o jornalista, e parte destes desafios só poderão ser superados se este profissional tiver acesso a uma formação sólida e humanista. Neste sentido, a FTC se orgulha em poder contribuir para a formação de profissionais comprometidos e de uma sociedade melhor", afirma.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Caso Isabella: SENSACIONALISMO ELEVA AUDIÊNCIA DE JORNAIS

Com a cobertura sensacionalista da morte da menina Isabella Nardoni, de 5 anos, a audiência dos telejornais disparou, informa a coluna “Outro Canal”, de Daniel Castro, na Folha de S.Paulo desta sexta-feira (18). O Brasil Urgente, da Band, foi o maior beneficiário. Sua audiência na primeira quinzena deste mês cresceu 46% em relação ao mesmo período de março.
-
Conforme escreve Daniel Castro - com alguma ironia -, “o trágico caso Isabella está fazendo a felicidade dos telejornais”. O jornalista também afirma que “as consecutivas lideranças da Record no período matutino” são igualmente atribuídas à cobertura desbragada sobre a morte da menina.
-
Na quarta-feira, o Jornal da Band (crescimento de 24%) atingiu sua melhor média no ano: 7,5 pontos. Já o Jornal Nacional e o Jornal da Record aumentaram seus públicos em 9%. O JN saltou de 31,4 para 34,2 pontos.
-
O “sucesso” (à custa do sensacionalismo) explica em parte o investimento na cobertura. A Globo mobilizou 18 repórteres, oito produtores e 20 cinegrafistas. Eles fazem plantões permanentes, até de madrugada, em casas de parentes da menina e delegacias.
-
O SP TV - 1ª Edição de sábado (12) dedicou mais de meia-hora à história. No estúdio, os apresentadores entrevistavam o repórter Walmir Salaro - numa tática que lembra a Rede TV!. Salaro, vale lembrar, é o “jornalista da Escola Base”, aquele mesmo que denunciou - e depois negou - que diretores de um colégio paulista mantinham relações sexuais com alunos.
-
No Jornal Nacional, a cobertura chegou a ocupar 15 minutos e 20 segundos na edição da última terça-feira - o equivalente a 37% do telejornal. Naquele dia, a emissora teve acesso ao inquérito. Na quarta-feira, sem novidades nem mais factóides, foram só quatro minutos (10,8%).
-
A Record informa ter deslocado para a cobertura 30 repórteres e produtores e 20 cinegrafistas. “Sua cobertura, muitas vezes, esbarra no exagero”, opina Daniel Castro, com razoável eufemismo.
-
Nesta semana, o insuportável Balanço Geral tinha em seu cenário uma cama, como se fosse a de Isabella. O apresentador manchava roupas com tinta vermelha e depois as lavava, para mostrar como age um produto usado por peritos para descobrir sangue. Já o Fala que Eu te Escuto, da Igreja Universal, “reconstituiu” o crime com atores.
-
Na Band, entre três e dez equipes (repórter mais cinegrafista) cobrem o caso, dependendo do noticiário, além de cinco produtores. Até o SBT priorizou Isabella. Mobilizou quatro repórteres e sete cinegrafistas. Parece pouco, mas é quase metade do time da emissora. O SBT tem apenas nove repórteres em São Paulo.
-
Plágio?
Os excessos da cobertura dos telejornais têm levado a outras práticas condenáveis no jornalismo. Na coluna “Zapping”, do Folha Online, Fabíola Reipert diz que a Record poderá ser acusada de piratear imagens da Globo, que mandou uma fita para um perito no assunto constatar se a Record usou tais imagens do caso Isabella em seu jornalismo.
-
“Quem trabalha na Record afirma que isso é comum na emissora. Outros canais também costumam fazer o mesmo. Depois que a imagem já está no ar, ela pode ser considerada de domínio público”, defende Fabíola.
-
Na semana passada, Ricardo Boechat, da Band, acusou a Record de pegar imagens, exclusivas da emissora, da família Nardoni no supermercado. A Globo nega que tenha enviado qualquer fita a algum perito. A Record diz que desconhece o assunto e que não comentará nada.
-
* Portal vermelho, com agências

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Caso Isabella Nardoni: Alexandre será o primeiro a depor

Os delegados Calixto Calil Filho e Renata Pontes, titular e assistente, decidiram que Alexandre Nardoni será o primeiro a depor no 9º DP, no Carandiru, na zona norte de São Paulo. Alexandre e Anna Carolina Jatobá, pai e madrasta de Isabella, serão ouvidos em salas separadas. Segundo a assessoria da Secretaria de Segurança Pública, os delegados ainda não pensam em acareações.
-
O casal chegou pouco depois das 11horas no DP e foi recebido por um grupo de aproximadamente 50 pessoas que gritava palavras como "assassinos" e "justiça". Anna Carolina saiu da viatura policial chorando ao lado de Alexandre. Logo após a chegada do casal, um estalo (bombinha) foi jogado no local de entrada das viaturas. Houve correria de jornalistas, mas ninguém se feriu.
-
-
* Agência Estado

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Mãe de Alexandre Nardoni depõe no 9ºDP

A mãe de Alexandre Nardoni, Maria Aparecida Alves Nardoni, compareceu hoje pela manhã ao 9º Distrito Policial, no Carandiru, zona norte de São Paulo, para prestar depoimento, como parte das investigações da morte da neta, Isabella Nardoni. O depoimento da mãe de Alexandre não estava agendado e foi acompanhado pelos advogados de defesa, Ricardo Martins e Rogério Neres de Sousa. Por volta das 12h30, a delegada Renata Pontes ainda estava tomando o depoimento de Maria Aparecida, que entrou por uma porta lateral da delegacia.

Jornalista é preso com 15 papelotes de cocaína


O jornalista da Rede Record, Roberto Cabrini, foi preso em flagrante na terça-feira (15), com 15 papelotes de cocaína. Ele foi autuado por tráfico de drogas, porque se negou a ser enquadrado como usuário, segundo a Rádio CBN. Por volta das 6 horas desta quarta-feira, 16, o jornalista foi para o IML fazer exames periciais.
-
Ocupando um Citroën C-5, ao lado de uma mulher que disse ser namorada do jornalista, Cabrini foi parado pela polícia e com ele encontrados os papelotes de cocaína, quatro deles vazios, no fim da tarde de terça-feira. O jornalista afirmou que fazia uma reportagem investigativa sobre tráfico de drogas e por isso estava utilizando seu próprio carro e que um produtor e o cinegrafista estavam em outro carro, também descaracterizado. Toda a equipe foi presa.
-
Conhecido jornalista de televisão, Cabrini já foi correspondente internacional da TV Globo em Londres e em Nova York. Após passagem pelo SBT e pela Bandeirantes, ele foi contratado pela Record neste ano, onde é repórter especial do programa Domingo Espetacular.

terça-feira, 15 de abril de 2008

Morre ex-Vice-Governador da Bahia


Foi sepultado na manhã de hje, no cemitério Jardim da Saudade, no bairro de Brotas, em Salvador, o corpo do ex-Vice-Governador da Bahia, Eraldo Tinoco, que faleceu na madrugada desta terça-feira, aos 64 anos, no Hospital Aliança, em Salvador, após ser enternado com quadro de pancreatite aguda.
-
Natural de Ipiaú-BA, Tinoco era Bacharel em Administração Pública (UFBA) e Professor do Departamento de Disciplinas Básicas da Escola de Administração da mesma instituição. Foi Deputado Federal por 05 mandatos e exerceu cargo de Secretário de Estado das Secretarias de Educação, Transportes, Energia, Comunicações e Infra-estrutura, além de Ministro da Educação em 1992.
-
*Foto de Carlos Casaes (Agência A TARDE)

SAC JEQUIÉ APOSTA NA INCLUSÃO DIGITAL DOS JOVENS


Promover a inclusão digital é a proposta do programa Escola Básica de Informática, lançado no dia 3 de abril, pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) de Jequié. O programa é destinado a 18 alunos da rede pública de ensino, com bom desempenho escolar, entre 16 e 20 anos. As aulas de Word, Excel, Power Point e utilização da Internet são gratuitas e têm a carga horária de 62 horas/aula.
-
Para o gerente do posto SAC de Jequié, Diran Lima, este programa é uma excelente oportunidade para promover a capacitação profissional dos jovens do município. “É uma forma de inclusão na sociedade moderna, cada vez mais concorrida”, afirma.
-
As vagas para esta 1ª edição do programa Escola Básica de Informática já estão esgotadas. De acordo com a gerência do SAC Jequié a previsão é que, ao final do curso, seja feito um balanço sobre o programa e avaliada a possibilidade da abertura de novas turmas.
-
* ASCOM/SAC - Jequié-BA

sexta-feira, 11 de abril de 2008

LANÇAMENTO DA CAMPANHA ” A BAHIA DIZ NÃO A VIOLENCIA CONTRA A MULHER”

A Secretaria de Promoção da Igualdade do Governo do Estado e o Conselho Estadual de Direitos da Mulher, vem desenvolvem uma Campanha Estadual de Combate à Violência contra a Mulher que terá atos de lançamento regional de acordo com as áreas dos 26 territórios de identidade da Bahia. A campanha consiste de peças publicitárias e de realização de eventos que estimulem o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher e de divulgação da Lei Maria da Penha. A necessidade de criação de conselhos municipais de defesa dos direitos da mulher pelas prefeituras também está sendo estimulada por meio de orientações objetivas dos passos para a criação de tais instâncias. Confira abaixo, as datas dos lançamentos já confirmadas pelo Governo do Estado:
-
Ato de lançamento em Alagoinhas - Território do Agreste de Alagoinhas/Litoral Norte
dia 16/04 na Câmara de Vereadores, às 9 h
Municípios: Itapicuru, Olindina, Crisópolis, Rio Real, Jandaíra, Conde, Acajutiba Esplanada, Cardeal Da Silva, Entre Rios, Mata de São João, Itanagra, Araçás, Aramari, Ouriçangas,Inhambupe, Sátiro Dias, Aporá, Catu, Pojuca, Pedrão.
-
Ato de lançamento em Juazeiro - Território do Sertão do São Francisco
dia 17/04 na Câmara de Vereadores – às 9h

Municípios: Campo Alegre de Lourdes, Pilão Arcado, Remanso, Casa Nova, Sobradinho, Sento Sé, Juazeiro, Curaçá, Uauá, Canudos
-
Ato de lançamento em Jequié -
Território Médio Rio das Contas
dia 24/04 na Câmara de Vereadores- 9H30M
Municípios :Aiquara, Apuarema, Barra Do Rocha, Boa Nova, Dário Meira, Gongógi, Ibirataia, Ipiaú, Itagi, Itagibá, Jequié, Jitaúna, Manoel Vitorino, Nova Ibiá, Ubatã, Itamari.
-
Ato de lançamento em Itaberaba
–Território Piemonte do Paraguassú
dia 29/04 – local ainda a definir
Municípios: Ruy Barbosa, Itaberaba, Rafael Jambeiro,Ibiquera,, Boa Vista do Tupim, Iaçú, Santa Teresinha, Itatim, Lajedinho, Macajuba, Piritiba, Mundo Novo, Tapiramutá, Miguel Calmon
-
* ASCOM / Secretaria de Promoção da Igualdade do Estado da Bahia (SEPROMI)

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Vote na nossa Enquete: QUEM MATOU ISABELLA NARDONI?



QUEM MATOU ISABELLA NARDONI?


-
( ) O Pai, Alexandre Nardoni
-
( ) A Madrasta, Anna Carolina Jatobá
-
( ) Outra Pessoa

-

-Vote ao lado e deixe aqui seu comentário!!!

Corpo de Bombeiros de Jequié-BA recebe novas viaturas

Na solenidade presidida pelo Governador Jaques Wagner, o 8º Gupamento de Bombeiros de Jequié-BA recebeu na manhã de ontém, em Salvador novas viaturas de combate a incêndios, como autobomba-tanque (ABT), aeródromo (AER), auto-rápido urbano (AC) e auto-florestal (AF). Além de Jequié, outras 12 cidades foram contempladas com essas novas viaturas. Estiveram presentes na solenidade, Prefeitos e outras Autoridades.

PF prende 12 Prefeitos

A assessoria de imprensa da Polícia Federal (PF) informa que, até o momento, doze prefeitos, um juiz federal, nove advogados, quatro procuradores municipais, quatro funcionários do judiciário, um gerente da Caixa Econômica Federal e um lobista já foram presos nesta quarta-feira (9) durante a "Operação Pasárgada" no Distrito Federal, Bahia e em Minas Gerais. Segundo a PF, o prejuízo aos cofres públicos pode ultrapassar R$ 200 milhões. No momento, a PF dá continuidade à operação na Bahia. Logo mais, o site divulgará detalhes da ação e relação de presos.
-
* Samuel Celestino

Bahia registra mais crimes de ódio a Gays

O número de homossexuais e travestis assassinados no Brasil aumentou em 30% no ano passado em relação a 2006. É o que revela o relatório anual sobre mortes violentas envolvendo homossexuais, divulgado nesta terça em Salvador pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), considerada a mais antiga organização não governamental de defesa de direitos humanos dos homossexuais da América Latina.
-
Conforme o levantamento, único do gênero realizado no Brasil, ocorreram 122 assassinados em 2007, 70% envolveram gays, 27% travestis e 3% lésbicas. A Bahia ficou com a liderança no número de casos, registrando 18 mortes, seguida de Pernambuco com 17, Rio Grande do Norte com 9, Alagoas 8, Maranhão e São Paulo com 7 vítimas cada um. O Nordeste foi considerada a região mais perigosa para homossexuais, pois, conforme o GGB, 60% dos casos ocorreram nos Estados nordestinos. Com isso, a entidade calcula que um gay nordestino corre 84% mais risco de ser assassinado do que os que moram no Sul e Sudeste.
-
Segundo o GGB, o Brasil é o País onde se mata mais homossexuais, com média superior a cem vítimas por ano, seguido do México (35) e Estados Unidos com (25). A pesquisa é realizada desde 1980 e tem como base as notícias de jornal e internet envolvendo assassinatos de homossexuais, “já que não existem estatísticas governamentais contra crimes de ódio no Brasil”, diz o GGB, assinalando que o relatório “é o principal documento mundial sobre crimes homofóbicos; seus dados são citados tanto pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos do Brasil quanto pelo Departamento de Estados dos EUA”.
-
O antropólogo e historiador paulista Luiz Mott, fundador do Grupo Gay da Bahia, admite que a estatística é subestimada, acreditando que “o número verdadeiro deve ser muito maior”, pois, além de carecer de informações sobre quatro Estados (Rio Grande do Sul, Amapá, Rondônia e Roraima), a pesquisa se restringe a casos divulgados na mídia.
-
Responsável pela coleta dos dados, Mott revelou que, de 1983 a 2007, foram documentados 2.802 assassinatos de gays, travestis e lésbicas no Brasil, concentrando-se 18% na década de 80, 45% nos anos 90 e 35% (972 casos) a partir de 2000. Somente nos três primeiros meses de 2008, já foram registrados 45 homicídios de gays no País.
-
O documento que lista os crimes de 2007 constata que a maioria das vítimas são “travestis profissionais do sexo”, professores, cabeleireiros e ambulantes. Geralmente os gays são mortos em dentro de casa a facadas ou estrangulados, enquanto os travestis costumam ser mortos na rua.
-
* Biaggio Talento, da Agência A TARDE

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Nomeada a titular da DEAM de Jequié-BA

Conforme públicação do Diário Oficial do Estado da Bahia, de 02 de abril de 2008, a Belª Alessandra Pimentel foi nomeada para a DEAM - Delegacia Especializada de Proteção a Mulher de Jequié-BA.
-
O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições, R E S O L V E nomear a Belª ALESSANDRA CRISTINA PIMENTEL DA CUNHA PINTO, Delegada de Polícia, Classe 3, matrícula nº 20.409.837-4, para o cargo de Delegado Titular I, símbolo DAS-3, da Polícia Civil da Bahia, da Secretaria da Segurança Pública.
-
Após vários meses de implantada a DEAM em Jequié-BA, finalmente é nomeada sua Titular. Resta saber agora por quanto tempo mais vamos esperar para o seu funcionamento, afinal, estamos na "Bahia de Todos os Nós".

I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO AGROECOLÓGICA EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS

Convite
-
Convidamos a participar do I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO AGROECOLÓGICA EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS, Fumaça e Fuligem nas Cozinhas - Um Problema de Educação e Saúde Humana e Ambiental, nos dias, 17 e 18 de abril de 2008, no Centro Médico de Saúde, Praça Dr. Jonas de Carvalho Gomes, município de Jeremoabo/BA. Este Seminário faz parte das ações do Projeto de “Melhoria da Eficiência Energética e Alimentar ” em desenvolvimento no município de Jeremoabo/BA.
-
Contamos com a presença e agradecemos desde já a colaboração.
-
Atenciosamente,
-
Edvalda Pereira Torres Lins Aroucha
Coordenadora da AGENDHA
(Assessoria e Gestão em Estudos da Natureza, Desenvolvimento Humano e Agroecologia)
Tel:. (75) - 3281 5370 - End:. Rua Califórnia, 12- Quadra: C, Bairro BNH, CEP:. 48.605-180.
Paulo Afonso-BA

1° Encontro Regional de Direitos Humanos em Jequié-BA


Inicia hoje (03/04), às 19h, estendendo-se até dia 05/04, no Auditório Wally Salomão – UESB, o 1° Encontro Regional de Direitos Humanos, Contra a Corrupção e o Enriquecimento Ilícito, promovido pela ONG AMAJE-BA – Amigos Associados de Jequié e pela Comissão de Direitos Humanos da Diocese de Jequié.
-
O evento tem como objetivo discutir sobre a Corrupção no Brasil e analisar o seu alcance em todos os setores da sociedade. É responsabilidade dos cidadãos deste país esta lastimável situação. A oportunidade é o momento de assumir o compromisso de combater, decididamente, a prática da corrupção.

A mídia como arma de guerra

por *Izaías Almada
-
Se alguma dúvida existia, para muitos de nós, do papel da mídia no jogo internacional do poder, na estratégia adotada pelo capitalismo neoliberal em manter suas conquistas a qualquer preço e subjugar aqueles que não lêem na sua cartilha, essa dúvida deixa de existir quando se analisa friamente os últimos acontecimentos na fronteira entre o Equador e a Colômbia.

Um país conturbado há sessenta anos por uma luta político-militar interna, onde mais de 20 mil insurgentes em armas, FARC e ELN, disputam o poder com os sucessivos governos eleitos pela oligarquia. A Colômbia viu, em poucas horas, cair por terra a máscara de país democrático e legalista. E como sua política é determinada fora de suas fronteiras ou, provavelmente, em algumas embaixadas de Bogotá, deixou a nu a estratégia adotada por todos aqueles que não querem a paz interna no país. Ou, pior ainda, que precisam conflagrar a região, ampliar o conflito, com propósitos diversionistas, desviando a atenção para encobrir aquilo que interessa ao Departamento de Estado norte-americano.

Senão vejamos trecho de um relatório feito ao presidente Bush em 30 de julho de 2001 pelo National Energy Police Report e publicado pelo jornal The Nation: “os EUA necessitam garantir para os próximos anos o fornecimento seguro, estável e barato do petróleo”. O relatório avalia que três regiões no mundo têm que ser consideradas nessa perspectiva: o Golfo Pérsico, a Ásia Central e o Arco Amazônico andino, leia-se Venezuela, Colômbia e Equador.

Há, contudo, um significativo parágrafo na recomendação a Bush: “Caso não se consiga o petróleo por meios diplomáticos, devemos introduzir na matéria o nosso aparato militar”.
-
Golfo Pérsico, Irã e Iraque; Ásia Central, Afeganistão. Aqui, como se sabe, falharam os “meios diplomáticos”. O Arco Amazônico andino, contudo, está localizado no “quintal”, o que não deveria causar maiores embaraços, mas surgiram aqui dois empecilhos: o primeiro, Hugo Chávez, e mais recentemente Rafael Correa. O tradicional golpe de estado foi tentado contra Chávez em 2002, mas também não deu certo.

Idéias de soberania, independência, mercados comuns e construção de alternativas energéticas vão ganhando força entre países como Argentina, Brasil, Venezuela, Bolívia, Equador, Nicarágua, Cuba. Cria-se a Telesur, a ALBA (Alternativa Bolivariana para as Américas) em oposição à falecida ALCA, o Banco do Sul, a Petrocaribe, onde países pobres caribenhos podem comprar petróleo da Venezuela a preço mais barato. Um pouco de solidariedade invade os números frios do comércio feito de trocas que só beneficia um dos lados, o mais rico.

Preocupado com os conflitos militares no Iraque e no Afeganistão, com as ameaças ao Irã, com a manutenção de Israel como Estado polícia no Oriente Médio, os Estados Unidos da América perceberam que, a rigor, contam apenas com um governo totalmente submisso na América do Sul: a Colômbia. E talvez já não contem, aqui no seu antigo quintal, só com os “meios diplomáticos” para conseguir o seu petróleo seguro e barato.

Como explicar para o mundo que a invasão do território do Equador pelas Forças Armadas da Colômbia, a que se pretendeu dar um caráter de surpresa, era uma ação preventiva de defesa do território colombiano? E apresentar rapidamente como prova alguns documentos “recuperados” do laptop de um líder guerrilheiro, onde se inferia que 300 milhões de dólares foram dados por Hugo Chávez às FARC, que os guerrilheiros iriam comprar 50 quilos de urânio, que Rafael Correa e Chávez tinham acordos secretos com as FARC, um vídeo onde um soldado, em plano muito fechado, conta dólares supostamente encontrados no acampamento guerrilheiro. Afinal, tudo isso justificaria a ação em território equatoriano. E era preciso que o mundo repercutisse toda a montagem da farsa rapidamente. Rádio, televisão, jornais, internet deveriam espalhar o mais rapidamente possível para as principais capitais européias e para os países da América Latina, em particular, que a Colômbia agiu contra terroristas que até urânio já queriam comprar... (Alguém aí se lembra das armas de destruição em massa de Sadam Hussein?). A mídia foi acionada como arma de guerra, como tem sido usual nos últimos tempos. E com tal violência e precisão que confunde a cabeça de muitos de nós... e chegamos a duvidar das nossas próprias convicções.

Mas em dúvida, sempre podemos nos perguntar:

De onde partiram os aviões e helicópteros que participaram da invasão do território equatoriano e que, pela posição dos disparos, vieram do próprio território do Equador? Seriam da base norte-americana de Manta, cujo contrato não será renovado por Rafael Correa no final de 2008?

Quem dispõe de sofisticada tecnologia de satélites para identificar eventuais telefonemas dados pelo líder guerrilheiro Raul Reyes?

O que foi fazer em Bogotá, dois dias antes do bombardeio ao acampamento guerrilheiro, o contra-almirante Joseph Nimmich, comandante da Força Tarefa do Sul dos EUA?

Onde estaria localizado o laboratório das FARC para enriquecimento de urânio nas selvas colombianas?

Os 300 milhões de dólares que Chávez entregou às FARC teriam sido em cheque ou escondidos em caixas de uísque?

Por quê a imprensa não deu o devido destaque à declaração de um dos últimos reféns soltos pelas FARC, em fevereiro, de que Ingrid Bettencourt, uma vez libertada, se candidataria à presidência da Colômbia?

Teriam Uribe e o Departamento de Estado norte-americano interesse na libertação de Ingrid Bettencourt?

É preciso ter paciência diante de tanta mentira e farsa. Recomenda-se a leitura do livro O Senhor das Sombras, de Joseph Contreras, sobre Álvaro Uribe.
-
*Izaias Almada é autor, entre outros, do livro 'Venezuela Povo e Forças Armadas', Editora Caros Amigos.

Diversidade Sexual Será Tema de Conferência Territorial


Prefeitura Municipal de Jequié em parceria com a Secretaria Estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, conforme Decreto Governamental de nº. 10.910/2008, realizará no dia 12 de abril, no Auditório Wally Salomão, na UESB, a I Conferência Territorial dos Direitos aos Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais, tendo como tema “O Caminho para Garantir a Cidadania de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais”, onde serão eleitos delegados para a Conferência Estadual. A coordenação local está sob a direção da Vice-Prefeita Rita Rodrigues e conta com a participação das Secretarias Municipais, Câmara de Vereadores, universidades e a sociedade civil organizada.
-
A I Conferência Estadual dos Direitos aos Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais ocorrerá nos dias 24, 25 e 26 de abril deste ano, no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador. Já a I Conferência Nacional será realizada em Brasília, no período de 6 a 8 de junho de 2008.
-
Por Secom / Prefeitura Municipal de Jequié-BA

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Comissão anuncia Programação do São João 2008 de Jequié-BA


A comissão nomeada pelo prefeito Reinaldo Pinheiro para os preparativos do São João de Jequié em 2008, composta por Wilson Novaes Junior (Presidente), Hildebrando Fernandes de Souza Almeida (Vice-Presidente), Joselita Neri (Supervisão Geral), Benedito Freire Sena, Hélio do Carmo, Luciano dos Santos, Antonio Silva Novaes e Wenceslau Brás Nogueira Junior (Membros), anuncia programação:
-
Praça da Bandeira - 20 a 24 de Junho

20/06 (sexta-feira) – Edgar Mão Branca

21/06 (sábado) – Mastruz com Leite

22/06 (domingo) – Aviões do Forró

23/06 (segunda-feira) – Lordão e Forró Miúdo

24/06 (terça-feira) – Luiz Caldas e Mulheres Perdidas
-
Além dos artistas principais, todas as noites estarão se apresentando na Praça da Bandeira duas atrações locais e regionais. Teremos ainda, muito forró pé de Serra nos Distritos e a Tradicional Vila Junina que acontece de 14 a 24 de junho, na área do Mercado das Artes (Antigo Mercado Municipal), na Praça da Bandeira, com apresentações de quadrilhas, brincadeiras juninas, exposição de artesanato regional e a saborosa culinária junina.
-
Forrós Alternativos:

20/06 – Forró Pra Começar: Pagodart, Latitude 10 e Máquina Turbinada 3, no Jequié Tênis Clube.

21/06 – Forró Namoral: Luiz Caldas, Estaka Zero, Mulheres Perdidas e Alexandre Peixe, no Jequié Tênis Clube.

22/06 – Forró da Margarida: Cavaleiros do Forró, Saia Rodada, Mastruz com Leite e Cangaia de Jegue, no Parque de Exposições Luiz Braga.

23/06 – Forró do Budega: Lordão e Lê Kum Crê, no Jequié Tênis Clube.
-
Por Secom/PMJ